(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Um empresário foi multado em R$ 105 mil por utilizar araras-azuis como atrativo turístico em Bonito, a 283 quilômetros de Campo Grande. A balneário do administrador foi alvo de fiscalização do Ibama após vídeo em que ele aparece abraçando as aves viralizou na internet. A postagem feita pela empresa já acumula mais de 2,1 milhões de curtidas e 27,6 mil comentários. Postar fotos com as araras, inclusive, era uma prática comum entre as centenas de turistas que visitavam o ponto turístico.

“Vende-se os pacotes para os turistas e as pessoas fazem os passeios na cachoeira e após os passeios, depois do almoço, faz a ceva, as aves se aproximam e ai com a ceva, aproxima e eles fazem o registro fotogrático”, comenta a agente ambiental federal Jussara Barbosa da Fonseca Alves.

A ceva é quando alguém oferece alimento pra atrair os bichos e domesticá-los para uso comercial o que é um crime contra o meio ambiente. De acordo com os fiscais, o balneário tem licença do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para operação no turismo, que libera apenas a visitação e a contemplação da fauna e da flora.

“É uma questão de segurança para os dois lados. Esse animal, de vida livre, tem seus parasitas, tem uma série de vírus e bactérias que vivem com ele normalmente e forçando este contato a gente aumenta a possibilidade de estar se contaminando também. Então o ideal é que animal de vida livre, vida silvestre, permaneça no lugar dele, sem nenhum tipo de interferência ou contato”, explica o biólogo do Instituto Arara Azul, Bruno Henrique Grolli Carvalho.

Durante a fiscalização na fazenda, os fiscais encontraram um casal de araras-azuis dentro de um carro. A administração do local disse que elas adotaram o espaço como um ninho, mas vivem soltas. Do lado de fora, no capô da camionete, havia restos de sementes, frutas e também arroz e feijão.

“Pela frequência que elas recebem alguns alimentos que não são adequados, comida de casa, que é bem diferente do que elas comem na natureza, as penas das araras ficaram com um aspecto opaco, diferente do aspecto vivo quanto estão soltas na natureza”, completa Bruno.

A partir de agora, segundo o Ibama, os turistas não poderão mais tirar fotos com os animais, já que esse contato é proibido por lei. O dono também foi notificado de que as aves não devem ser alimentadas.

Um relatório do Ibama vai ser encaminhado aos Imasul que também terá um prazo para aplicação de multas já que é o órgão licenciador do ecoturismo no Estado. Outras seis empresas, agências de turismo de Bonito também já foram multadas por divulgar e vender pacotes que incluem a interação com animais silvestres.

O dono do balneário alegou aos agentes do Ibama que não tinha conhecimento das regras. Ele e as advogadas não quiseram dar entrevista. Em nota, o Imasul informou que aguarda a notificação do Ibama pra se manifestar.

Fonte: Primeirapagina