(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Campo Grande (MS) – Os trabalhadores da assistência social de Mato Grosso do Sul comemoram, nesta quarta-feira (7), mais um dia destinado à lembrança dos profissionais que dedicam suas vidas às políticas sociais brasileiras, voltadas para a garantia de direitos e de condições dignas de vida. Nesta data também é celebrado os 23 anos de criação da Lei federal 8.742/93, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

A política pública que trata da assistência social em Mato Grosso do Sul é organizada pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS/MS), integrado na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e ainda mais diretamente pela Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), conjuntamente com suas coordenadorias.

SONY DSC
Com histórico dentro da política da Assistência Social, Elisa Cleia Nobre, que também é especialista em gestão de Políticas Públicas e Sociais, já fez parte do antigo Promosul, entre 1997 e 2001. Atuou também como professora e coordenadora do curso de Serviço Social da Uniderp entre 2009 e 2014.

Para a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, o profissional da assistência social tem papel fundamental na sociedade, atuando em uma política transversal e que resulta em ações diretas e efetivas para a população. “Com certeza a valoração desse profissional é de extrema importância para todo o funcionamento exemplar de uma sociedade. Observar e garantir direitos faz com que olhemos de forma mais igualitária uns para os outros, e ainda que não concorramos para o aumento das desigualdades sociais. Quero parabenizar esses profissionais que dedicam suas vidas por essa profissão, mesmo diante de tantos obstáculos a serem superados”, destacou a secretária.

Em Mato Grosso do Sul a assistência social definiu como missão desenvolver com excelência ações para promover a Política de Assistência Social no Estado, em consonância com as diretrizes do SUAS, efetivando a Gestão Estadual e seu desenvolvimento, e ainda tendo como visão, ser reconhecida como liderança, excelência e inovação na Gestão da Política de Assistência Social e no aprimoramento do SUAS.

Presidente do Conselho Regional de Serviço Social de MS – 21º região, Valdereis Freitas de Souza, conta que somente assistentes sociais, são 3.085 em todo o Estado. Os trabalhadores da área incluem ainda servidores de ensino médio, psicólogos, pedagogos, nutricionistas entre outros profissionais que atuam na esfera estadual, nos municípios e em entidades não governamentais.

Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira