(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Justiça Eleitoral determinou que o candidato ao governo do Estado, Renan Contar (PRTB), tire da propaganda eleitoral gratuita fala de Jair Bolsonaro (PL), ainda no primeiro turno, em que apoiava a sua candidatura. O entendimento é de que o presidente se manteve neutro, posteriormente, entre apoiar Contar ou Eduardo Riedel (PSDB) para a eleição estadual.

O magistrado avaliou que isso criava “artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais desforme da realidade atual”. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) entendeu que o eleitor deve ser devidamente informado sobre o apoio do candidato à reeleição presidencial no segundo turno da disputa estadual.

A decisão foi proferida pelo juiz José Eduardo Chemin Cury. A Justiça avalia que o apoio de Bolsonaro, que tem “peso enorme na escolha dos eleitores de Mato Grosso do Sul”, tem duplo apoio no segundo turno – tanto a Contar e Riedel.

“[Bolsonaro] tendo escolhido a neutralidade para angariar suporte político de ambos os disputantes do segundo turno estadual, continuar utilizando a sua fala do debate, não encontra mais escora factual, pelo que as propagandas impugnadas incidem nas vedações legais”.

Como Riedel e Contar apoiam e são apoiados por Bolsonaro, conforme vídeo divulgado e amplamente viralizado nas redes sociais, o próprio presidente da República, ao lado da senadora eleita por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), e pelo deputado federal reeleito, Dr. Luiz Ovando (PP), declara, “por lealdade”, neutralidade no 2º turno no Estado.

Fonte: Campograndenews