(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
s

Fecifron 2016 destacou potencial da educação de Ponta Porã

Ponta Pora (MS) – O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Ponta Porã, promoveu um grande evento científico que mobilizou estudantes de vários estabelecimentos de ensino da cidade de outros países.

A FECIFRON – Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira, organizada pelo campus Ponta Porã, foi realizada durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, edição 2016 nos dias 19/10/2016 e 20/10/2016, com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, por meio das Secretarias Municipais de Educação e da Juventude e Lazer, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (SEBRAE) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no espaço do UTC – União Tênis Clube de Ponta Porã.

Foram selecionados trabalhos de pesquisa e de iniciação à ciência e tecnologia, nas diversas áreas do conhecimento humano, envolvendo estudantes da educação básica dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas, do município de Ponta Porã e ainda tivemos a participação da delegação da cidade de Assunção – Paraguai e da delegação do México.

A FECIFRON tem como objetivos: Estimular novas vocações por meio da realização de projetos criativos e inovadores, criando oportunidades de interação espontânea entre estudantes e professores das escolas públicas e privadas; Promover uma feira municipal de ciências, tecnologias e engenharias, envolvendo estudantes de escolas públicas e privadas, do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio e ensino técnico integrado de nível médio. Com essa ação, pretende-se estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas, com o intuito de ampliar a produção científico-tecnológica; Promover a articulação, a estruturação e o fortalecimento das redes tecnológicas regionais com o objetivo de gerar e difundir conhecimento para as estruturas educacionais e de viabilizar a produção científica como potencial atividade empreendedora; Incentivar as pesquisas, aperfeiçoar os trabalhos produzidos nas instituições de ensino e fomentar o uso da pesquisa como ferramenta motivadora do processo educacional; Promover o desenvolvimento e a consolidação de atividades de iniciação científica para os estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico integrado de nível médio.

Os trabalhos apresentados estavam inseridos nas áreas/subáreas : Ciências Biológicas e da Saúde: Biologia Geral, Bioquímica Genética, Biofísica, Botânica, Farmacologia, Zoologia, Imunologia, Ecologia, Microbiologia, Morfologia, Parasitologia, Fisiologia, Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física; Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Física, Probabilidade e Estatística, Química, Ciência da Computação, Geociências, Astronomia, Oceanografia; Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas: Filosofia, Geografia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Educação, Arqueologia, Ciência Política, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Teologia, Direito, Museologia, Administração, Comunicação, Economia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Economia Doméstica, Planejamento Urbano e Regional, Desenho Industrial, Demografia, Turismo, Ciência da Informação; Engenharias e Ciências Agrárias:

Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Engenharia Sanitária, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Nuclear, Engenharia Química, Engenharia de Transportes, Engenharia Civil, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia de Minas, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Biomédica; Multidisciplinar: Áreas de conhecimento entrelaçadas.

A FECIFRON contou com uma Comissão Avaliadora composta por professores e pesquisadores oriundos de universidades, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos afins. As áreas de conhecimento dos avaliadores foram as mais diversas para atestar a qualidade dos trabalhos.

PREMIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Todos os autores dos trabalhos receberam certificado de participação e os trabalhos classificados, para fins de premiação, com base na nota aferida pela Comissão Avaliadora durante o processo de avaliação receberam, além dos certificados, troféus e medalhas. Alguns trabalhos foram comtemplados com credencias para outras feiras nacionais como a FETEC (2016), FEBRACE(2017) e internacionais como a COPA DE CIENCIA (2017), LUMITEC (2017) e MUESTRA CIENTIFICA LATINOAMERICANA (2017).

O organizador do evento, Professor Izidro dos Santos Lima Junior, disse que “a realização da Feira de Ciências e Tecnologias da Fronteira de Ponta Porã (FECIFRON) movimenta a educação da ciência na cidade e as escolas estão envolvidas com o crescimento deste evento. Em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, UFMS e apoio do CNPq. A Feira tem como missão despertar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas para a produção da pesquisa e da inovação por instituições de ensino de Ponta Porã-MS”.

O evento ocorreu no UTC nos dias 19 e 20 de outubro, oportunidade em que foram apresentados 53 trabalhos do ensino médio das escolas estaduais, particulares e do IFMS. “Este ano a FECIFRON recebeu participantes de outros países, foram 3 trabalhos do México da cidade de Puebla e 1 do Paraguai da cidade de Assunção.”, acrescentou.

De acordo com a professora Carol Rodrigues, “foram 2 dias de trocas de informações e apresentações de trabalhos, além de fazer um encontro da comunidade escolar, em 2016 a FECIFRON recebeu mais de 1500 visitantes, sendo estudantes de praticamente todas as escolas de Ponta Porã da rede estadual, municipal e particular”.

Os melhores trabalhos foram premiados com troféus e medalhas além de credenciais para participações em outras feiras do Brasil, México, Peru e Paraguai.

Legendas das fotos: Divulgação

FECIFRON 2016 promoveu uma grande movimentação de estudantes de vários países que apresentaram resultados de trabalhos científicos.