(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Governo do Estado doa abatedouro para que prefeitura de Bataguassu atenda a agricultura familiar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, formalizou na tarde da segunda-feira (5), a doação de equipamentos para abatedouro, em ato no gabinete do secretário Fernando Lamas, com a presença do prefeito do município de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina.

Os equipamentos, adquiridos em 2006 através de emendas parlamentares e instalados num prédio construído pelaCompanhia Energética de São Paulo (Cesp) – obra compensatória – em Bataguassu, desde então nunca haviam sido colocados em uso.

Doados exclusivamente para utilização no fomento da atividade de agricultores familiares, os equipamentos receberão manutenção e deverão entrar em funcionamento nos próximos meses, podendo abater animais de grande, médio e pequeno porte, como bovinos, ovinos e caprinos.

Associado ao Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale), o município, que é adepto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos (SISBI/SUASA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possuindo seus serviços de inspeção municipal devidamente estruturados e validados, e por isso oferece ao agricultor familiar a possibilidade de comercializar o animal finalizado naquele abatedouro, em todo território nacional.

Com quatro assentamentos rurais em Bataguassu, o prefeito Caravina acredita que a ativação desse abatedouro oferecerá aos agricultores familiares condições de diversificar as atividades de sua propriedade – que hoje em sua maioria se resumem a produção de leite – agregando valor ao seu produto, garantindo o escoamento, e assim melhorando sua renda e consequentemente a qualidade de vida. “Lutamos por anos para que isso fosse possível, e agora, com um olhar de um governo que reconhece a importância da produção, e principalmente do pequeno produtor do Estado, isso se tornou possível”. Completou.

Para o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, o ato simboliza o cumprimento a risca de uma das mais importantes diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado para a secretaria: a concretização de ações voltadas ao atendimento do agricultor familiar. “Tudo que eles precisam é que lhes sejam oferecidas condições para produzir e crescer. E é com este espirito que trabalhamos governo, secretaria e vinculadas (Agraer e Iagro), em total sintonia com os municípios, seus gestores e com os produtores, os verdadeiros protagonistas desta história”, concluiu.

O ato de assinatura do documento, bem como todo o encontro, foi acompanhado pelo secretário adjunto de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves e dois dos advogados da Sepaf.

Kelly Ventorim – Sepaf