(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
reportEsta semana a Fazenda San Francisco recebeu a equipe do Programa MS Rural da TV Morena. O repórter Edevaldo Nascimento e sua equipe estiveram na fazenda registrando imagens, entrevistas e informações para compor uma série em comemoração ao aniversário do programa que abordará o tema sobre búfalos. Esta série vai ao ar no mês de julho aos domingos e tratará de diversos temas como a criação do búfalo, técnicas de manejo, mercado, produção de carne e leite, entre outros.

Segundo Edevaldo, a pecuária da Fazenda San Francisco realiza um trabalho muito interessante e único no Pantanal pois utiliza o búfalo como estratégia para proteger o rebanho de gado da fazenda que cria a raça Senepol dos ataques da onça-pintada.

A fazenda cria o Senepol visando a venda de animais geneticamente qualificados que são animais de alto valor agregado e por isso a importancia de garantir a segurança do seu rebanho.

Os búfalos adaptaram-se muito bem às condições do Pantanal, em função da semelhança das condições ambientais locais com as de seus países de origem, caracterizadas pelo clima predominantemente tropical.

Roberto Coelho, proprietário da Fazenda San Francisco e criador da raça Senepol e dos Búfalos ficou bastante satisfeito com o olhar da equipe de TV sobre esta modalidade de criação.

Comenta que pode ser uma alternativa muito interessante para áreas de pantanal, sobretudo para pequenas propriedades que podem ter o controle intenso sobre o rebanho mantendo os animais domesticados.

Afirma que é possível aumentar a renda pela produtividade que os bubalinos obtém e pela imunidade ao ataque de felinos que é um dos fatores de perda de animais no Pantanal.

Outro ponto interessante é que são capazes de aproveitar ambientes muito alagados ou mesmo de forrageiras de baixa qualidade. Com isso, no período seco, não passam pelo stress alimentar que o gado zebuíno passa.

Mas o pecuarista alerta: quem não puder fazer um manejo intensivo destes animais com toda certeza vai criar um problema pois eles podem voltar ao estado selvagem se não houver manejo adequado.

De maneira geral, o búfalo é considerado um animal de tripla aptidão, ou seja, se presta para a produção de carne, leite e trabalho podendo ser facilmente incorporado ao rebanho.

Durante os dias de filmagem a equipe realizou diversas saídas a campo para capturar imagens e informações desta atividade na Fazenda San Francisco. Em breve informaremos quando a matéria vai ao ar.

Fonte: Carolina Coelho