A rotina puxada de estar às 4h30 no ponto para pegar o primeiro de três ônibus que a levam até o trabalho, não tira o sorriso do rosto de Daniele Batista Silva. A felicidade é pelo novo emprego como motorista de carreta, sonhado por tantos anos. A oportunidade foi possível graças ao Voucher Transportador do MS Qualifica, que prepara profissionais para o mercado de trabalho.
Apenas dez dias separam o recebimento da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria E, do exame admissional na empresa Rodobelo. A habilitação foi entregue no dia 21 de dezembro de 2023, pelas mãos do governador, Eduardo Riedel. E no primeiro dia útil de 2024, ela já estava fazendo exame admissional para iniciar na empresa que a contratou, mesmo sem experiência no transporte de produtos perigosos.
“Uma realização enorme, uma oportunidade que eu realmente não esperava, pela falta de experiência. Mas já que a oportunidade veio, vou fazer jus e vestir a camisa, procurar absorver todo o ensinamento. Neste início estou em treinamento, por ser um trabalho que necessita rodar esse mundão de meu Deus, é uma profissão de risco de acidente, até mesmo explosão por se tratar de transporte de produtos inflamáveis. É uma área que sempre almejei, então vamos lá com sabedoria, responsabilidade e foco”, relata.
“Uma realização enorme”
Daniele faz parte de um pequeno grupo de mulheres motoristas de veículos de carga pesada. Dos 12,3 mil motoristas de categoria “E” no Estado, apenas 1,13% são mulheres. O Voucher Transportador pode melhorar esse cenário, considerando que existem 363 delas, transitando no Programa. Na empresa Rodobelo, Dani se tornou a terceira mulher motorista de transporte de inflamáveis numa equipe de 68 motoristas.
A empresária Bruna Pavoni, que contratou Daniele, avalia positivamente o Voucher Transportador, que vem de encontro com a política da Rodobelo.
“Dar oportunidade de trabalho àqueles que ainda não tiveram a chance de ingressar no mercado e mostrar o quanto são capazes de desempenhar um bom trabalho. Na grande maioria das vezes ficávamos de mãos atadas pois, o custo da qualificação para a função de motorista ou apenas a inclusão de uma letra na CNH, são bem expressivos e nem todos tem esse valor disponível. O programa surgiu na hora certa e trará muitos benefícios ao nosso setor pois temos uma alta demanda de contratação de motoristas e muitas vezes tínhamos que correr aos estados vizinhos por falta de mão de obra qualificada em nosso Estado”.
Gerar oportunidades por meio da qualificação profissional faz parte dos pilares de gestão do governador Eduardo Riedel. “A prosperidade e o crescimento é um instrumento que se faz com educação e qualificação. A gente vai inserir as pessoas dentro desse processo. Vamos entregar em breve mil carteiras de motoristas D e E para todo o Estado, junto com a carteira de trabalho. Não é a carteira de motorista, é a carteira de trabalho, porque ele sai dali empregado, este é o maior programa social que a gente pode oferecer para a nossa gente”, afirmou o governador.
O Voucher Transportador, integra o Programa MS Qualifica. O objetivo é atender a demanda do setor de transportes, que tem vagas disponíveis para motoristas, mas não consegue preencher as funções por falta de qualificação dos profissionais. A chegada de grandes indústrias ao Estado, como a Suzano e a Arauco, além da Rota Bioceânica, aumentou a necessidade de mão de obra qualificada do setor.
Daniele integra o grupo de 140 mulheres de MS aptas a conduzir veículos com unidades acopladas acima de 6 toneladas
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido pela Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest Senat, e o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS).
Novos Sonhos
Apesar de todas as dificuldades que enfrentou ao longo de seus quase 45 anos, Daniele agora almeja um novo futuro. “Quero trabalhar bastante dentro do permitido, é claro, e batalhar para conseguir minha tão sonhada casa. Não quero ter uma vida de rico, mas quero começar a viver e parar de sobreviver. Desde o falecimento do meu esposo estou sobrevivendo. Penso no quanto ele ficaria orgulhoso em ver que não desisti e que apesar de todas dificuldades ainda estou buscando o melhor pra mim”.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou os prazos para realização do exame toxicológico periódico, para condutores com as categorias C, D e E. A mudança vale para todos os casos nos quais o exame esteja vencido desde 2017.
Conforme a deliberação que confirmou a mudança, o prazo agora será escalonado para condutores com validade da CNH entre janeiro e junho – até 31 de março de 2024, e condutores com validade da CNH entre julho e dezembro – até 30 de abril de 2024.
Exame toxicológico
Condutores que não fizerem a renovação podem ser multados em R$ 1.467,35. Em caso de reincidência do flagrante do exame toxicológico vencido, dentro do período de um ano, o valor da multa dobra para R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir. O Contran ainda não regulamentou, como será aplicada a multa após os prazos.
“A infração é considerada gravíssima, e o motorista perde sete pontos na carteira”, lembra o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Santos.
O exame toxicológico deve ser feito em clínicas credenciadas pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Amostras de cabelo, pele ou unhas podem ser usadas no teste, que identifica se o condutor fez o uso de alguma substância proibida, como drogas.
A validade é de dois anos e seis meses. Caso o exame tenha resultado positivo, o motorista tem o direito de dirigir suspenso e fica impedido de emitir ou renovar a CNH por 90 dias.
Para melhorar e ampliar a oferta de ações e serviços em saúde à população sul-mato-grossense, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado), investe mais de R$ 29 milhões nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Publicada em Diário Oficial, a Resolução n. 168/SES/MS institui incentivo de custeio para ações e serviços públicos de saúde.
O investimento tem como objetivo o fortalecimento de diversas ações de saúde municipais, em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), a fim de reduzir as desigualdades regionais.
Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a resolução visa fortalecer as ações em saúde dos municípios no enfrentamento de desafios.
“Os custos em saúde são crescentes, a maioria dos municípios sofreram muito com a desestruturação dos seus sistemas municipais de saúde na pandemia, e isto associado ao custo da judicialização da saúde tem castigado os cofres das prefeituras. Desta forma, a resolução vai auxiliar no enfrentamento destes desafios apontados”, avalia Simões.
O incentivo tem o valor total de R$ 29.525.613,00 e será distribuído de acordo com a população de cada município. A ação deverá ser incluída pelo município a PAS (Programação Anual de Saúde) e a prestação de contas realizada por meio do RAG (Relatório Anual de Gestão).
O recurso será repassado em parcela única, diretamente do Fundo Especial de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.
O governador Eduardo Riedel anunciou os novos secretários que farão parte do primeiro escalão da gestão estadual. O empresário e executivo Rodrigo Perez assume o comando da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e João César Mattogrosso o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil.
Rodrigo Perez, Pedro Caravina e governador (Foto: Álvaro Rezende)
Rodrigo Perez entra no lugar de Pedro Caravina, que vai assumir o seu mandato como deputado estadual. “Caravina foi fantástico na sua função e agora vai exercer seu mandato no qual foi eleito na Assembleia. Respeitei a sua decisão e sua trajetória política. Ele trouxe muita experiência e bom trabalho como gestor neste ano que ficou à frente da Segov”, afirmou o governador.
Riedel explicou que convidou Perez para assumir a Segov por ele ter este perfil de gestor e já ter participado inclusive da formação do plano de governo. “Empresário e administrador, que já participou da elaboração do nosso plano e da construção da nossa gestão. Ele será o guardião do rumo a ser tomado pelo Governo, facilitador junto às secretarias e interlocutor do Governo no contato com diversos segmentos”, completou o governador.
Rodrigo Perez vai assumir a Segov (Foto: Saul Schramm)
Rodrigo afirmou que terá um ano de grandes desafios e vai dar continuidade aos trabalhos já realizados na Segov. “O Governo vai continuar fazendo as entregas e terei a missão de apoiar o governador nas ações que estão em andamento, para que os bons resultados continuem acontecendo no Estado. Serei o guardião dos nossos valores e vou trabalhar junto às demais secretarias para atingir nossos objetivos”.
Caravina agradeceu a confiança e disse que vai continuar defendendo o Governo do Estado na Assembleia Legislativa. “Estou indo exercer o meu mandato, neste ano eleitoral, mas vou apoiar esta gestão no legislativo, pois tenho o mesmo objetivo de melhorar a vida das pessoas”.
João César Mattogrosso será secretário-adjunto da Casa Civil (Foto: Álvaro Rezende)
Casa Civil
O deputado João César Mattogrosso deixa a Assembleia para assumir o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil. Ele vai contribuir na articulação política junto ao legislativo estadual e municipal, além do contato com os prefeitos das 79 cidades do Estado.
Governador durante coletiva de imprensa (Foto: Saul Schramm)
“Com sua experiência política, o João Cesar vai nos ajudar muito no contato com os prefeitos, articulação com os vereadores e na Assembleia Legislativa. Trabalhar junto com o Eduardo Rocha (chefe da Casa Civil). Confiamos muito na sua capacidade para realizar este trabalho tão importante”, descreveu o governador.
João César afirmou que a expectativa é a melhor possível para função. “Já tenho minha história no legislativo municipal e estadual, assim como secretário no Executivo Estadual. Vou somar este conhecimento com o Eduardo (Rocha) para fortalecer ainda mais o Governo com os municípios e deputados”.
Saída
O governador também anunciou a saída de Ana Nardes do cargo de secretária de Administração. Ela vai deixar o comando da pasta, mas deve permanecer na gestão estadual. Até o carnaval será escolhido o seu substituto para conduzir a SAD (Secretaria de Estado de Administração).
Ana Nardes vai deixar comando da SAD (Foto: Álvaro Rezende)
“Tenho só que agradecer ao governador pela confiança e minha saída foi uma decisão pessoal. Desde o começo da nova gestão aceitei que ficaria apenas por um ano. Entendo que já cumpri minha missão e posso contribuir em outros lugares, para ajudar ainda mais. Estamos conversando sobre o perfil para assumir a pasta, que é transversal pelo contato com todas as secretarias”, explicou Nardes.
Riedel adiantou que o novo secretário da SAD precisa ter a capacidade técnica para liderar uma pasta que é importante para condução do Governo. “Ela tem relação direta com mais de 47 categorias do Estado, trata do processo licitatório e patrimonial e está neste momento no processo de modernização”.
Além do novo secretário de Administração, até o Carnaval devem ser definidos os secretários-adjuntos da SED (Secretaria Estadual de Educação), SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Governador Eduardo Riedel fala sobre novos secretários (Foto: Saul Schramm)
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Foto Capa: Saul Schramm
É a segunda maior indicação de recursos da bancada do PT na Câmara Federal
Prestes a completar um ano como deputada federal por Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT/MS) divulgou o balanço final de recursos indicados pelo seu mandato para o MS. No total, foram R$32.844.948,94 em indicações de recursos articulados pela parlamentar junto aos Ministérios do Governo Federal destinados para 27 municípios, além do Governo do Estado.
Entre os 81 parlamentares do Bloco Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) na Câmara Federal, apenas o líder Zeca Dirceu (PT/PR) teve mais recursos que Camila Jara. Nem mesmo outros parlamentares reeleitos, que já eram deputados em 2022 – quando o orçamento de 2023 foi definido, com emendas individuais impositivas e cotas de bancada – superaram os valores da parlamentar sul-mato-grossense em recursos extras de transferências voluntárias.
Capital
Para Campo Grande, a capital do MS, foram destinados R$13.832.594,00, que serão usados na melhoria do atendimento de saúde, incluindo a Maternidade Cândido Mariano, a Santa Casa de Campo Grande, a Funcraf, o Hospital Nosso Lar, Hospital São Julião e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a rede odontológica, e assistência social, para projetos que atendem mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua.
Os recursos também serão usados para melhorar a infraestrutura urbana e de mobilidade da Capital, recapeando e adequando as vias de acesso ao bairro Moreninhas. O total de R$5 milhões será utilizado para revitalização e readequação das ciclovias da Av. Consul Assaf Trad, Parque Sóter e Av. Nelly Martins.
“A questão da mobilidade urbana é um dos maiores problemas de Campo Grande. Levamos a situação ao Ministério das Cidades e apresentamos a necessidade e a urgência de construir novas ciclovias e interligar as que já existem, melhorando a qualidade da pista, sinalização, entre outros. Conseguimos articular R$5 milhões e vamos continuar trabalhando para tornar o trânsito da Capital mais acessível, diverso e seguro para todos”, afirma a deputada.
Maiores cidades
Entre as cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul (além de Campo Grande), Dourados, Corumbá e Ponta Porã também foram contempladas.
Em Dourados, os recursos somam R$1.075.000,00 e serão utilizados para a manutenção de infraestrutura urbana, como asfaltamento, sinalização e faixas elevadas, principalmente próximo a escolas e creches, aumentando a segurança de pedestres e ciclistas.
Estão previstos também recursos para a manutenção de instituições que prestam atendimento médico especializado de média e alta complexidade, incluindo oncologia.
O valor de R$694.812,00 será utilizado para a aquisição de uma nova ambulância para Corumbá e para estruturar o atendimento de atenção primária à saúde em assentamos da cidade.
Em Ponta Porã, o assentamento Itamaraty, considerado o maior do Brasil, receberá recurso na ordem de R$380 mil para a implantação de 10 estufas, que serão utilizadas pela Cooperativa dos Agricultores Familiares do Itamaraty e pelas Mulheres Camponesas.
Demais recursos
Os mais de R$17 milhões restantes foram indicados para outros 2 municípios para atender demandas urgentes em áreas prioritárias, como a estruturação de unidades de saúde, contratação de médicos, aquisição de equipamentos de exames e de ambulância, reforma e revitalização de praças públicas e áreas de lazer e esporte, infraestrutura produtiva, entre outros. Acesse a tabela completa aqui.
Bianca Bianchi – Assessora de Imprensa | Comunicação
O ex-vereador de Sidrolândia, Jonas Rodrigues, veio a óbito nesta quarta-feira (24), após lutar contra um câncer descoberto há poucos meses.
Atualmente, Jonas era suplemte pleo partido MDB. Ele foi vereador em Sidrolândia por dois mandatos e era servidor de carreira da Câmara do Município, que lamentou o ocorrido.
“Lamentamos informar o falecimento de Jonas Rodrigues, aos 54 anos de idade. Ex-vereador e dedicado funcionário público de carreira, sua contribuição para a comunidade será lembrada. Expressamos nossas sinceras condolências à família e amigos, desejando força neste momento difícil”, diz a nota.
Devido a perda, a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), decretou luto oficial de três dias no município.