(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
b28757ed-b570-4ca7-b1e2-497ae70386d0-672x372

Feira da Agricultura Familiar em Glória de Dourados debateu demandas do setor

Glória de Dourados (MS) – A 10ª edição da Feira Estadual de produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, em Glória de Dourados, ofereceu aos participantes uma programação extensa e rica em palestras, oficinas e seminários. O evento foi realizado entre o dia 29 de abril e 1º de maio.

Promovida pela Federação da Agricultura Familiar (FAF-MS) com apoio do Governo do Estado, a feira contou com a participação dos representantes das instituições como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, do Banco do Brasil e da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), que possibilitaram aos visitantes mais conhecimento sobre as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Nos estandes de atendimento foram tiradas as duvidas sobre como participar de cada uma delas.

Os programas da Secretaria de Produção foram destacados na participação do Superintendente de Desenvolvimento Rural, Edwin Baur, que pontuou as ações da secretaria nos diversos setores em que atua, lembrando a sensibilidade que o Governo do Estado tem com relação ao agricultor familiar e suas demandas.

O trabalho de Ney Salviano, gestor do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, e de Jaime Balejo, no Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos de Mato Grosso do Sul), que estavam presentes no evento, foi destacado por Edwin, como também o empenho da equipe da Agência de Defesa sanitária animal e vegetal (Iagro), que durante a semana organizou os últimos detalhes para vistoria do MAPA, com vistas a adesão ao SISBI.

Nas oficinas, os produtores tiveram a oportunidade de aprender a preparar os biofertilizantes através da Associação de produtores de orgânicos (APOMS), como se habilitar para atender os programas do Governo Federal, PAA e PNAE, através dos representantes da CONAB, aprenderam sobre a produção caseira de produtos a partir de plantas medicinais e conheceram cada planta e tiraram suas duvidas em visita a horta da DEFAP.

O Associativismo e cooperativismo foram colocados em pauta pela equipe do Senar, que também deu dicas sobre o cultivo de orquídeas.

O Giro tecnológico ocupou o período vespertino da programação e já contando com a presença do Secretario Fernando Mendes Lamas, mostrou aos visitantes, em duas propriedades próximas do parque – dos produtores Antônio Viana e Francisco Rigatto – casos de sucesso na utilização de tecnologias simples e de baixo custo para produção leiteira, apresentando o trabalho dos técnicos da Agraer, André Luiz Barros, Marcos Darlan e João Carlos Estefanello, e da Embrapa, Claudio Lazarotto, Luiz Antônio Aoki, Marciana Retore e Tarcilla Souza.

Kelly Ventorim, da Assessoria de Comunicação da Sepaf e da Iagro