(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Patrulhamento itinerante de fronteira é realizado a mais de 28 anos pelo DOF nos mais de 1,5 mil quilômetros - Foto: Divulgação DOFA direção do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), divulgou na tarde dessa quarta-feira (1º), o balanço semestral sobre a apreensão de drogas na fronteira do Estado. De acordo com os dados, o total somou 22 toneladas, um aumento  de 7,5 mil quilos, quando comparado ao mesmo período de 2014, onde o número chegou a 14,5 toneladas.

O aumento mais expressivo realizado pelo DOF no ano de 2015, foi na apreensão de maconha, que chegaram a 21.333(vinte e um mil e trezentos e trinta e quatro) quilos da droga, com aumento de 55% se comparado ao mesmo período de 2014.

Outra droga que apresentou um grande número de apreensões neste ano foi o haxixe, que é subproduto da maconha, e totalizou cerca de 41(quarenta e um) quilos, 95% a mais do que no mesmo período de 2014.

As apreensões de cocaína tiveram um aumento de 20% e totalizaram cerca de 234 (duzentos e trinta e quatro) quilos apreendidos no ano de 2015.

Grande parte dessas apreensões se deram na região sul do Estado, nas regiões de Amambaí, Coronel Sapucaia e Ponta Porã, que fazem fronteira com o Paraguai, um dos principais produtores de maconha do mundo.

O patrulhamento itinerante de fronteira é realizado a mais de 28 anos pelo DOF, nos mais de 1500 quilômetros de fronteira com a Bolívia e Paraguai. “As técnicas usadas por nossos policiais, somada ao período da safra da maconha no Paraguai, nos garantiram um número grande de apreensões. Nossas ações, na maioria das ocorrências são de pequenos volumes de droga, iguais a que ocorreu na última semana em Amambai, com mais de cinco toneladas apreendidas, são exceções, prova disso é o número de pessoas presas pelo tráfico, que nesse primeiro semestre chegou a 194(cento e noventa e quatro) prisões”. Diz Ary Carlos Barbosa, Coronel da PM e Diretor do DOF. (Correio do Estado).

Leia  DOF recebe visita do governador Eduardo Riedel durante agenda em Dourados