(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Comitiva de Mulheres de Santa Catarina conhece projetos em Mato Grosso do Sul Campo Grande (MS) – Para conhecer as iniciativas de enfrentamento à violência contra mulheres em Mato Grosso do Sul, a comitiva de Mulheres de Santa Catarina esteve nesta quinta-feira (19) visitando a Casa da Mulher Brasileira e a Subsecretaria Estadual das Políticas Públicas para Mulheres – órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). O grupo foi recepcionado pela subsecretária Estadual das Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, e a secretária-adjunta da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Luciana Azambuja falou sobre os projetos que são desenvolvidos pela Subsecretaria e destacou o Centro de Atendimento à Mulher (CAM). “O CAM faz o acolhimento da mulher vítima de violência, oferece serviço psicossocial e encaminha para atendimento especializado. Esse serviço já acontece na Casa da Mulher Brasileira e o CAM, como fica perto da Delegacia da Mulher na região central, é mais um ponto estratégico deste serviço”, destacou a subsecretária.

A desembargadora e coordenadora do Núcleo da Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Salete Silva Sommariva ficou impressionada com o trabalho conjunto realizado na Casa da Mulher Brasileira. “De fato está comprovado que aqui existe a preocupação com as pessoas, isso é que impulsiona o mundo para o bem. Vamos lutar para implantar em nosso estado um pouco do que aprendemos aqui. Mato Grosso do Sul já está na história por essa iniciativa”, elogiou a desembargadora.

 

A comitiva conheceu alguns dos projetos desenvolvidos pela Subsecretaria, como o Projeto “Mulheres: Diálogos e Desafios”, que promove mensalmente palestra e debates sobre assuntos relacionados à mulher; “Rodas de Conversa”, que semanalmente debate sobre o enfrentamento à violência e; o Projeto “Mulheres em Foco”, que exibe filmes sobre a temática de gênero, com posterior discussão, na Unei Feminina, na Unidade Prisional Feminina, Casa Abrigo de Campo Grande e nos presídios femininos dos municípios do interior juntamente com as edições da Caravana da Saúde, além de outras ações.

Ainda compuseram a Comitiva, a deputada Estadual de Santa Catarina, Dirce Heiderschedt; a assessora Valéria Cabral Carvalho, que representa a deputada Estadual Ana Paula Lima; a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente e à Mulher, Patrícia Zimmermann D´Ávila; a secretária de Assistência Social do município de Jaraguá do Sul (SC), Emanuella Christian Wolff; a coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres do Estado de Santa Catarina, Célia Fernandes e a coordenadora de Políticas para Mulheres do município de Florianópolis (SC), Dalva Kaiser.

Serviço – O Centro de Atendimento à Mulher está localizado na rua 7 de Setembro, 1628 Telefone: (67) 3361-7519. A Casa da Mulher Brasileira, na rua Brasilía, s/n; Jardim Imá.

Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)