(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

O zootecnista, Alexandre Zadra, deu início ao calendário de eventos programado para o decorrer do dia, com vários palestrantes de renome nacional. Com 25 anos de experiência no campo, ele abordou o tema “Genética: onde tudo começa”, discorrendo sobre inseminação e sobre como utilizar as raças.

Durante a palestra, Zadra explicou qual a colaboração da genética superior no rebanho, como, por exemplo, o menor custo fixo e o aumento do desfrute anual. “O reflexo de uma genética superior é simplesmente mais dinheiro no caixa. O erro cometido nesse quesito é terrível para a pecuária, e esse é o objetivo da palestra”, alerta.

Explicando sobre as raças, o zootecnista mostrou, através de imagens, os zebuínos (Nelore e Tabapuã) e os taurinos adaptados (Senepol e Caracu), salientando a adaptação dos animais ao calor. Como também, as raças europeias (Britânicas e Continentais), que são adaptadas ao frio; e os Bimestiços e Bonsmara, adaptados ao calor seco.

Outro quesito discutido na palestra foi as vantagens do cruzamento industrial, que para Alexandre é a complementariedade, acasalamento das características de cada raça; a flexibilidade; a heterose, vigor hibrido obtido quando raças diferentes são cruzadas; e a evolução das raças. Além da definição de cruzamento (tipo), sendo terminal ou rotacional, e os pontos importantes a se considerar, demonstrando o resultado do cruzamento entre raças.

Expotrês 2015

A 38ª edição da Expotrês ocorre entre os dias 16 e 20 de junho, e apresenta temáticas que representarão a fórmula para construir o novo modelo de negócio da agropecuária vencedora. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia de Souza, a novidade preparada para este ano fica por conta o Dia de Campo na fazenda Jaó, que acontece nessa quinta-feira (18) e várias palestras. “O Sindicato Rural trabalha sempre em parceria com o SENAR, buscando melhorias ao produtor rural, e uma das formas são as palestras, com o objetivo de proporcionar benefícios e inovação. Anteriormente trouxemos um evento voltado a floresta, e agora à pecuária, e futuramente o propósito é unificar e fortalecer os dois”, explica.

Além do Dia do Produtor, a programação também conta com o julgamento das raças Nelore e Guzerá, e a feira Pró-Genética, evento criado pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), com a missão de contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no país, com o propósito de aumentar a produção desses produtos nas pequenas e médias propriedades rurais , através do uso de touros melhoradores.

Mais informações pelo fone: (67) 3521 4049.