(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Curso Durante a cerimônia desta segunda-feira (29/06) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), para o lançamento do Programa Ação Cidadania, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou que a iniciativa, desenvolvida em parceria com a TV Morena e com o apoio de outras entidades e empresas privadas, será realizada no próximo sábado (04/07), das 8 às 13 horas, em área localizada entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho e depois em outras cinco regiões da Capital – ainda a serem definidas – nos dias 1º de agosto, 5 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

“O nosso objetivo é integrar as ações de cidadania do Sesi, Senai e IEL em Campo Grande, levando aos moradores das regiões beneficiadas os serviços de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros durante uma manhã inteira. Além disso, o evento vai marcar o início de um novo formato de disponibilização dos cursos gratuitos de qualificação profissional do Sesi e Senai e do encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL nos bairros da Capital”, informou Sérgio Longen, destacando a expertise do Sesi na realização de eventos de cidadania em conjunto com os parceiros.

A primeira edição do Ação Cidadania será em terreno compreendido no quadrilátero formado pelas ruas Arquiteto Vila Nova Artigas, Caladio, Primota e Gerbera, na divisa entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho, com meta de promover 3,3 mil atendimentos em diversos serviços, que incluem aferição de pressão arterial, orientação sobre escovação com entrega de kit odontológico, consultas e exames de prevenção ao câncer, controles de vetores, orientações sobre consumo de água e energia, emissão de Carteira de Trabalho, de CPF, de RG e de Título Eleitoral, orientação jurídica, corte de cabelo, pintura facial, brinquedos infláveis, sorteio de brindes, entre outros.

Parceiros

O gerente-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, ressaltou a parceria que reúne a força de mobilização da televisão e a expertise de realização do Sesi. “Esperamos contribuir para uma sociedade mais justa, levando inclusão social e chegando onde o poder público tem mais dificuldade, principalmente na questão da saúde, levando cidadania para a população”, disse. Já o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, apresentou a programação do Ação Cidadania e enfatizou os serviços. “O Sesi é braço social da indústria e dessa forma faz a extensão dos serviços para a comunidade, construindo um trabalho com os parceiros visando à cidadania”, destacou.

Para o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, ação possibilitará o encaminhamento de estudantes para o mercado de trabalho por meio da divulgação de vagas e cadastro de estágio. “Ao levar a ação para os bairros, a população ganha com mais rapidez e facilidade”, afirmou. A delegada Marília de Brito Martins, da Delegacia da Mulher, confirmou a participação no evento e disse que a intenção é levar orientações sobre violência doméstica e direito ao consumidor, além de registro de boletim de ocorrência. “A intenção é aproximar o serviço da população e permitir o fácil acesso”, falou.

O coronel do Exército Roger Hamilton Herzer, comandante da base de administração e apoio do  CMO (Comando Militar do Oeste), afirmou que irá levar serviços de saúde com médicos e dentistas, além da presença da banda de música e orientações recreativas, bem como a divulgação dos serviços e ingresso das escolas militares. “O Exército sempre está envolvido com boas práticas, pois acredita em ações como essa”, comentou. Para o diretor do Instituto de Identificação, Gonçalo Pereira, Rubens Cyles, essas ações aproximam a população dos serviços. “Muitos atendimentos são realizados hoje em dia de forma online e nesse encontro com a comunidade conseguimos atender essas pessoas que não tem acesso de forma mais rápida”, pontuou.

O Programa

Em um segundo momento, o Programa Ação Cidadania, realizado pelo Sistema Fiems, levará diretamente aos moradores dos bairros beneficiados de Campo Grande os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.

De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 600 vagas no curso gratuito de informática básica, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.

Reportagem – Daniel Pedra