(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

O II SIGEE – Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa será um momento de oportunidade para que produtores rurais, especialistas, estudantes e trabalhadores do setor possam  conhecer pesquisas e avaliações sobre o tema. Um exemplo é que uma das palestras será ministrada durante o evento, pelo pesquisador da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Giampaolo Queiroz Pellegrino, com o tema: ‘Mitigação e adaptação às mudanças do clima: contribuição da pesquisa agropecuária brasileira”.

O II SIGEE acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS, entre os dias 07 e 09 de junho. O simpósio é promovido pelo Sistema Famasul e pela Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A finalidade do simpósio é compartilhar novos conhecimentos sobre a dinâmica de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira.

Durante a ocasião, Pellegrino apresentará as pesquisas da instituição sobre as mudanças climáticas. “Mostraremos os resultados de alguns trabalhos vinculados à pecuária de corte e a emissão de gases de efeito estufa”, relaciona o pesquisador que reforça que o principal efeito do estudo da Embrapa é a transferência de pesquisa/tecnologia em política pública.

O pesquisador cita que o setor produtivo é referência no assunto sustentabilidade, devido às ações adotadas pelos produtores nas últimas décadas. “São métodos mitigadores ou adaptativos aplicados no campo, como: recuperação de pastagens degradas, inclusão de material orgânico no solo, plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, aumento da área florestal, manejo adequado de dejetos da pecuário e sistemas de integração”, enumera Pellegrino.

Na avaliação do pesquisador, ainda existe uma lacuna para que a ciência desenvolvida nos laboratórios chegue até o campo. “Não é o agricultor, o pecuarista, que tem que bancar isso, é preciso política pública de recurso à capacitação”, reforça.

Simpósio

O II Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (II SIGEE) é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Sistema Famasul, com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi e Reflore MS.

O evento tem ainda o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Rede ILPF, Unipasto, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Sistema OCB/MS, Fiems, Instituto Senai, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e WRI Brasil.

 

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ana Brito