(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

A primeira etapa do Campeonato Estadual de canoagem teve sua estreia neste último final de semana em Bonito (MS). Foram dois dias de evento desportivo realizados nas corredeiras do Rio Formoso, principal curso d’água da cidade turística.

Ao todo foram disputadas oito categorias, dessas quem levou a melhor em cinco, foram atletas de Campo Grande.

Os campo-grandenses Daniel Hayashi, Bárbara Marinho e Pedro Henrique Ávila sagraram-se campeões de suas categorias. Fabíola Mendes (feminino master) e Wilson Hiroshi (masculino super master) completaram o quinteto campo-grandense no lugar mais alto do pódio.

O aquidauanense Rafael Girotto ficou com a prata na classe senior. Dois atletas de Bonito faturaram a medalha de ouro – Flavio Reverdito (masculino master) e Armindo Spielmam (iniciante). Já Ademar Lugão, que representou Santo Antônio de Pádua (RJ), faturou a medalha de ouro na categoria turismo.

Segundo Rafael Girotto, presidente da Federação de Canoagem do MS, 47 competidores participaram das provas, já pré-definidas. O percurso foi 1,8 km de canoagem descida, nesta prova o competidor deve mostrar habilidade e controle sobre o barco, já as correntes das águas são extremamente rápidas.

O município não recebia uma competição de canoagem desde 1993, e para o presidente da Federação foi um divisor de águas.

Já para o proprietário do Hotel Cabanas em Bonito, o evento além de divulgar o esporte no município, movimentou e aqueceu a economia local. “Foi um evento muito produtivo e bem organizado, uma equipe muito prestativa, quero externar minha satisfação em ter recebido a Etapa aqui”, comentou Ricardo Constantino.

O Secretário de Esportes de Bonito, Vidaneis da Silva também agradeceu a vinda da etapa para a cidade. “Sem dúvida um grande evento, foi muito bom receber a Etapa após anos”.

A competição contou com o apoio da prefeitura local, da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e do Hotel Cabanas.

A próxima etapa do Estadual está marcada para maio, em Bodoquena, com as disputas da canoagem velocidade. Antes, em abril, atletas de Mato Grosso do Sul brigam por título na primeira fase do Campeonato Brasileiro de canoagem descida, em Ibitirama, no Espírito Santo.

Confira o pódio das categorias em Bonito:

Categoria Junior

1º Pedro Henrique Ávila – CG

2º Julian Segovia – CG

3º Edgar Balbuena – Aquidauana

Feminino Open

1º Bárbara Marinho – CG

2º Melanie Conelhero – CG

3º Gislaine Alves – CG

Feminino Master

1º Fabíola Mendes – CG

2º Michelli Laranjeira – CG

3º Aneara Diniz – CG

Master Masculino

1º Flavio Reverdito – Bonito

2º Jailson Ricaldes – Bonito

3º Edmilson Balbuena – Aquidauana

Super Master Masculino

1º Wilson Hiroshi – CG

2º Roberto Girotto – Aquidauana

3º Valtemir Nogueira – Aquidauana

Senior

1º Daniel Hayashi – CG

2º Rafael Girotto – Aquidauana

3º Gustavo Figueiró – CG

Turismo

1º Ademar Lugão – St. Ant. Paduá – RJ

2º Cristiano Quevedo – Aquidauana

3º Joaquim Gabriel – Aquidauana

Iniciante

1º Armindo Spielmam – Bonito

2º Wesley Rodrigues – Bonito

3º Paulo Gimenez – Bonito