(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Lirio, da Iagro, em recente ação de recolhimento de embalagens

Além do recolhimento de embalagens de agrotóxicos, no próximo dia 18, serão promovidas ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente nas unidades da Inpev e nas escolas

No dia 18 de agosto acontecerá uma grande mobilização nacional, sob o comando do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para a realização do trabalho de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos tríplices lavadas.

Em Mato Grosso do Sul a ação acontece em oito municípios (Campo Grande, Maracaju, Chapadão do Sul, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste), contando com a parceria do Governo do Estado por meio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Em todo País haverá o envolvimento de 22 Estados com centenas de postos de coletas.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Lirio Haas, fiscal Estadual Agropecuário do Núcleo de Agrotóxicos da Iagro – que é coordenado pela Engenheira Agrônoma Marina Lange Rubin – em 2005 foram devolvidas em Mato Grosso do Sul 666 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos (EVA´s).

A partir do ano de 2006, quando a responsabilidade da fiscalização passou a ser da Iagro, foram devolvidas 1,115 toneladas, perfazendo um acréscimo de 263% entre o ano de 2006 e 2014, quando foram devolvidas 2,933 toneladas.

O crescimento do número de embalagens vazias retiradas do meio ambiente é fruto, segundo Lirio, de um trabalho estratégico realizado pela agência em conjunto com o Inpev, nas regiões produtoras do Estado. Somente no primeiro semestre deste ano já foram devolvidas 715 toneladas. “Essa ação, além de recolher as embalagens, evitando a contaminação do meio ambiente, também conscientiza as pessoas da importância dessa atitude, motivando-as a mudar suas ações em diversas outras atividades do seu dia a dia, refletindo em benefícios para a sociedade, com um todo”, completou.

O 18 de agosto, escolhido pelo Inpev e pelas centrais de recebimento, que atuam na logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos, como o “Dia Nacional do Campo Limpo”, é marcado pela união de todos os envolvidos no “Sistema Campo Limpo”, (Agências Estaduais de Defesa e Sanidade Agropecuária, empresas do setor de agroquímicos, revendas, cooperativas, etc).

Nesta data, em todo País, são realizados eventos onde as centrais de recebimento de embalagens vazias promovem, nas próprias unidades, nas escolas ou em locais públicos, diversas ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, como apresentações de peças teatrais, palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos.

Em consonância com a ação, boa parte das unidades, realizarão o “Dia de Portas Abertas”, que é quando visitantes tem a oportunidade de conhecer o trabalho que é realizado e ainda participam de atividades educacionais e culturais de incentivo a preservação do meio ambiente.