Esporte
Conheça Lenny, a jovem promessa brasileira que brilha na base do Vélez Sarsfield, da Argentina

Se nos últimos anos vários argentinos tiveram sucesso com a camisa de clubes do Brasil, raríssimos foram os jogadores brasileiros que fizeram o caminho inverso e muito menos brilharam no país vizinho. Mas isso pode mudar – e num futuro próximo. Pelo menos no que depender do talento de Lenny Lobato.

Natural de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, o atacante brasileiro é uma das joias do Vélez Sarsfield, que possui uma das melhores bases do futebol argentino. Na última semana, ele foi campeão da Superliga Argentina Sub-18 com direito à duas assistências na goleada por 5 a 0 sobre o Racing, na grande decisão.

“Fizemos um ótimo torneio e sair campeão foi uma felicidade muito grande”, disse o atacante de 18 anos.

Lenny é natural de Armação dos Búzios-RJ, mas toda a família é Argentina. Ele é, inclusive, neto da falecida dançarina, atriz e pop star Nélida Lobato, que morreu em 1982. Atualmente, apenas a mãe do atacante segue morando na Região dos Lagos do Rio.

– Toda a minha família é daqui, só eu que nasci no Brasil. Morei no Brasil até os 16 anos com a minha mãe, mas toda a minha família é daqui. Só minha mãe continua morando lá (Búzios) – conta.

Apesar da ligação com a Argentina, a oportunidade de jogar no país surgiu por meio de um tio e de uma maneira bem inusitada.

– Foi por causa de um tio, que é torcedor do Vélez. Ele conseguiu um teste por meio das redes sociais. Aí eu acabei ficando no Vélez – lembra.

Lenny Lobato é titular no time sub-18 do Vélez — Foto: Divulgação/Lenny

Durante a campanha do título da Superliga, Lenny participou, sempre como titular, de 14 partidas. Foram quatro assistências e quatro gols (dois deles na goleada por 4 a 0 sobre o River Plate, na primeira fase).

– O Vélez é conhecido por revelar muitos jogadores. É uma felicidade muito grande, porque o trabalho aqui é muito bom. Não à toa que este ano e o ano passado foram considerados a melhor base da Argentina. Dois anos seguidos ganhando o torneio geral de todas as bases. É uma alegria muito grande, o trabalho está sendo bem feito e poder ser uma das promessas é muito gratificante.

 Lenny, aliás, está tendo a oportunidade de chamar a atenção de Gabriel Heinze, técnico do time principal do Vélez. O brasileiro tem participado de alguns treinos com o elenco profissional.

– É um sonho estrear no profissional, mas eu sei que é difícil, tem que ser passo a passo, para continuar se destacando para receber no futuro essa oportunidade – afirma.

Apesar do início da carreira estar sendo na Argentina, Lenny, no entanto, quer um dia ter a oportunidade de jogar no país onde nasceu.

– Tenho o sonho de jogar no Brasil desde pequeno, sempre quis. Acompanho muito o futebol brasileiro. Não tenho preferência por algum clube específico, pois são tantos clubes com estruturas tão boas, com histórias incríveis. Jogar no Brasil já seria um sonho muito grande – encerra.

 Globo Esporte