(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 18 de Maio de 2024

Secretaria de Assistência Social de Bela Vista está dando ajuda humanitária com abrigo e alimentação

Moradores da cidade de Medellín, na Colômbia, estão abrigados em Bela Vista, a 322 km de Campo Grande, pelo menos desde o dia 9 de junho deste ano, um dia depois de assistirem, em Assunção, no Paraguai, partida do time colombiano Atlético Nacional. São 23 pessoas que alegam que foram abandonados pelo motorista de ônibus que os levou até a capital paraguaia.

A Secretaria de Assistência Social de Bela Vista emitiu nota confirmando a situação, contando que eles procuraram o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em busca de auxílio para voltarem para a Colômbia. A nota do município afirma que “no entanto, devido à ausência de documentação adequada, não foi possível viabilizar a solicitação de passagens”.

Assim, desde o dia 9, a secretaria está “providenciando abrigo e alimentação temporária para esses indivíduos, enquanto buscamos soluções para a sua situação migratória. Estamos em contato com o consulado colombiano para avaliar as melhores opções de apoio e assistência”.

Desde semana passada, circula nas redes sociais mensagem que reclama da presença dos estrangeiros na cidade, e eles são até acusados de furtos. “Há dias um grupo de jovens estrangeiros colombianos, sendo homens e mulheres, estão em nossa cidade pedindo dinheiro nas portas dos comércios, intimidando clientes, fumando maconha nas calçadas e furtando produtos de mercados e lojas de roupas”, cita a mensagem.

O “recado” entre moradores bela-vistenses continua, dizendo que os furtos ocorreriam “sempre que os vendedores ou comerciantes ficam distraídos atendendo um deles e os outros agem. Tá difícil essa situação, pois moramos em uma cidade tranquila, onde todos se conhecem. A polícia já foi informada desses casos. Repassem essa mensagem para que todos possam ficar em alerta e de olho nessas pessoas”, finaliza.

Leia  Bela Vista: Prefeitura e Conselho querem ouvir classe cultural

A nota da Secretaria de Assistência Social assegura que o município está empenhado em resolver a questão, “respeitando as obrigações legais e garantindo o bem-estar de todos os envolvidos” e que o retorno do grupo à Colômbia está sendo encaminhado “em conjunto com as autoridades competentes e organismos internacionais para encontrar a melhor solução para a situação migratória desses indivíduos e garantir o seu retorno ao seu país de origem de forma segura e legal”.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS