(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Elenilson: Há exatos 20 anos, Bela-vistense ganhava Ouro no Canadá

Dia 27 de julho de 1999. Fim de tarde em Winnipeg, no Canadá. Começo de noite no Brasil. Coração inquieto só ansiava explosão; seus olhos focavam exclusivamente a chegada de uma prova que ainda nem havia saído. Com seu mundo nas costas ele se alongava como para espantar pensamentos que não fossem os passos ligeiros que tinha que deixar para trás. Indiferente a tudo, dava passos curtos para todos os lados, como que para apressar o relógio, e nem percebia que estava nos olhares de muitas outras nacionalidades.

Perfilam-se os atletas. Vai começar a prova. É dada a largada. O coração daquele corpo de 59 quilos se acalmou naquele instante e transferiu sua explosão para as pernas que faziam seu 1 metro e 77 de altura riscar a pista como se buscasse o último abraço do mundo. A alegria e o fôlego, naquele dia, eram os mesmos do guri de pés descalços que há tempos já corria pelas estradas de terra da fronteiriça Bela Vista, no Mato Grosso do Sul. Os últimos metros da prova pareciam ser somente seus e já o aguardavam para um mesmo sorriso.

A torcida vibrava em muitos outros idiomas os passos largos do jovem corredor de origem humilde, coração sofisticado e que despontava como um predestinado a escrever seu nome na eternidade dos Jogos Pan-americanos. A poucos passos da medalha de ouro, Elenilson separa uma piscada do tempo, dobra o olhar para o lado para conferir os que ficaram para trás, acaricia o relógio que testemunhou seu tempo e discretamente desenha um sorriso que carregava um pouquinho de cada sul-mato-grossense e, principalmente, de cada alma bela-vistense.

Esse texto faz parte da biografia do ex-atleta, que está sendo escrita pelo jornalista Josyel Carvalho e deve ser lançada em 2020.