(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Nova sala promove segurança na administração dos medicamentos aos pacientes; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de implantar no Pronto-Socorro uma sala de medicação especial para as crianças. O novo espaço promove ambiente lúdico para os pequenos receberem a medicação e previne erros na administração de medicamentos, priorizando o bem-estar e segurança dos pacientes. A unidade hospitalar é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“A implantação da sala de medicação infantil é mais uma medida que tomamos buscando promover a segurança e um ambiente humanizado aos pacientes. O Hospital Regional de Ponta Porã faz parte do Projeto Paciente Seguro, nesta sala as crianças recebem a medicação separada dos adultos, o que previne erros na administração dos medicamentos e proporciona mais conforto”, afirmou o diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja.
A estudante Natiele Maia, mãe de Otavio Henrique, com 9 meses, elogiou a iniciativa. “A nova sala ficou ideal para as crianças, antes elas tomavam soro junto aos adultos. Esse novo ambiente ficou mais humanizado e seguro para as crianças”, disse. O operador de máquinas Marcelo Antunes, pai de Otávio, também aprovou. “Ficou ótimo o ambiente, é mais tranquilo, as crianças ficam mais confortáveis ao estarem perto de outras crianças e se distraem com os brinquedos”, disse.
Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos três hospitais do Mato Grosso do Sul participante do projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Uma das medidas do programa é promover ações para a implantação de práticas seguras. Com isso, a nova sala de medicação promove ainda mais segurança para as crianças atendidas pela unidade.
O hospital atende mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados às Clínicas Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em média, 130 pacientes passam, por dia, no Pronto-Socorro, que oferece atendimento de baixa e média complexidade em regime de livre demanda ou referenciada.
Leia  Ação de Vander garante R$ 89,5 milhões do Novo PAC para 37 novas UBS em MS