(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Bonito (MS) – Em continuidade das ações articuladas pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em parceria com o município de Bonito, a Comunidade Negra Quilombola Águas do Miranda, localizada na extremidade nordeste do município, distante a 300 quilômetros de Campo Grande, margeando o rio que dá nome ao lugar, recebeu técnicos da Agraer para execução do georreferenciamento de seus novos lotes. A comunidade será deslocada para a nova área devido a enchentes do rio Miranda, que afeta a comunidade há anos.

“Estamos batalhando por isso há anos e agora com a execução do georreferenciamento pelo Governo do Estado poderemos adentrar com segurança em nossa nova área, nos livrando das enchentes e aproximando ainda mais nossa comunidade”, comemorou o líder da associação, professor Valdecir Amorim. A nova área, doada pelo poder executivo de Bonito, conta com 14,5 hectares e abrigará aproximadamente 60 remanescentes de quilombo, com espaço reservado para uso comum e igreja.

SONY DSC
Subsecretário Carlos Versoza buscará mais parceria para a comunidade

O titular da Subpirc – pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)-, Carlos Versoza, que acompanhou de perto as ações, destacou que a articulação entre as esferas de governo possibilitará ainda mais melhorias para a comunidade. “Fomos prontamente atendidos pela Agraer nesse pedido para o georreferenciamento da área e ainda vamos buscar parcerias com outros órgãos da esfera estadual buscando moradias para eles nesses novos lotes e parcerias também na esfera federal”, pontuou.

SONY DSC
Serviço executado pelo Governo do Estado é passo fundamental para ocupação da área

O serviço de mapeamento da área está sendo executado pelos engenheiros da Agraer, Flávio Pereira e Claudio Nunes, ambos da Gerência de Regularização Fundiária. De acordo com os técnicos é necessária a conferência exata da localização para que a divisão da área e a posterior demarcação dos terrenos seja correta. O relatório final do serviço será encaminhado ao munícipio de Bonito que procederá a ocupação pelas famílias.

Leia  Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Quilombolas de Águas do Miranda

Representada pelo griot – indivíduo que tem o compromisso de preservar e transmitir histórias, fatos históricos e os conhecimentos e as canções de um povo – Amaurílio Modesto, 77 anos, conta que a comunidade surgiu em meados da década de 1950, quando ele veio da Bahia para trabalhar em fazendas do Estado.

Mais tarde também vieram família de Alagoas e Minas Gerais que integraram comunidade, se instalando no local e também em Anastácio e Nioaque. Hoje basicamente as famílias da região sobrevivem da venda do pescado e da agricultura familiar.

Texto e fotos: Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast.