(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Campo Grande/ MS – A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Mato Grosso do Sul realizou de 8 a 10 de agosto, o 1º Encontro Estadual de Alinhamento Estratégico. O evento, reuniu servidores, colaboradores e coordenadores de todos os núcleos municipais, em uma iniciativa inovadora visando fortalecer a reforma agrária no estado.

A iniciativa foi realizada no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e contou com a presença de representantes de 37 municípios com mais de 150 inscrições, reafirmando o compromisso com a causa e a importância do diálogo colaborativo.

O superintendente do Incra/MS, Paulinho Roberto, ressaltou a importância dessa nova abordagem para o Instituto, destacando que esses encontros serão uma constante no novo modelo adotado. “Neste primeiro encontro, temas cruciais como titulação, CCUs, georeferenciamento e regularização foram minuciosamente discutidos. Esta capacitação inaugura uma troca de conhecimento que serve como base para um trabalho verdadeiramente democrático”, enfatizou.

A gestão pioneira do Incra/MS deixa evidente seu compromisso com a humanização e o respeito a todos os envolvidos no projeto de reforma agrária. Além disso, a modernização dos mecanismos de articulação e interação com órgãos e movimentos é uma marca indelével desse novo capítulo.

O evento contou com a participação da Coordenadora-Geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Nunes, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brum, o deputado estadual, Zeca do PT, entre outras autoridades.

Marina Nunes destacou a importância desse momento para a agricultura familiar do país e ressaltou que mulheres e jovens receberão atenção especial nas linhas de crédito entre elas, o Plano Safra.

Consciente do atual cenário de reestruturação, a equipe do Incra/MS está comprometida em buscar novas fontes de financiamento e oportunidades para os assentados. A regularização fundiária, o incentivo e o fomento emergem como diretrizes e metas urgentes de atuação, conforme enfatizado por Paulinho Roberto.

Este encontro sinaliza um novo horizonte para a reforma agrária em Mato Grosso do Sul, respaldado por um compromisso incansável com a justiça social e o desenvolvimento sustentável. A dedicação à construção de uma sociedade mais equitativa e próspera é o norte que guia cada passo dado pela equipe do Incra/MS.