(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Com apoio do Governo do Estado, FFMS dá inicio ao Campeonato Estadual neste final de semana

Começa neste final de semana, a primeira rodada da 41ª edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol. Este ano o campeonato contará com 12 clubes, 4 da capital e 8 do interior do Estado, são eles: Operário, Comercial, Novo, Costa Rica, União ABC, 7 de Setembro, Águia Negra, Corumbaense, Urso, Operário AC, Aquidauanense e Serc.

As partidas iniciam no sábado (19) as 16h, em três locais, em Campo Grande, Comercial e Serc se enfrentam no Morenão, ABC e Costa Rica estreiam no Jacques da Luz nas Moreninhas e em Aquidauana, o time da casa, joga contra o Operário de Dourados.

No domingo (20), Novo e Urso, fazem sua estreia nas Moreninhas, as 16h. E no mesmo horário, o Morenão vai receber o clássico, Operário X Corumbaense, o jogo terá transmissão ao vivo pela TV Morena.

O Dirigente do Operário F.C, Coronel Nelson Antônio, deixou suas impressões sobre a partida de estreia contra o rival.

“É importante para o Futebol de Mato Grosso do Sul, ter um dos clássicos logo na primeira partida. A rivalidade está crescendo entre o Operário e o Corumbaense e é uma oportunidade que os dois times tem de verificar a qualidade dos elencos, ambos terão 4 torneios pela frente, a Copa do Brasil, Copa Verde, a Série D e o Campeonato Estadual, logo de início poderemos ver o nível das contratações realizadas para estes torneios e acirrar ainda mais disputa entre os dois times, acredito ser uma bela partida. Esperamos a força da torcida do Galo, estamos em casa, e com certeza acreditamos na nossa vitória neste primeiro jogo da rodada”.

Já o Sete de Setembro terá o Águia Negra como adversário na estreia, finalizando a primeira rodada, da fase classificatória do Estadual, o jogo acontecerá as 20h, no Morenão.

A principal mudança esse ano, está no regulamento da competição. Nesta edição os times estão em um único grupo. Serão 11 rodadas, na primeira fase todos os clubes se enfrentam, classificando para as quartas de final, os 8 melhores.

Nas quartas de final, os confrontos ficam assim: 1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado, 4º colocado x 5º colocado (jogos ida e volta).

Já nas semifinais e finais, o vencedor do primeiro jogo, enfrenta o vencedor do jogo 2, que também vão se enfrentar em jogos de ida e volta.

Os 4 últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. A intenção da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) é ter 10 times na próxima edição.

“A expectativa para esse ano, é ainda maior que do ano passado, tivemos um ótimo público, os torcedores compareceram em peso, esperamos melhorar essa marca nesta edição. Os times estão se preparando, contratando jogadores de renome, acreditamos que será uma temporada produtiva com jogos da melhor qualidade”, destacou o vice-presidente da Federação de Futebol de MS, Marco Antônio Tavares.

Assim como nos anos anteriores, o Governo do Estado por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), irá custear as despesas da Série A do Campeonato Estadual, com alimentação, hospedagem, taxas de arbitragem das equipes, camisetas e faixas para divulgação, apoiando a realização de um dos campeonatos mais importantes do MS.

O diretor-executivo da Fundesporte, Dr. Silvio Lobo, comentou sobre a importância do Estadual para o esporte no MS.

“A Fundesporte, inicia o calendário desportivo como todos os anos, apoiando a Federação de Futebol do MS, na realização do Campeonato Estadual, que entendemos ser um evento fundamental para o esporte sul-mato-grossense. Teremos uma semana maravilhosa, em que os torcedores, jovens, adultos e crianças, poderão assistir as disputas tanto na capital, como no interior, e vivenciar esse clima esportivo, além de conhecer os representantes do MS no ano de 2019 no cenário nacional da modalidade, serão momentos de fortes emoções e clássicos”, pontuou.

Entre as cidades já definidas para os jogos estão: Aquidauana, Campo Grande, Costa Rica e Rio Brilhante, serão 80 partidas no total.

As finais serão disputadas nos dias 14 e 21 de abril. O campeão e vice-campeão sul-mato-grossense vão representar o Estado na Série D e na Copa do Brasil em 2020.

Vanessa Ayala – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE)