(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

IMG_5944Acompanhado dos diretores e conselheiros da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), o presidente, Ricardo Ayache, visitou nesta quarta-feira (03), a obra do Hospital Cassems de Campo Grande.

Modernidade, inovação e vanguarda são sinônimos que traduzem a obra do Hospital Cassems de Campo Grande, que, mesmo na etapa inicial, já demonstra grande expressão arquitetônica.

A obra, que terá área total construída de 13.245 m2,já passou pela etapa de fundação profunda, rasa e, agora, finaliza a fase de estruturação metálica. Passo a passo, o sonho do servidor público de Mato Grosso do Sul está se concretizando.

Este será o primeiro prédio de Campo Grande com estrutura metálica. De acordo com o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, o grande benefício desta escolha é o tempo de execução da obra, redução do impacto ambiental (obra “limpa” e com poucos resíduos gerados) e redução no quadro de funcionários, utilizando mão de obra especializada.

“Na construção em estrutura metálica pode-se ter redução de até 40% no tempo da obra quando comparado aos processos convencionais, já que a fabricação da estrutura é feita em paralelo às fundações, permitindo o trabalho em diversas frentes de serviços simultaneamente”, explica Ayache. Ainda, segundo Ayache, a estrutura tem prazo de montagem de quatro meses e um mês para ajustes (solda e nivelamento).

Para o vice-presidente da Caixa dos Servidores, Ademir Cerri, este método de construção garante a precisão de medidas, com isso, evitando-se assim desperdícios. “O tempo economizado permite a redução de custos para a nossa Caixa. A construção deste hospital tem sido, para todos nós, um desafio apaixotante”, pontuou.

A laje dessa estrutura é em Steel Deck,composta por uma telha de aço e uma camada de concreto. O aço é utilizado no formato de uma telha trapezoidal que serve como fôrma para o concreto e como armadura positiva para as cargas de serviço.

A próxima etapa, prevista para iniciar ainda este ano, será feito o fechamento externo do hospital, que será em painel de vidro e ACM,que é um tipo de revestimento em alumínio de alta resistência. “A vantagem de utilizar este material é de extrema rigidez, leveza, acabamento perfeito, facilidade na limpeza e conservação”, explicou o presidente, salientando que o material também garante proteção contra as frequentes mudanças climáticas.

A presidente do Conselho Fiscal da Cassems, Maria das Graças Freitas, conta que antes da escolha deste método de construção, foi realizada uma visita técnica para conhecer melhor o método e os fabricantes. “Concluímos que era a melhor opção. Além de econômico, é um processo rápido e seguro. Como conselheira, tenho certeza que fizemos a escolha certa. Como servidora, é satisfatório saber que fazemos parte da construção deste sonho, que é melhorar ainda mais a qualidade da assistência à saúde dos nossos beneficiários”, destacou.

O fechamento interno do hospital será todo em divisória Drywall, ue é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais, por paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. “Isso minimiza o prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Os únicos locais que serão utilizados fechamento em alvenaria serão as escadas e os elevadores”, disse.

O valor total deste investimento é de R$ 60,4 milhões, sendo que R$ 39,5 milhões são oriundos do convênio do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO). Com a conclusão de todas as etapas da obra, prevista para 2016, o hospital da Cassems será referência no Estado, vai realizar procedimentos de alta complexidade e terá capacidade para atender em torno de mil pacientes por dia, entre a realização de exames, consultas e pronto atendimento adulto e infantil. Serão 107 leitos de internação, centros cirúrgicos, de diagnósticos e de quimioterapia, UTI para adulto e neonatal. A unidade terá área total construída de 13.245 m2 com funcionamento 24 horas e será capaz de dar todo o suporte necessário para os seus beneficiários.

Ayache contou que a Rede Própria é algo que a Cassems sempre almejou. “Começamos a construir nossa rede de atendimento próprio ainda em 2004, com a inauguração do Hospital de Dourados. Dessa forma, o hospital terá grande importância para o sistema de saúde de Campo”, finalizou.

Fonte: Ariane Martins- Ascom Cassems