(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
A programação da edição 2016 da Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi divulgada na sexta-feira, 20. O evento será realizado em nove campi da instituição entre os dias 30 de maio de 4 de junho.
As atividades por campus estão disponíveis na página da Semana, no endereço www.ifms.edu.br/meioambiente. Algumas são abertas ao público externo.
A Semana é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que pela primeira vez lançou edital para apoio à realização do evento nos campi.
Cada campus contemplado receberá auxílio financeiro de até R$ 5 mil para o custeio das atividades previstas.
Ao todo, foram disponibilizados R$ 50 mil do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).
A sexta edição da Semana do Meio Ambiente do Instituto tem como tema “IFMS e Comunidade: desafios e práticas para proteção ambiental”. O evento é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Confira as atividades previstas para cada município:
Aquidauana – Além de palestras sobre os mais variados temas, serão oferecidos minicursos e oficinas para reaproveitamento de caixotes, fabricação de sabão caseiro e confecção de armadilha para mosquitos com garrafas PET, entre outros.
Terá ainda trekking ecológico, gincana e ações ambientais no Morro Pimentel (caça ao tesouro e rapel) e no Rio Aquidauana (competição de descida do rio a remo e trilha ecológica).
O evento será aberto no dia 30 de maio, com uma palestra sobre a produção de resíduos no município. Será a partir das 19h, na Praça Nossa Senhora Conceição, 85.
Campo Grande – A programação prevê visitas técnicas ao Projeto Arara Azul, ao Centro de Educação Ambiental do Imbirussú, à Agência do Futuro Acadêmico da UCDB, à Estação de Tratamento da Águas Guariroba Los Angeles e ao Projeto Florestinha.
Além de palestras, também estão previstas oficinas de fabricação de móveis com garrafas PET, reciclagem de instrumentos musicais e aplicações para dança, corpo e natureza.
A abertura do evento será no dia 30, a partir das 10h20, na quadra do campus com apresentações do Coral do IFMS, do grupo de dança e uma peça teatral. A sede provisória da unidade fica na Rua Treze de Maio, 3.072.
Corumbá – As atividades terão início no dia 2 de junho. Visitas técnicas, roda conversa, palestras, oficinas e minicursos nas áreas de metalurgia e fotografia estão previstos na programação da Semana no município.
Os destaques são a gincana educativa para a arrecadação de agasalhos, a caminhada ecológica com distribuição de mudas de crotalária (para combate ao mosquito Aedes aegypti) e a sala de aula flutuante, além de uma visita técnica ao Pantanal orientada pela Polícia Militar Ambiental.
A cerimônia de abertura do evento será na sede provisória do campus – Rua Delamare, 1.557, Bairro Dom Bosco – com apresentações culturais dos estudantes.
Coxim – Será oferecida uma série de palestras e minicursos. A relação dos metais com o meio ambiente e a inserção de insetos na alimentação humana estão entre os temas a serem abordados.
A programação prevê ainda distribuição e plantação de mudas, observação noturna e uma caminhada ecológica no encerramento do evento.
A abertura oficial será às 19h do dia 1º de junho, com mesa redonda e palestras sobre a temática central da Semana. Será no auditório do Campus Coxim, na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza.
Dourados – No município, a Semana do Meio Ambiente terá início no dia 1º de junho. As oficinas que serão oferecidas irão tratar de temas como horta agroecológica, o artesanato estimulando a prática sustentável e stencil, uma técnica de pintura em moldes pré-definidos.
Também estão previstos trekking educacional, caminhada que busca despertar o interesse em práticas esportivas e de lazer em ambientes preservados, e distribuição de mudas.
A abertura do evento será no campus, na Rua Filinto Muller, 1.790, Jardim Canaã I.
Jardim – A programação inclui uma visita técnica à Estação de Tratamento de Efluentes de Bonito, município vizinho mundialmente conhecido pelas belezas naturais, e uma palestra sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.
A previsão é que seja feito ainda o plantio de mudas de Ipê na sede definitiva do Campus Jardim, que está sendo construída na BR-060, Fazenda Jardim de São Francisco.
O evento será aberto no dia 31 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Oswaldo Monteiro.
Naviraí – A data do evento foi redefinida por conta da suspensão das atividades de ensino no município como forma de prevenção à gripe H1N1. A Semana será realizada entre os dias 13 e 18 de junho.
Nova Andradina – A Semana do Meio Ambiente será aberta no dia 2 de junho, às 19h30, na Câmara Municipal.
Nas palestras previstas na programação serão abordados temas como conservação de solos, energia solar a recuperação de pastagens degradadas, entre outros.
Será oferecida ainda uma série de oficinas. Os interessados poderão aprender por exemplo a produzir bonsai, fazer jardinagem vertical e criar foguetes com garrafas PET.
Ponta Porã – Na série de minicursos que será oferecida, serão abordados temas como o uso de iscas artificiais na pesca esportiva, reaproveitamento de restos alimentares e a construção de instrumentos musicais e móveis com materiais recicláveis, entre outros.
Palestras sobre diversos temas, um passeio de caiaque no lago do campus e a prática do trekking também estão previstos.
O evento será aberto no dia 2 de junho, no auditório do IFMS, às 7h30. O campus fica na Rodovia BR-463, km 14, s/nº.
Três Lagoas – Entre as oficinas que serão oferecidas durante a Semana no município estão a de reaproveitamento de lixo eletrônico e a de reciclagem de papel para fabricação de sacolas. Os participantes poderão ainda assistir palestras e conferir trabalhos de estudantes do IFMS na área de desenvolvimento socioambiental.
Será feita ainda a simulação de uma audiência pública. Estudantes vão apresentar diversas formas de geração de energia elétrica demonstrando impactos, soluções mitigadoras e benefícios. Professores vão representar autoridades, que optarão pela melhor proposta.
A abertura do evento será no dia 1º de junho, no auditório do IFMS, na Rua Antônio Estevão Leal, 790 – Jardim das Paineiras. A cerimônia será realizada nos três turnos – 9h30, 15h30 e 19h – para que todos os estudantes possam participar.
Ascom/IFMS
Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Leia  Do garoto vendedor de cocada ao empresário de sucesso