(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
BSB MECApós Governo Municipal doar mais de seis hectares à UFMS, campus de Nova Andradina está estruturado para receber novos cursos superiores

O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, reforçou nesta semana, em audiência com o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, as articulações para a implantação de duas novas graduações (Engenharia Civil e Engenharia de Produção) no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no município sul-mato-grossense.

A reunião foi viabilizada pelo senador Waldemir Moka e também contou com as presenças da reitora da UFMS, Célia Maria, e do secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias. “Foi uma reunião muito positiva. Nossos esforços agora estão concentrados para que a proposta mínima de investimentos seja aprovada”, afirmou o prefeito de Nova Andradina.

De acordo com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com a aprovação da proposta, a expectativa é de que o campus receba as primeiras turmas já no primeiro semestre de 2016. “Uma nova reunião com o Ministério da Educação já está prevista para que o cronograma de desembolsos de recursos seja apresentado”, destacou Célia Maria.

O senador Waldemir Moka complementou que a criação das novas graduações na UFMS de Nova Andradina irá contemplar ainda os acadêmicos das regiões do Bolsão e Conesul. “São regiões de grande importância para a economia do nosso Estado e que merecem ser servidas por esses cursos, mas dependemos do sinal verde do Ministério da Educação”, pontuou o parlamentar.

Unidade estruturada

Durante o encontro, o ministro interino da Educação também foi comunicado pelos representantes sobre a estruturação do campus para receber os novos cursos superiores que, inclusive, já possuem espaços próprios em blocos recém-construídos. Atualmente, a unidade de Nova Andradina também comporta graduações em História, Gestão Financeira e Administração.

“Depois de viabilizarmos o campus da UFMS em Nova Andradina em nosso segundo mandato, com o apoio da nossa bancada federal à época, já no começo de 2013, iniciamos as tratativas para que pudéssemos, neste novo momento, destinar outros 6,35 hectares para a UFMS prosseguir com sua política de expansão e trazer novos cursos superiores para o interior”, emendou Roberto Hashioka.

Tecnologia e Inovação

A iniciativa, ainda de acordo com o prefeito, vem para fortalecer a implantação do Polo de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina. “São novos acadêmicos, novos professores e novos pesquisadores que irão contribuir significativamente para a efetivação e para o crescimento do nosso parque tecnológico”, salientou o chefe do Executivo municipal.

“O momento é de agregar parcerias, a exemplo das que possuímos com a UFMS, IFMS, UEMS, com as instituições particulares de ensino superior, Fiems, Fecomércio, Câmara Municipal, Fundect, Governo do Estado e também com o senador Waldemir Moka, que tem tido uma participação fundamental em todo este processo”, concluiu o prefeito de Nova Andradina.

Fonte: Marcos Daniel Santi