(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Aracaju (SE) – O ciclismo e o wrestling (luta olímpica) garantiram, nesta segunda-feira (12), mais quatro pódios para Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju (SE). Com estas conquistas, o estado já soma 14 medalhas na maior competição para atletas jovens do país, ultrapassando a marca da última edição (12 medalhas), realizada em Blumenau (SC), em 2019, na faixa etária de 15 a 17 anos. A delegação estadual é coordenada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O sul-mato-grossense Marciel Martinez Gonçalves retornará com a bagagem mais pesada para casa, com duas medalhas de ouro. Após ter subido ao lugar mais alto do pódio no estilo livre, no domingo (11), o atleta de 16 anos voltou a ser campeão, desta vez na luta greco-romana, na categoria até 110 kg.

Momento único na vida de Marciel, que pratica a modalidade há cerca de quatro e compete pela primeira vez nos Jogos da Juventude. “Felicidade muito grande, treinei duro para isso. Esses jogos serão um degrau a mais na minha carreira”, diz o estudante-atleta, que teve de virar a luta final para sair com o ouro.

“Meu professor [Agnaldo Santos] fala sempre para darmos o nosso melhor até o final da luta. Então, na hora eu pensei nele e fiz isso. Estava perdendo, dei o meu melhor até o fim e deu tudo certo”, conclui Marciel. Também no wrestling, Luan Alves Cabral conseguiu medalhar pela segunda vez na competição. Prata no estilo livre, agora o lutador de Mato Grosso do Sul terminou com o bronze na categoria até 55 kg. O wrestling se despede dos Jogos nesta terça-feira (13), com os embates por equipes. Mato Grosso do Sul faz parceria com o Espírito Santo e vai em busca de mais pódios.

Leia  Suspeita de manipulação de resultados, Leila, do Palmeiras, terá de se explicar

No ciclismo, mais duas para Mato Grosso do Sul no quadro geral de medalhas e com direito a pódio compartilhado, no segundo dia de disputas. Na prova individual por pontos (australiana), Peterson Augusto Fernandes (17 pontos) e Thiago Onofre Boazal (14 pontos) faturaram prata e bronze, respectivamente, atrás apenas do sergipano Daniel Lima, que chegou a 53 pontos. Nesta terça-feira (13) acontece a última prova da modalidade, a de resistência.

Já na capital sergipana, as equipes feminina e masculina de basquetebol e handebol também estreiam nesta terça-feira (13). Na primeira divisão, o basquete masculino encara o Paraná, enquanto as meninas, na segunda divisão, enfrentam o Tocantins. O handebol feminino de Mato Grosso do Sul começa sua participação nos Jogos da Juventude diante do Distrito Federal. Por sua vez, o masculino terá pela frente o Amazonas.

Marca superada

Até o momento, Mato Grosso do Sul conquistou 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2022, sendo quatro de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. Há três anos, na última edição do evento, em Blumenau (SC), o estado alcançou 12 medalhas (dois ouros, uma prata e nove bronzes), levando em consideração apenas a faixa etária de 15 a 17 anos, já que a competição também reunia estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos.

Os Jogos da Juventude 2022 são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúnem mais de quatro mil atletas de 1.856 escolas, que representam todos os estados do país e o Distrito Federal em 16 modalidades. A delegação sul-mato-grossense, no total, tem 134 participantes, somando-se todas as etapas. O evento multiesportivo termina no dia 17 de setembro.

Confira todas as medalhas asseguradas por Mato Grosso do Sul até agora nos Jogos da Juventude 2022:

12.09.2022- Jogos da Juventude 2022 – Aracaju (SE) – de 02 a 17 de Setembro – Ciclismo Masculino – Prova por Pontos e – Esq/Dir: Peterson Augusto Fernandes (MS), Daniel Lima (SE) e Thiago Onofre Boazal(MS) Foto:Alexandre Loureiro/COB

14 medalhas: 4 ouros, 5 pratas e 5 bronzes

Leia  Suspeita de manipulação de resultados, Leila, do Palmeiras, terá de se explicar

Ouro – Isabela Rosa Dantas, no lançamento do dardo (atletismo)

Ouro – voleibol masculino – terceira divisão

Ouro – Marciel Martinez Gonçalves – estilo livre até 110 kg (wrestling)

Ouro – Marciel Martinez Gonçalves – estilo greco-romano até 110 kg (wrestling)

Prata – Amanda Campos Abdallah, nos 200 metros borboleta (natação)

Prata – Bruna Ramos Scaff, nos 200 metros borboleta (natação)

Prata – futsal masculino – segunda divisão

Prata – Luan Alves Cabral – estilo livre até 55 kg (wrestling)

Prata – Peterson Fernandes – prova por pontos (ciclismo)

Bronze – Ana Laura Pereira Cordeiro, nos 800 metros (atletismo)

Bronze – voleibol feminino – segunda divisão

Bronze – José Luiz Prado – estilo livre até 65 kg (wrestling)

Bronze – Thiago Boazal – prova por pontos (ciclismo)

Bronze – Luan Alves Cabral – estilo greco-romano até 55 kg (wrestling)

Veja todos os detalhes no boletim: Boletim geral nº 13 – Jogos da Juventude 2022

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Paulo Palhares/CRE-Três Lagoas