(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

A segunda edição do fórum Amarelas Ao Vivo, com o tema “Como as fake newse as redes sociais afetarão as eleições, o Brasil e você”, terá as presenças de dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Luiz Fux, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Gilmar Mendes estão entre os dez entrevistados do evento, uma versão de palco das tradicionais Páginas Amarelas de VEJA. Eles falarão a jornalistas da revista no próximo dia 24 de abril, no Teatro Santander, em São Paulo. Os ingressos estão à venda neste link.

A seis meses da eleição presidencial mais imprevisível no Brasil desde 1989, Fux será entrevistado por Policarpo Júnior, redator-chefe de VEJA, a respeito dos desafios jurídicos no combate às notícias falsas durante a campanha. Sob a gestão do ministro, o TSE criou uma força-tarefa para combater as fake news no pleito deste ano. O grupo é composto por integrantes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Corte eleitoral.

Antecessor de Luiz Fux na presidência do TSE, Gilmar Mendes será entrevistado por André Petry, diretor de redação de VEJA, sobre ser um dos alvos preferenciais das lorotas que brotam e se espalham na internet. Levantamento exclusivo publicado por VEJA em janeiro mostra que o ministro é o quarto maior alvo de notícias falsas no meio político-jurídico — ele só perde, nesta ordem, para o ex-presidente Lula (PT), o presidente Michel Temer (MDB) e o juiz federal Sergio Moro.

A possível contaminação das votações por notícias falsas também será o tema abordado pela colunista Dora Kramer na conversa com Pablo Ortellado, coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo. Com doutorado pela mesma universidade, ele se tornou referência em pesquisas sobre fake news na política brasileira.

Leia  Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes 

Programação

Além das entrevistas de Luix Fux, Gilmar Mendes e Pablo Ortellado, o evento Amarelas ao Vivo abordará diferentes aspectos das notícias falsas e do impacto de redes sociais.

Jaime Durán Barba, estrategista político, será entrevistado por Thais Oyama, redatora-chefe de VEJA, sobre a estratégia digital na vitoriosa campanha do presidente da Argentina, Maurício Macri, em 2015.

O colunista Ricardo Noblat conduzirá a entrevista em que o estrategista político Guillaume Liegey falará sobre como o presidente da França, Emmanuel Macron, venceu as fake news em sua campanha, em 2017.

Bia Granja, criadora do YouPix, conversa com o editor especial Daniel Bergamasco sobre como nascem e se espalham virais na internet brasileira.

O redator-chefe Fábio Altman entrevista o jornalista Ricardo Boechat sobre a relevância do jornalismo profissional em tempos de profusão de boatos e notícias mentirosas.

O publicitário Nizan Guanaes estará frente a frente com Mauricio Lima, titular da coluna Radar, em conversa sobre como proteger marcas e negócios diante do poder fulminante das redes sociais e das notícias falsas que veiculam.

A editora Adriana Dias Lopes conversará com David Uip, secretário de Saúde do Estado de São Paulo, sobre as perigosas e cada vez mais frequentes notícias falsas sobre saúde.

Acioli de Olivo falará ao colunista Augusto Nunes sobre acusações levianas e o suicídio de seu irmão, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, em 2017.

Primeira edição

Diante de um teatro lotado, dez nomes decisivos do país encontraram dez jornalistas de VEJA na primeira edição do Amarelas ao Vivo, em novembro do ano passado.

Assista aqui aos vídeos com as entrevistas.

Fonte: Veja