(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

A novidade é possível a partir de dispositivo inovador que entrega os resultados em apenas alguns minutos

Exames de perfil lipídico, TSH e BHCG com resultados em poucos minutos agora é possível em Campo Grande (MS), graças a tecnologia de um dispositivo que se utiliza de inteligência artificial, o Hilab. De forma rápida e quase indolor, a proposta supera os métodos tradicionais de análises clínicas, associando internet das coisas e inteligência artificial para acelerar o diagnóstico.

Com o equipamento, que cabe na palma da mão e utiliza gotas de sangue do dedo do paciente, possuindo um mecanismo menos invasivo, é possível realizar exames como o de TSH, aquele utilizado para detectar alterações nos níveis do hormônio estimulante da tireoide. O Beta-hCG, teste imunológico de gravidez, e o de perfil lipídico, que trata-se de um grupo de exames pedidos frequentemente, em conjunto, para avaliar o risco de doença cardíaca coronariana. A novidade oferecida em quatro unidades da drogaria São Bento, em Mato Grosso do Sul está facilitando a vida dos usuários que precisam realizá-los. Os clientes, ao irem à farmácia, já podem fazer essa bateria de exames em poucos minutos.

“Nossa pretensão é conciliar um atendimento humanizado às novas tecnologias e tendências do mercado farmacêutico. É preciso se adaptar às inovações e com isso agregar ao atendimento. Em uma semana de atendimento com o novo formato de exames, houve a comercialização de 45 exemplares”, pontua a superintendente da Drogaria São Bento, Flávia Buainain. “Os clientes levam em conta a credibilidade do teste, agilidade e o laudo assinado por um biomédico, pronto para levar ao médico”, destaca ao revelar que duas unidades, entre as que oferecem o teste, atendem 24 horas, aumentando as possibilidades de atendimento.

COMO FUNCIONA

Após a coleta, o sangue é colocado em contato com os reagentes dentro do dispositivo onde a amostra é “digitalizada” e transmitida instantaneamente via internet para análise, pela equipe da Hi Technologies. Em poucos minutos, os profissionais analisam e liberam o laudo validado, também via internet, obedecendo padrões de qualidade, confiabilidade e precisão equivalentes aos métodos já disponíveis no mercado. Todo o processo demora em média de cinco a 10 minutos.

“A chegada do Hilab nas farmácias veio da necessidade de acompanhar a rotina da população, onde métodos mais rápidos na área da saúde são de suma importância. A Hi Technologies se anima com a parceria com a São Bento pois sabemos a ajuda que daremos à população do Mato Grosso do Sul”, comenta Marcus Figueiredo, CEO da Hi Technologies.