(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

racismo1A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) multou o Nacional de Montevidéu em US$ 10 mil (R$ 37 mil) devido aos gestos racistas de um torcedor da equipe uruguaia direcionados ao atacante palmeirense Gabriel Jesus no jogo entre os times pela Libertadores, em 17 de março.

O Palmeiras havia enviado à confederação imagens do torcedor imitando um macaco quando Gabriel estava próximo à linha lateral.

A decisão do Tribunal de Disciplina da entidade segue o padrão de punições da confederação em casos de racismo, normalmente multando.

Em nota no dia seguinte ao ocorrido, o Palmeiras repudiou a atitude:

“A Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público para repudiar os atos racistas cometidos contra o atleta Gabriel Jesus na noite da última quinta, em Montevidéu. O clube reitera que condena quaisquer práticas que discriminem seres humanos por sua raça, cor, etnia, religião, gênero ou procedência nacional. Informamos que, por meio do delegado da partida, encaminhamos as imagens para a Confederação Sul-Americana de Futebol a fim de que se tome as providências cabíveis”, diz o documento.

Em dezembro do ano passado, Gabriel Jesus já havia mostrado aborrecimento com conduta que considerou preconceituosa. Após ter sido divulgado em redes sociais um vídeo em que ele aparecia sendo parado em uma blitz policial no bairro Jardim Peri, na zona norte de São Paulo, ele publicou mensagem em que lamentava a conduta dos policiais.

“Foi apenas um enquadro onde um menino da pele escura não pode andar em um carro bonito e na comunidade onde cresceu [sem] que a polícia mande parar. Todos sabem que é difícil ser negro e andar em um carro bonito na comunidade onde crescemos. Quem me conhece sabe o meu caráter”, escreveu na época.