(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Inauguração Chefe do Executivo de Nova Andradina também assinou termos de cessão de uso e de cooperação com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul 
O prefeito Roberto Hashioka inaugurou nesta quarta-feira (8), no Dia Nacional do Pesquisador, a sede da Fundação Instituto Tecnologia e Inovação de Nova Andradina e da Finova Incubadora e Aceleradora de Empresas. As unidades estão localizadas na Rua Milton Modesto, n°. 973, Bairro Centro, e no Distrito Industrial José Marques, respectivamente.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal e o diretor-presidente da Finova, Fábio Maurício Selhorst, também assinaram os termos de cessão real de uso da Incubadora e Aceleradora de Empresas e de cooperação entre a Fundação Instituto Tecnologia e Inovação de Nova Andradina e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no ato representado pelo assistente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Emerson Corazza.
“Esse é mais um momento que entra para a história de Nova Andradina, pois se trata da efetivação de um importante trabalho que contou com a participação efetiva de relevantes parceiros, entre eles o IFMS, a UEMS, a UFMS, a Uniesp e a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de São Paulo [Fundace/USP]”, sintetizou o prefeito Roberto Hashioka.
A iniciativa conta ainda com a adesão do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
InvestimentoA solenidade desta quarta-feira contou com a presença do presidente da Câmara, Cido Pantanal, vereadores Ricardo Lima, Zé Bugre, Valter Yasunaka e Valmirá do Pax, além do gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Gilberto Evidio, diretor do IFMS Nova Andradina, Marcio Lustosa, diretor da Uniesp Nova Andradina, Henrique Barros, e professor Paulo César Schotten, representante da UFMS.
Criada por lei municipal e sancionada em setembro do ano passado pelo prefeito Roberto Hashioka, a Finova tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional através de projetos voltados à ciência, tecnologia e inovação, além de estimular a geração de emprego e renda por meio de programas de cooperação desenvolvidos pelas instituições participantes.
Também estiveram presentes na cerimônia o gerente da UEMS Nova Andradina, Sonner Arfux, diretora Científica da Fundect, Marilda Bruno, vice-presidente da Fiems, Sidney Camacho, e o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Auro Akio Otsubo.
Além de representantes do Conselho Curador e Fiscal da Finova, o ato contou com a participação dos secretários Renato Pires (Planejamento e Controle), Márcio Costa (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), Arion Aislan (Finanças e Gestão), Umberto Canesque (Serviços Públicos), Jozeli Chulli (Cidadania e Assistência Social) e Nair Aparecida Lorencini Russo (Educação, Cultura e Esporte).
Edital de Seleção
Durante a solenidade, o prefeito de Nova Andradina e a diretoria da Fundação Instituto Tecnologia e Inovação confirmaram, para agosto deste ano, a abertura do primeiro edital para inscrições de candidatos a ingresso na Finova Incubadora de Empresas de Base Tecnológica.
“Os empreendimentos selecionados por meio do edital poderão ingressar no Programa de Incubação da Incubadora de Empresas Finova nas modalidades de Pré-Incubação ou de Incubação”, complementou o secretário municipal Renato Pires, que também exerce função na diretoria executiva da Fundação.
A Pré-Incubação se refere à fase em que é elaborado Plano de Negócios de Incubação. Enquadram-se na modalidade as propostas em fase de definição do modelo de negócio, desenvolvimento do plano estratégico e de negócios, finalização do protótipo do produto e de desenvolvimento do comportamento empreendedor.
A iniciativa selecionada para a etapa de Pré-Incubação utilizará um espaço físico compartilhado com outros empreendimentos na Incubadora de Empresas da Fundação Instituto Tecnologia e Inovação de Nova Andradina.
Inauguração Já a fase de Incubação está inserida no processo o qual o interessado se instala fisicamente na Incubadora, em módulos individuais, para o desenvolvimento do negócio proposto, por meio de um plano de negócios. Nesta modalidade, o produto ou o serviço deve estar pronto para comercialização.
Compõem esta fase os empreendimentos em busca de níveis de maturidade gerenciado (processo gerenciado, planejado, monitorado e controlado. Satisfaz requisitos definidos de qualidade, prazo e custos) e estabelecido (processo estabelecido, executado e gerenciado com adaptação de um processo padrão definido, eficaz e eficiente).
Conforme o edital, o apoio a ser disponibilizado pela incubadora dependerá da modalidade em que o empreendimento seja selecionado para participar do sistema de incubação. As propostas para o ingresso no programa poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo.
Como público-alvo, a proposta busca atingir alunos de graduação, pós-graduação e diplomados de instituições de ensino público e privado, professores e pesquisadores das instituições de ensino público e privado de Nova Andradina e empreendedores de empresas de base tecnológica e inovação.
Para realizar a inscrição, os candidatos deverão entregar na sede da Finova todos os documentos solicitados no edital, que deverá estar disponibilizado na primeira semana de agosto no site da Prefeitura de Nova Andradina.
Reportagem – Marcos Daniel Santi – Fotos: Thiago Odeque/PMNA