(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Defesa Civil Nacional emitiu, nesta sexta-feira (26), um alerta de  para o mês de setembro e outubro, com probabilidade é de chuvas acima da média histórica, principalmente, na região norte de Mato Grosso do Sul e outras regiões do , levando em consideração o monitoramento do Inmet Instituto Nacional de Meteorologia).

A previsão indica atenção na temperatura, que também deve atingir calor no Estado. As unidades regionais da Defesa Civil estão sendo avisadas para se prepararem para lidar com eventuais desastres naturais nesse período.

“Com a previsão climática dos próximos meses, os municípios já têm uma noção do que vai ocorrer e podem se preparar para um possível desastre. Uma das melhores formas para isso é a capacitação. No site do MDR, há uma vasta lista de cursos gratuitos disponíveis, que tratam de temas como gestão de riscos, obtenção de recursos federais e elaboração de um plano de contingência, por exemplo. O momento de se preparar é o da calmaria. Uma defesa civil preparada é uma defesa civil capacitada”, explica a coordenadora de Capacitação da Secretaria Nacional, Lidiane Natalie de Souza

Também registrar chuvas acima do esperado nos estados: Acre, Roraima, Mato Grosso, Goiás, triângulo mineiro, sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, oeste de Santa Catarina e centro-sul do Rio Grande do Sul.

Nas demais áreas do país, a previsão ficará dentro da média esperada, com chuvas escassas na faixa central do Brasil e chuvas mais abundantes nos extremos norte, leste e sul. Assim, podem ocorrer eventos isolados de chuvas expressivas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Os próximos dois meses serão marcados ainda pela atuação de frentes frias, o que poderá provocar quedas de temperaturas em boa parte do Brasil.

Lã Nina pode mudar previsão

A previsão pode sofrer alteração conforme o avanço de cavados. O fenômeno Lã Nina está em atuação sobre o Estado e pode causar menos chuvas no Estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), aponta que a maior parte do Estado as chuvas variam entre 300 e 400 mm para o trimestre. A previsão probabilística indica que as chuvas ficarão entre 40 e 50% abaixo da média climatológica, principalmente no extremo sul de Mato Grosso do Sul.

O prognóstico para os meses de setembro, outubro e novembro é de chuvas abaixo na média e seca, devido à atuação do fenômeno Lã Nina. A média climatológica para o trimestre indica que as chuvas devem variar entre 200 e 500 mm no Estado. Já nas regiões do Bolsão, em Brasilândia, e Pantanal, como em Corumbá, as chuvas variam entre 200 e 300 mm e na região Sul-Fronteira, Bela Vista e Ponta Porã, entre 400 e 500 mm.

Fonte e foto: Midia Max  – (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)