(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Entre 700 inscritos, empreendedor de Campo Grande foi selecionado para difundir o conceito de Negócios Sociais no Estado

A unidade brasileira da Yunus Social Business – Global Initiatives selecionou entre 700 candidatos, 14 profissionais de diferentes estados, com a finalidade de criar uma rede nacional para difundir o conceito de Negócios Sociais. Entre os selecionados, o administrador e empreendedor social de Campo Grande (MS), Wellington Vidaurre, recebeu a tarefa de difundir a missão da organização global, e avaliar empresas sul-mato-grossenses com iniciativas de impacto social e ambiental, que posteriormente poderão receber fundos que estimulam o desenvolvimento socioeconômico.

Criada pelo professor Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, por sua luta contra a pobreza em Bangladesh, Yunus Negócios Sociais pretende inspirar em MS, as organizações interessadas em solucionar problemas sociais. “A partir desta seleção, meu objetivo em Mato Grosso do Sul passa a ser de disseminar o conceito de Negócio Social para ampliar o seu impacto, inspirando e motivando pessoas a utilizarem os mecanismos para superar os principais problemas sociais do nosso estado”, detalha Vidaurre.

De acordo com a Yunus Negócios Sociais Brasil até o momento apenas um negócio brasileiro recebeu o investimento máximo de R$ 1 milhão, mas outros sete estão em avaliação, cada um com necessidades de investimentos diferentes.

Segundo Vidaurre a primeira ação da Yunus Negócios Sociais Brasil  em Mato Grosso do Sul, será o contato com universidades e instituições, para que façam parte da Rede e somem esforços na disseminação do conceito, oferecendo aos alunos e parceiros detalhes sobre a real finalidade de um negócio social. Até o fim de 2016, será feito um diagnóstico dos negócios sociais atualmente em funcionamento no Estado.

A definição de Negócios Sociais defendida pela Yunus deverá ser a mesma adotada pelas empresas que pretendem investimentos pela multinacional. “Explico negócio social como aqueles que têm a missão de solucionar um problema social ou ambiental e que devem ser autossustentáveis financeiramente. O sucesso do negócio social não deve ser medido pelo total de lucro gerado, mas pelo impacto criado em outras esferas, com benefícios que vão além das portas da empresa”, ressalta Vidaurre.

Após um diagnóstico inicial, Vidaurre defende que existem boas ideias no Estado, mas ainda é necessário tirá-las do campo da imaginação e tranformá-las em negócios. “Muitos empresários possuem ideias plausíveis, mas carecem de conhecimento técnico para colocá-las em prática, e acabam falhando no plano estratégico, deixando o projeto superficial. Ele defende a necessidade de estudos de viabilidade, elaboração de um plano de negócios nos mesmos moldes de um negócio tradicional. Como o próprio nome já diz, antes de serem sociais são negócios, e devem ser geridos com o mesmo profissionalismo técnico de um negócio tradicional”, pontua.

Sobre a Yunus

A Yunus Negócios Sociais Brasil funciona como um negócio social, ou seja, não há distribuição de lucro ao acionista. Havendo lucro, ele é totalmente reinvestido no negócio maximizando o impacto social. Tem como o objetivo desenvolver negócios sociais pelo país por meio de seu fundo de investimentos e aceleradora para negócios sociais, oferecendo serviços de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs. Promove também negócios sociais no meio acadêmico e realiza palestras, workshops e eventos por todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa – Diego Silva