(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Alguns dias atrás uma apresentadora de um programa de televisão disse que todos os dias antes de sair de sua casa, ela se enche de protetor solar. Chova ou faça sol ela usa porque quer sentir-se protegida… E recomendou a todos os telespectadores que fizessem o mesmo.

Você se protege do sol usando protetor solar?

De acordo com pesquisa publicada pelo jornal inglês The Independent, a probabilidade de morrer pelo uso de protetores solar é maior do que pela exposição ao sol. E a análise foi feita com 30.000 mulheres voluntárias durante mais de duas décadas.

O resultado foi que a taxa de mortalidade entre aquelas que evitam o sol com protetor solar era quase o dobro das que passam o verão sem proteção alguma. Que coisa, heim!

Um dos grandes problemas é que o protetor bloqueia a capacidade do corpo de absorver vitamina D, presente nos raios solares. A carência de vitamina D resulta em problemas gravíssimos, porque ela é anti-raquitica.

Atualmente, 85% dos americanos têm deficiência de vitamina D. E o uso de protetor solar é quase uma regra geral.

Nos últimos anos tem aumentado muito o número de pessoas com câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, artrite, diabete, pressão alta, depressão e inflamações no intestino.

Por que está havendo tanta ausência de saúde, especialmente na população acima de quarenta anos?

A importância da vitamina D é enorme e seus benefícios são vários, como:

1. Manutenção da saúde dos ossos e dentes (o corpo precisa de vitamina D para absorver cálcio)

2.  Melhoria na saúde do sistema imunológico, cérebro e sistema nervoso.

3. Equilibra os níveis de insulina e auxilia o controle de diabetes.

4. Melhoria na função pulmonar  e na saúde cardiovascular.

Infelizmente, como já ficou comprovado, o câncer de pele tão temido por muitos, pode se desenvolver mesmo que você passe protetor solar.

Um estudo, desta vez divulgado pela Câncer Research Avoidance mostrou que vitamina D presente no sangue ajuda a proteger o corpo contra queimaduras do sol e também previne o câncer de pele.

Mas, é preciso que se evite o sol forte para proteger a pele do envelhecimento, especialmente no caso das pessoas com pele clara.

Eu uso proteto solar, mas com muita moderação, e apenas na pele exposta ao sol forte. A síntese de vitamina D via raios solares é importante demais! Não dá para brincar… Muito menos ouvir as opiniões e conselhos que a televisão ensina.

João Antonio Pagliosa

Engenheiro Agrônomo

www.palestrantejoaopagliosa. blogspot.com.br

Curitiba, 29 de janeiro de 2018