(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 04 de Maio de 2024

A FUNDAÇÃO DOS ROTARIANOS DO MS – Instituição esta que compõe a família Rotaria, voltada a prestação de serviços humanitários voluntários e gratuitos à comunidade, que ao longo dos anos tem se preocupado com três áreas de enfoque em sua atuação “SAÚDE, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE”, buscando melhorar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense. Preocupada com as consequências devastadoras da violência doméstica em desfavor às mulheres vítimas desta, bem como com a das mulheres mastectomizadas, que perderam suas mamas em decorrência do câncer, tendo tais situações intensificadas pela Covid-19, agravando a ansiedade e a depressão, tidas como doenças do século pelos cientistas. Assim, em razão da vulnerabilidade emocional, física e financeira desses 02 públicos a A FUNDAÇÃO DOS ROTARIANOS DO MS elegeu os mesmos para assisti-los pelo projeto “SAÚDE EMOCIONAL – CONECTAR PARA ACOLHER”.

Em razão dos efeitos psicológicos causados por vivenciar situações de violência ou pelo trauma de fazer uma cirurgia de mastectomia, o acompanhamento psicológico é indicado. Porém, por questões econômicas, nem todas as mulheres têm acesso ou podem arcar com os custos do tratamento psicológico, como é o caso de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Logo, oferecer atendimento psicoterapêutico de forma gratuita é uma maneira de contribuir para que mulheres cuidem de si e de sua saúde emocional.

Diante das oportunidades de parcerias entre as instituições que estão preocupadas com a responsabilidade social, bem-estar e saúde emocional de grupos que estão em situação de vulnerabilidades, nasce um Convênio entre a Fundação dos Rotarianos de Mato Grosso do Sul e a Universidade Unigran Capital (Curso de Psicologia). A proposta de um programa continuado de apoio psicológico as demandas que a Fundação dos Rotarianos de Mato Grosso do Sul atende via parcerias com a Casa da Amizade de Campo Grande – MS, Casa da Mulher Brasileira, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande – MS, Rotary Clubs de Campo Grande – MS com apoio do Conselho Regional de Psicologia – CRP14 visam oferecer um apoio psicológico as mulheres mastectomizadas e em situação de violência doméstica, além de um grupo de estudos com as acadêmicas e supervisoras do Curso de Psicologia da Universidade Unigran Capital.

Leia  Feira Cooperar 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA foi sucesso na fronteira

O projeto visa oferecer apoio psicológico para a promoção da saúde emocional em casos de mulheres mastectomizadas e em situação de violência doméstica, pois receber o diagnóstico de câncer de mama quanto vivenciar situações de violência doméstica e familiar gera grande repercussão no estado emocional, psicológico, físico e social das mulheres. Como efeito psicológico e emocional, pode-se experienciar medo, raiva, angústia, sofrimento, ansiedade, vergonha, culpa, depressão, entre outros. Assim, o atendimento psicoterapêutico, indicado nesses casos, torna-se relevante para auxiliar a mulher a promover uma melhora em sua saúde, autonomia e autoestima, emponderando-as a partir do cuidado e do conhecimento de si. Contudo, esse atendimento não é acessível para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por isso a intenção do Projeto é oferecer o atendimento às mulheres de forma gratuita.

Com Isso, visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida das mulheres mastectomizadas ou vítimas de violência doméstica; Aumentar a autoestima das mesmas; Realizar atendimentos psicológicos individuais e coletivos, duas vezes por semana; Oferecer grupo de apoio psicológico para mulheres mastectomizadas e em situação de violência doméstica; Estimular o aprofundamento do conhecimento sobre a mastectomia e a violência doméstica e os impactos nos aspectos psicológicos e sociais, por meio do grupo de estudo.

A meta é realizar atendimentos, que serão realizados duas vezes por semana, através de acompanhamento psicológico, gratuito, individual e grupal, de acordo com o agendamento entre profissional e beneficiária. Os atendimentos acontecerão em nossas instalações: Fundação dos Rotarianos do MS, situada na rua Eduardo Santos Pereira, nº 2328, Bairro Vila Célia. A sessão de atendimento psicológico dura cerca de 45 minutos por sessão. Conforme a existência de uma demanda, há a possibilidade de se montar um grupo de roda de conversa para debater temas como a violência contra as mulheres e a importância do cuidado com a saúde mental.

Leia  Feira Cooperar 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA foi sucesso na fronteira

As atividades do programa estão organizadas nas seguintes modalidades:

•Um grupo terapêutico mulheres mastectomizadas – Acolhidas no grupo até 8 mulheres, duas estagiárias (com a supervisão da Profas Jucimara Zacarias Martins e Walkíria Santana Garcia Cristaldo) e uma supervisora local da Fundação (Psicóloga Giovanna Liz O. Mantovani – CRP 14/09053-6). uma vez na semana na segunda-feira, das 14h às 16h;

•Atendimentos individuais para mulheres em situação de violência doméstica – São acolhidas até 6 mulheres, duas estagiárias (com a supervisão da Profa Iara Meireles) e uma supervisora local da Fundação (Psicóloga Giovanna Liz O. Mantovani – CRP 14/09053-6). Acontece duas vezes na semana com agendamento prévio de segunda a sexta, pelo telefone (67) 99300 8943 (WhatsApp) e atendimento nas segundas e quintasfeiras, das 14h às 17h;

•Um grupo de estudo na temática: Violência doméstica, com a participação das acadêmicas estagiárias e supervisora local da Fundação. Os encontros serão organizados por meio de um cronograma com as datas dos encontros, temáticas a serem discutidas e indicação das referências dos textos que serão trabalhados. Ocorrerá toda quinta-feira, das 14h às 16h;

•Um grupo de estudo Intervenções em Psicologia Positiva com a participação das acadêmicas estagiárias e supervisora local da Fundação. Os encontros serão organizados por meio de um cronograma com as datas dos encontros, temáticas a serem discutidas e indicação das referências dos textos que serão trabalhos. Ocorrerá uma vez na semana na quinta-feira, das 14h às 16h;

As atividades do programa estão ligadas ao Estágio Específico do Curso de Psicologia da Universidade Unigran Capital. Poderão participar outras acadêmicas como voluntárias de outros semestres do grupo de estudo (com carga-horária de 2h por encontro), com inscrição e seleção prévia.

Leia  Feira Cooperar 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA foi sucesso na fronteira

O projeto está sendo desenvolvido em duas etapas, a primeira do treinamento de estagiário do curso de psicologia, para atendimento especializado para cada público alvo, cujo treinamento teve início em 16 de maio de 2022, até o dia 31 de julho de 2022.

A segunda etapa consiste no atendimento às beneficiárias do projeto, e iniciou-se no dia 29 de agosto de 2022, ressalvando que o termo final do projeto ocorrerá em 02 de maio de 2026 podendo ser prorrogado.

Projeto “SAÚDE EMOCIONAL – CONECTAR PARA ACOLHER” será lançado oficialmente dia 26 de Setembro de 2022 às 19h30min, na sede da FUNDAÇÃO DOS ROTARIANOS DO MS, rua Eduardo Santos Pereira, 2328 – Vila Célia, com a Palestra: “A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DE NOSSA SAUDE EMOCIONAL” proferida pela Professora Dra. Jucemara – Vice-Presidente do Conselho Regional de Psicologia e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Unigran Capital. Neste Evento contaremos com a participação dos parceiros e apoiadores: Universidade Unigran Capital , Casa da Amizade de Campo Grande – MS, Rotary Clubs de Campo Grande – MS, Casa da Mulher Brasileira, Município de Campo Grande, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande – MS, com apoio do Conselho Regional de Psicologia – CRP14.