(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
hp 1

Em 100 dias, Hélio resolve problemas que se arrastavam há anos e anuncia novas obras

Ponta Pora (MS) – Na solenidade de prestação de contas “100 dias de trabalho, que reuniu mais de 600 pessoas no Centro de Convenções, o prefeito Hélio Peluffo demonstrou que em pouco mais de três meses resolveu dois problemas que se arrastavam há anos: a questão da coleta de lixo e as escrituras do Residencial Che Roga Mi, onde 110 moradores esperam a pose de seus imóveis há mais de 15 anos.

Hélio também anunciou novas obras e serviços, como a pavimentação do anel viário, compromisso reafirmado pelo governador Reinaldo Azambuja, o atendimento oncológico dos pacientes aqui mesmo no município e a implantação do projeto “mais educação” que vai levar ensino integral, jornada ampliada para 1.800 alunos de 10 escolas. Outro benefício é a aplicação de R$ 2 milhões na modernização de quatro prédios escolares, por atuação do senador Moka (PMDB).

O evento contou com a presença do senador Waldemir Moka, dos depurados estaduais Marcio Fernandes e Onevan de Matos, maioria expressiva dos vereadores, lideranças comunitárias, dirigentes classistas e convidados dos vários segmentos da cidade.,

EDUCAÇÃO

Para a volta às aulas as unidade escolares passaram por reparos emergenciais, mas a administração municipal conquistou investimento de 2 milhões de reais, através do senador Moka, que serão usados em ampla reforma em quatro grandes escolas do municípios. São elas: João Pinheiro Marques, Marcondes Pereira, Conceição Capiberibe Saldanha e Escola Prefeito Adê Marques, beneficiando diretamente cerca de 2 mil e 200 estudantes.

Um avanço importante na educação municipal acontece agora. O prefeito Hélio Peluffo autoriza a implantação do programa Mais Educação, que amplia a jornada de 1.800 alunos de 10 escolas. No tempo adicional, os alunos participarão de reforço escolar, atividades esportivas e oficinas de música, teatro e dança, ampliando suas habilidades e sua educação integral. É mais ensino, melhor formação, alimentação e tranquilidade para os pais destes alunos.

Leia  MS Ativo Municipalismo: Dentro de um novo conceito, Governo envia convite de adesão aos 79 municípios

SAÚDE

Depois de muitos anos de espera, o Hospital Regional ganha ampla e completa modernização, além dos tão esperados leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Já estão ativados 10 leitos equipados para monitorização 24 horas de pacientes graves. Com a UTI, cirurgias mais complexas que eram realizadas em outras cidades, agora acontecem em Ponta Porã.

Os resultados já aparecem: o número de consultas e atendimentos de urgência, passaram de 2 mil e 100 para 4 mil e 730 por mês.

A Prefeitura trouxe de volta o serviço móvel de odontologia do Sesc para realizar em seis meses 5.700 consultas e 8 mil atendimentos de saúde bucal no

município. O OdontoSesc traz equipamentos de última geração e um dentista. A Prefeitura oferece três profissionais, mais auxiliares técnicas.

A administração municipal está investindo para garantir que não faltem mais remédios gratuitos para a população, contratou duas novas médicas e ativou o Programa Estratégia de Saúde da Família Itinerante, levando atendimento para os distritos e assentamentos. A Prefeitura também ativou o Comitê Binacional contra o mosquito aedes aegypti, voltando a atuar contra a dengue, zika e chikungunya.

Agora, a Prefeitura se prepara para firmar convênio e realizar o atendimento oncológico no próprio município. O resultado é muito bom para os pacientes, sobretudo porque põe fim às viagens para Dourados e Campo Grande para realizar o tratamento.

NOVO SISTEM DE COLETA DE LIXO

Por quatro anos, Ponta Porã sofreu com a coleta de lixo: cara e ineficiente. Isso começa a mudar agora. A Prefeitura adquiriu quatro caminhões novos para a coleta urbana de lixo e mais um veículo adaptado para a coleta seletiva. O serviço será realizado pelo poder público municipal, gerando mais empregos, melhorando a eficiência e a limpeza da cidade. Uma boa coleta embeleza Ponta Porã e protege o meio ambiente. Cidade Limpa, Vive Melhor

Leia  Municipalismo é o maior legado de Reinaldo e veio pra ficar, diz Riedel

CHE ROGA MI

Em 63 dias, a administração municipal colocou fim a uma espera de 15 anos. A área de 35 mil metros quadrados onde foi construído o Residencial Che Roga Mi foi transferida pelo Governo federal à Prefeitura. Agora, a Prefeitura está regularizando o loteamento para entregar as escrituras.

ANEL VIÁRIO

Implantado na administração do PSDB, o Anel Viário de Ponta Porã será pavimentado. O governador Reinaldo Azambuja reafirmou ao prefeito Hélio Peluffo o compromisso com a cidade. A conclusão do Anel desvia o tráfego de caminhões das vias centrais, reduz acidentes e moderniza a logística de cargas.

PROGRAMA MÃOS À OBRA

Diante do abandono e deterioração dos prédios públicos, a Prefeitura Municipal criou o programa SOS PRÉDIOS PÚBLICOS, que consiste na contratação de duas equipes de obras completas para a realização de reformas emergenciais e manutenção de escolas, postos de saúde, centros sociais e outros prédios públicos onde ocorre o atendimento à população.

MANUTENÇÃO DE VIAS

Desde o começo de janeiro a Prefeitura realiza a manutenção nas vias pavimentadas da cidade. Já foram tapados buracos em todos os bairros, alcançando mais de 70 por cento das ruas e avenidas.

Na área rural duas pontes foram totalmente reformadas nos assentamentos Corona e Dorcelina Folador, garantindo o escoamento da produção e trânsito de veículos individuais e coletivos.

Assim que pararem as chuvas, a Prefeitura inicia uma ampla ação de conservação e manutenção das ruas não pavimentadas do município. Para antecipar esse trabalho, o prefeito autoriza o transporte e a estocagem de cascalho em pontos estratégicos dos bairros. Quando iniciarem os serviços, eles serão mais rápidos e eficientes porque não haverá necessidade do transporte do material de grandes distâncias.

RETOMADA DE OBRAS

A Prefeitura retomou e vai concluir logo a drenagem de aproximadamente 1.600 metros e a pavimentação de mais de 18 mil e 500 metros quadrados da Rua Vital Brasil, uma importante ligação entre os bairros que estava abandonada.

Leia  Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobrás visitam UFN3 em MS

Outra obra de infraestrutura importante será a drenagem e pavimentação asfáltica de 4 mil e 133 metros quadrados de vias públicas no Residencial Ipê II.

RECAPEAMENTO

Utilizando parte dos recursos do IPTU pago à vista, a Prefeitura está recapeando sete trechos de vias públicas, totalizando 21 mil e 440 metros quadrados de pavimento novo.

Estão sendo atendidos os seguintes trechos.

. Avenida Cardinal de Jesus, entre a Avenida Lincoln Paiva e Rua Coronel Ponce, próximo à Rodoviária;

. Rua Estudante Ramão Vargas dos Santos, entre Rua Luiz Quintana e Juventino dos Santos;

. Rua Soilo Freitas, entre Av. Olintho de Jesus e dos Laçadores;

. Rua São Luiz, entre Pedro Angelo da Rosa e Coronel Santana;

. Rua Geovai, entre Estudante Ramão dos Santos e Bauru;

. Rua Coronel Santana, entre as ruas São Luiz e Manaus;

. Rua João da Silva Brandão, entre as ruas Guia Lopes e a avenida Presidente Vargas.