Aviários no sistema dark house que asseguram a luminosidade perfeita, juntamente com a possibilidade de controlar, além de fatores como temperatura, a estimulação da nutrição, bem como o sistema de bebedouros, e que ainda oferece sustentabilidade por produzir menos gases de efeito estufa, painel eletrônico e aquecimento, movidos a energia solar.
Todas estas modernidades podem ser vistas em diversos aviários de Sidrolândia, onde as instalações antigas estão sendo trocadas por granjas tecnificadas.
Aviários foram modernizados com energia solar para atender as demandas do programa do Governo
As inovações e investimentos estão sendo garantidos por meio de incentivos do Governo de Mato Grosso do Sul, como o programa Frango Vida, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que ajuda a manter a saúde do rebanho e a biossegurança nas instalações avícolas, apoiando os produtores em ações para regularização ambiental, sanitária, trabalhista e de adoção das boas práticas de produção nos aviários.
No município, 83 avicultores inscritos no programa receberam R$ 12,7 milhões no ano passado, valores que estão sendo convertidos na modernização das unidades de produção.
No ano passado em todo o MS, 286 avicultores foram beneficiados com o repasse de R$ 36,5 milhões no primeiro ano de aplicação do programa, criado em 2003 no âmbito do Proape (Programa de Avanços da Pecuária de Mato Grosso do Sul) e que foi implementado com base na resolução conjunta 86 publicada na edição de 23 de setembro de 2022, que definiu as regras do programa na parte relativa à avicultura.
Produtor Daniel Miotto que é um dos beneficiários do Frango Vida em Sidrolândia
Um deles é o produtor Daniel Miotto, que iniciou a atividade há cinco anos em Sidrolândia e aderiu ao Frango Vida há 10 meses. Ele tem duas granjas onde produz 64 mil aves. Com os incentivos ele deve chegar a 200 mil aves.
“O Frango Vida ajudou muito em investimentos que a gente vinha programando, melhorias que faríamos em dois anos conseguimos adiantar. Investi em biosseguridade nas propriedades. Primeiro foi em composteira, isolamento e agora estou investindo em melhoramento de equipamentos. Fica menos tempo no barracão porque você tem equipamentos de tecnologia. O programa ajudou muito na questão financeira que a gente vinha passando momentos difíceis”, enfatizou.
“Este ano vou climatizar mais quatro barracões juntando o dinheiro do Proape mais o que eu tenho, que é um incentivo grande. Antes eu tinha que entrar em banco e agora não preciso mais. Esta é a grande vantagem”, destaca Miotto.
Outro exemplo de sucesso do Frango Vida pode ser conferido na propriedade da Família Rossoni, que conta com 8 aviários que produzem até 170 mil aves por período. O empreendimento é administrado por três mulheres de fibra.
A mãe Joseli e as filhas Geisa e Mirella. As avicultoras aderiam ao programa Frango Vida, do Governo do Estado há um ano e já sentem a diferença na renda na produção.
“Estas coisas, usina solar e outras práticas sustentáveis só foram possíveis com a ajuda do Frango Vida. Antes não conseguíamos inovar, mas agora vemos um grande desenvolvimento”, comentou Mirella Rossoni, que cuida da parte financeira e administrativa das granjas, e completa a fala.
“Sempre estamos melhorando e buscando inovação. Com apoio do Proape – Frango Vida, do Governo de Mato Grosso do Sul começamos a investir na modernização. Colocamos placa solar há dois anos, temos uma usina solar que garante o aquecimento. Implantamos no ano passado fornos em cada um dos aviários para melhorar a ambiência”, discorre.
Família Rosssoni que trabalha unida na produção de aves em Sidrolândia
Ela destaca que o programa permite grandes melhorias no negócio. “Estamos sempre em constante melhoria, não podemos deixar decair porque senão fica mais caro a atividade. Temos que deixar tudo alinhado, sempre fazendo manutenção”, salienta lembrando que o Frango Vida ajudou muito na produção.
“O programa Frango Vida é uma política pública que veio de encontro aos anseios dos produtores, que com muita paciência esperaram por este incentivo financeiro, pois as modernizações, estão acontecendo muito rápido e os produtores não estavam dando conta de acompanhar, e estavam prevendo ficar com suas instalações obsoletas e sem avançar nas adequações mais tecnológicas”, acrescentou o gestor de avicultura da Semadesc.
O presidente da Avisidro Jean Zimmer, o produtor Daniel e o gestor da Seamdesc Rubens Corrêa
Importância
O presidente da Associação dos Avicultores de Sidrolândia, Jean Zimmer, destaca a importância do programa que foi desenvolvido em conjunto entre o Governo de Mato Grosso do Sul e as associações ligadas a avicultura estadual.
“Para nós o Frango Vida é estratégico para o produtor porque o recurso pode ser destinado a investimentos necessários para adequar os aviários antigos com a troca de equipamentos dentro do processo de modernização”.
Os 83 avicultores do município que participam do Frango Vida foram responsáveis pela engorda de 30.725.340 frangos abatidos na unidade da JBS. Do grupo, dois receberam o teto de incentivo (recebimento o equivalente a 50% do ICMS pago pela indústria); 38 tiveram 48,5% e 43, foram contemplados com 47%.
Entre as obrigações que os produtores precisam fazer para serem habilitados no programa, está a obtenção da outorga do direito de uso da água junto ao Imasul com estimativa do volume consumido; dispor da ART de um o geólogo que fará o monitoramento da qualidade da água retirada do subsolo utilizada para dessedentação das aves.
Além disso, conforme explica o gestor de avicultura da Semadesc, Rubens Flávio Mello Corrêa, é necessário na parte de saúde animal contar com o Crea (Certificado de Registro de Estabelecimento Avícola) ativo, registrado e emitido pela Iagro, em consonância com as normas do PNSA (Programa Nacional de Sanidade Avícola), com normas determinadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e que por delegação de competência são operacionalizadas pela Iagro.
Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc Fotos: Mairinco de Pauda
O primeiro emplacamento digital gratuito está entre os mais recentes serviços lançados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Do dia 14 a 25 de março, a Diretoria de Registro e Controle de Veículos (Dirve) validou 52 emplacamentos solicitados pelo Portal de Serviços Meu Detran.
O novo serviço reduz a burocracia e facilita a vida do cidadão no processo de emissão de documentos CRLV e da Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro. O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.
“O Detran-MS é uma referência em serviços digitais que facilitam a vida do cidadão. Com o Primeiro Emplacamento Digital é possível fazer tudo pelo computador, emitir o CRLV-e e ir direto a uma das estampadoras credenciadas adquirir a placa. Facilidade e economia de tempo, são as maiores vantagens nesse novo serviço”, afirma a Diretora de Registro e Controle de Veículos, Priscilla Rezende.
Um dos critérios para pedir o primeiro emplacamento digital é possuir conta no GOV.BR pois a assinatura do documento será eletrônica. Outro ponto fundamental, é que apenas o proprietário pode realizar a solicitação de Primeiro Emplacamento pelo site do Detran-MS. Vale ressaltar que ao pedir o emplacamento pelo Portal Meu Detran não existe a possibilidade de realizar escolha de placa.
Como pedir o Primeiro Emplacamento de Veículo?
No Portal de Serviços Meu Detran a solicitação de primeiro emplacamento é composta de algumas etapas: confirmação de pré-cadastro, informação do proprietário, validação de protocolo, emissão de guia, assinatura de processo CGV (Cadastro Geral de Veículos) via GOV.BR, e finaliza o processo com o anexo de documentos.
Ao escolher a opção nova solicitação, o cidadão precisará incluir informações referentes ao chassi do veículo, número da Nota Fiscal Eletrônica (NFE), e chave de acesso. Vale lembrar que todas essas informações estarão na nota fiscal do veículo. O próximo passo é a conferência das informações, seguido de documento oficial, e endereço residencial que consta no cadastro. “É fundamental que o endereço de e-mail esteja correto, pois toda comunicação será realizada via e-mail”, explica Rezende.
Após validação do protocolo recebido no e-mail, será gerada a guia de pagamento, sendo obrigatório a visualização para dar continuidade. Na próxima etapa o proprietário faz o download do CGV, e automaticamente será direcionado para o GOV.BR para que seja feita a assinatura digital do documento.
De volta na página logada do Meu Detran, será necessário anexar documentos de identificação do proprietário, a nota fiscal do veículo, e o CGV assinado digitalmente. Ao concluir, o Detran recebe as informações digitalmente, valida as informações, e o cliente será notificado por e-mail da disponibilidade do documento e da autorização de estampagem que poderá ser feita em qualquer estampadora credenciada do Detran-MS.
“Era o que meu coração pedia”. Com esse pensamento convicto, Michelle Lopes Pereira resolveu devolver seu cartão do programa “Mais Social” e deixar o benefício que tanto a ajudou por muitos anos. Agora ela entende que não precisa mais da ajuda, já que conseguiu se reerguer, montar seu negócio e tem condições de pagar suas contas. “Tenho que abrir espaço e oportunidade para quem precisa”.
Michelle em sua lanchonete na Capital
Moradora de Campo Grande, Michelle passou por uma fase difícil em sua vida, em que só o marido trabalhava fora e ela tinha duas filhas para sustentar. O benefício do Mais Social ajudava a fazer a compra do mês. “Nessa época minhas filhas eram pequenas, não tinha com quem deixar e o dinheiro era curto lá em casa. O benefício me ajudou a alimentar minhas filhas”.
Ela lembra angustiada que o momento mais doloroso era no começo do ano, quando não tinha condições de comprar material, cadernos e até os tênis que suas filhas precisavam para voltar as aulas. “Você sabe que elas precisam, mas não consegue comprar”.
Tudo começou a mudar quando seu irmão, funcionário da JBS, contou a ela que não havia lugares para eles comerem na saída do serviço. “Ele teve a ideia e eu resolvi vender salgado na frente da empresa, levava um isopor na porta ou na beirada da rodovia. Depois consegui comprar uma tendinha, então veio o trailer móvel, até montarmos nossa lanchonete”.
Michelle Lopes conseguiu melhorar de vida e devolveu cartão
Dificuldades pelo caminho
Michelle relata que para chegar neste momento teve muitas situações difíceis, inclusive um acidente na rodovia BR-060, em que seu trailer tombou e ela perdeu toda a produção de salgados. O veículo invadiu a pista contrária durante uma grande tempestade, com rajadas de vento. Ela estava com seu marido e filha, mas ninguém se feriu. Os prejuízos foram financeiros.
“Precisei de muita coragem, determinação, persistência. Foi muito difícil, enfrentamos muita coisa para estarmos aqui hoje, mas nunca desistimos. Passamos por coisas horríveis, mas nós persistimos. O objetivo agora é crescer cada vez mais. Trabalho com que amo, faço tudo com amor e sempre tenho um sorriso para receber meus clientes”, destacou.
A lanchonete perto da rodovia, na frente da JBS, tem uma clientela movimentada e fiel. Para isso, trabalha de domingo a domingo. “De segunda a sexta vendo os salgados na lanchonete, mas no sábado e domingo tem que preparar e organizar tudo para semana, porque eu mesmo produzo os salgados e bolos”.
Michelle contou que programa a ajudou nos momentos difíceis
Dar o próximo passo
Com essa mudança de vida, Michelle resolveu devolver o cartão social e deixar o programa do Governo do Estado que a ajudou nos momentos difíceis. “Decidi sair do programa, porque hoje já estou bem. Tenho condições de pagar minhas contas, minhas filhas estão bem encaminhadas, graças a Deus”.
Ela deixou o programa porque conseguiu dar o próximo passo profissional
Ela pondera que muitas mães estão passando pelas dificuldades e necessidades que ela já passou. “Me senti no dever de devolver o cartão. Por isso liguei lá na secretaria (Sead), fui até lá e assinei o termo de devolução. Antes disso, muitas pessoas tentaram me convencer do contrário, mas agora tem gente precisando mais do que eu”.
A nova empreendedora é um exemplo do beneficiário (Mais Social) que precisou da ajuda do Governo do Estado, mas agora conseguiu dar a volta por cima e tem condições de pagar suas contas e seguir em frente.
O governador Eduardo Riedel disse que a decisão de Michelle é um exemplo a ser seguido. “O objetivo do Estado é dar condições para as pessoas melhorarem de vida. É crescer sem deixar ninguém para trás. O primeiro passo é a transferência de renda, com programas como o Mais Social e o Conta de Luz Zero, mas o real crescimento é a inclusão das pessoas na oportunidade de ter renda”, disse.
“Quando a Michelle mais precisou, porque no começo estava desempregada e depois ainda não tinha renda suficiente para pagar as contas, ela contou com o Mais Social. Depois, a situação melhorou e ela fez como a Vera e o Odair, de Naviraí, que devolveram os cartões para oportunizar que outras pessoas em situação de vulnerabilidade entrem no programa. Isso revela a consciência dos beneficiários que melhoraram de vida através da conquista da autonomia e independência financeira e que existe um crescimento econômico importante em Mato Grosso do Sul, que gera oportunidades”, acrescentou o governador.
Programa social
O programa Mais Social oferece um “cartão social” para que a família beneficiada possa fazer suas compras do mês, na aquisição de alimentos, produtos de limpeza e higiene, além de gás de cozinha. Neste ano inclusive recebeu um reajuste no valor, chegando a R$ 450 por mês.
Conduzido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), o programa é um auxílio financeiro do Governo do Estado e tem por objetivo prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, bem como promover a inclusão social.
“O Mais Social é um suporte crucial para muitos sul-mato-grossenses que estão, momentaneamente, em situação de vulnerabilidade social. E esse é o propósito maior, de fornecer assistência às pessoas que enfrentam dificuldades em circunstâncias desafiadoras, garantindo, por exemplo, alimentação para sua família. É uma alegria vermos situações como essa, na qual uma ex-beneficiária consegue seguir sem o programa. Orientamos e incentivamos aos nossos beneficiários para que esse caminho seja trilhado por todos”, destaca a titular da Sead, Patrícia Elias Cozzolino.
Cartão social ajudou famílias com R$ 450 por mês (Foto: Arquivo)
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS Fotos: Bruno Rezende
Com milhares de hectares já ocupados por florestas plantadas, Mato Grosso do Sul aparece em posição de destaque no setor florestal, área que surge recentemente como um dos expoentes econômicos do Brasil e, atualmente, um dos principais do território sul-mato-grossense, em especial para o setor de celulose – que lidera as exportações locais.
Diante desse panorama, o governador Eduardo Riedel, o vice José Carlos Barbosa (Barbosinha) e o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) participaram nesta tarde do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 e do Painel da Floresta+. Ambos eventos foram realizados em Brasília (DF).
Encabeçado pelo Ministério da Agricultura, comandado pelo ministro Alexandre Fávaro, o plano aponta adequações das estratégias de sustentabilidade para a silvicultura brasileira, além de todo o setor florestal. Também esteve presente no evento a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, entre outras autoridades da esfera federal.
“O lançamento desse plano é importante, tem um simbolismo de passar a mensagem de que a floresta plantada, além de toda consequência econômica, social e de desenvolvimento, ela também é altamente sustentável no processo de captura de carbono, de contribuição para o balanço de carbono que Mato Grosso do Sul tanto almeja chegar até 2030, com o carbono neutro”, frisa Eduardo Riedel em entrevista ao final do evento.
O governador ainda seguiu destacando que parte do crescimento de 6,6% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense em 2023 ocorre pelo desenvolvimento do setor florestal. “Temos o terceiro maior crescimento do país, taxa de desemprego baixa, a segunda menor taxa de pobreza. Isso é consequência não só de vários investimentos, mas dessa contribuição”.
Floresta plantada é agro sustentável
Eduardo Riedel destaca também que o plano apresentado é moderno, contemporâneo e tem objetivos claros, itens que Mato Grosso do Sul já adota há alguns anos e, segundo ele, “é responsável por parcela importante do desenvolvimento gerado em Mato Grosso do Sul”.
“Ser altamente sustentável está na essência do agronegócio sul-mato-grossense. Os produtores de Mato Grosso do Sul estão de parabéns, pois adotam o plantio direto, tecnologia, genética, sanidade, máquinas de alta eficiência e baixa emissão carbono em todas cadeias produtivas, desde os grãos, cana e floresta plantada, até pecuária de corte, suínos e aves. Temos um agro referência para Brasil e isso nos dá muito orgulho”, frisa Riedel.
Além disso, a capacidade do Estado em mostrar suas potencialidades para o Brasil e o mundo também foram lembradas. “Isso é importantíssimo, pois abre oportunidade de atração de capital, abre oportunidade para que conheçam nossa realidade em Mato Grosso do Sul. Estamos nessa agenda internacional buscando nos colocar cada vez mais, com essa visão atual, moderna, e que possa resultar em oportunidades para a nossa gente”, finaliza o governador.
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS Foto de capa: Guilherme Martimon/Mapa
Galeria 1: Guilherme Martimon/Mapa
Galeria 2: Eduardo Teles
A rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica está disponível em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Para assegurar e garantir o acesso aos serviços de proteção, o Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realiza hoje (20) a ‘I Conferência Estadual das Delegacias de Atendimento às Mulheres do MS’.
O evento capacita os policiais que lidam diariamente com ocorrências envolvendo a violência doméstica no Estado. Na abertura do evento, realizado no Bioparque Pantanal, o governador Eduardo Riedel, falou sobre a importância das ações preventivas de combate aos crimes de violência contra a mulher.
“O primeiro passo para resolver o problema é saber que temos um. A tipificação de maneira correta, a ação, as ‘Salas Lilás’, a delegacia da maneira como trabalha, é um passo importante para a gente poder fazer este combate à altura do que a sociedade precisa e merece. A gente não pode admitir este tipo de coisa, temos que reforçar a política pública neste sentido, aliada a uma série de outras ações preventivas. O Estado tem que estar presente a todo momento desenvolvendo ações no sentido de combater esta violência”, afirmou o governador.
Levantamento do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aponta que oito a cada dez mulheres vítimas de feminicídio no Estado, nunca ingressaram no sistema de justiça e segurança pública do Estado. Os dados analisados foram referentes aos anos de 2021 e 2022.
“A gente pode observar que a mulher vítima de feminicídio não tinha medida protetiva, nunca ingressou em uma delegacia, ou recebeu atendimento da Polícia Civil e Militar, assistente social. Eu falo isso para destacar a importância do atendimento, quando a mulher procura, a gente dá mecanismos para que ela rompa o ciclo da violência. É um dado nacional que se repete no Estado, de cada dez vítimas, oito delas nunca tinham pedido medida protetiva”, afirmou a juíza Helena Alice Machado Coelho.
A conferência é realizada pela 1ª DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) de Campo Grande, em alusão ao ‘Mês da Mulher’ com a participação de aproximadamente 250 policiais civis da Capital e do interior.
“Esta é a primeira conferência da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul voltada exclusivamente aos policiais que trabalham no combate a violência contra as mulheres no nosso Estado. Nos dedicamos constantemente em ações preventivas e repressivas, operações para cumprir mandatos de prisão, busca e apreensão, entre outras coisas. O evento é para capacitar, ter qualificação na investigação, humanizar o atendimento, melhorar o acolhimento e padronizar nossas ações em prol das mulheres”, afirmou a delegada, Elaine Cristina Ishiki Benicasa, da 1ª DEAM.
A utilização de tecnologia e dados com aplicação de boas práticas, explorando a coleta e análise de dados que ajudem na identificação de tendências de violência doméstica, também é abordada no evento, além de ferramentas para melhorar a comunicação entre agências e facilitar a intervenção conjunta e ações inovadoras.
A abertura do evento também contou com a presença da primeira-dama Mônica Riedel, dos secretários Viviane Luiza (SEC), Antonio Carlos Videira (Sejusp), Rodrigo Perez (Segov) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além da coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião (subcomandante-geral da PMMS) e outras autoridades estaduais e municipais.
Rede de proteção
Atualmente, existem 12 Delegacias de Atendimento à Mulher no Estado. Também estão instaladas “Salas Lilás” em 36 municípios, espaço dedicado a atender mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica ou sexual ou em situação de vulnerabilidade. O local foi projetado para proporcionar conforto, com móveis e decoração cuidadosamente selecionados para criar um ambiente aconchegante e tranquilo para as vítimas.
As salas oferecem ambiente acolhedor e seguro para as famílias que precisam de ajuda, além de serem equipadas com recursos tecnológicos e materiais que garantem privacidade e sigilo das informações compartilhadas.
Foto: Saul Schramm
Foto: Divulgação PCMS
No ano passado foram registradas mais de 19,6 mil ocorrências de violência doméstica, com mais de 8 mil boletins registrados em Campo Grande.
Mato Grosso do Sul também conta com a Casa da Mulher Brasileira, em funcionamento na Capital. E no dia 29 de janeiro deste ano, para fortalecer ações voltadas ao combate à violência de gênero e à proteção das mulheres em situação de risco, o Governo do Estado e o Governo Federal firmaram cooperação técnica para adesão ao programa “Mulher, Viver sem Violência” e para implementação da unidade da Casa de Mulher Brasileira em Dourados e Corumbá.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Bruno Rezende
O Comando da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) instalou, oficialmente, nesta segunda-feira (18), em Caarapó, a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, “um marco que amplia o efetivo da cidade para mais de 100 policiais, atendendo à demanda crescente gerada pelo desenvolvimento econômico e demográfico da região”, como destacou o vice-governador José Carlos Barbosa (o Barbosinha), representando o governador Eduardo Riedel no ato.
“Essa conquista é fruto da união e do comprometimento da Promotoria de Justiça, do Conselho Municipal de Segurança e do Poder Legislativo, além da Prefeitura de Caarapó e da Polícia Militar de MS e eu trago aqui a mensagem positiva do nosso governador, de que esse é mais um fruto do atendimento às demandas dos 79 municípios do Estado”, sublinhou o vice que, recebeu, entre outros homenageados, uma placa de reconhecimento pelo papel desempenhado no processo que transformou o Pelotão da PM no Município em Companhia Independente.
A criação da 2ª Cia Independente, instalada no município com a designação do major Matheus Mychell Custódio Taniguchi para ser o seu primeiro comandante, responsável por uma área que compreende, além do município de Caarapó, as vizinhas Juti e Laguna Carapã, integra o conjunto de demandas que chegam diariamente à Governadoria. Em visita às instalações, as autoridades conheceram o moderno sistema de videomonitoramento que funciona na sala de Comando.
A mudança gerou uma reorganização na estrutura regional da PM, conforme disse o comandante-geral coronel Renato dos Anjos: Juti era um GPM (Grupamento da Policia Militar) passou a ser Pelotão, ligado a base de Caarapó, da mesma forma que Laguna Carapã e integramos também os distritos de Cristalina e Nova América que contarão com um Grupamento da PM cada, com extensão para as aldeias indígenas Guyraroka e TeyKuê.
O prefeito de Caarapó, André Nezzi, confirmou a doação para a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de uma área para construção de um quartel e novas instalações da Polícia Militar, para comportar a estrutura necessária, “esperando que em breve também tenhamos aqui um Batalhão, devido ao ritmo do crescimento dessa região, a forte presença das usinas e das empresas que estão se instalando”.
“Ouvindo as necessidades na escola, na saúde, na infraestrutura, MS consegue se projetar como a bola da vez do investimento e, obviamente, esse crescimento é acompanhado pelos problemas e necessidades, mas, é bom que seja assim, as dores do crescimento tiveram resposta rápida no Governo do Reinaldo Azambuja e assim também acontece neste Governo do Eduardo Riedel”, observou o vice-governador Barbosinha.
Presentes
Além do vice-governador, representando o Governo e do Comandante-Geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes, a cerimônia de instalação da 2ª. Cia Independente da PM em Caarapó contou com as presenças do prefeito André Nezzi;da prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espindola Flores; do presidente da Câmara Municipal, vereador Gilberto Segóvia; da vereadora Marinalva Farias; do Comandante de Policiamento da Grande Dourados (CPA1), Coronel Rodrigo Alex Potrich; da Promotora de Justiça, Fernanda Rottili Dias; da Juíza da 2ª Vara/Ofício Cível e Criminal, Camila De Melo Mattioli Pereira; da Delegada titular de Caarapó, Vivian Hiluy Lobo Felício; do deputado estadual Zé Teixeira; do diretor do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Coronel Everson AntonioRozeni; e do Comandante da 2ª Cia Independente de Polícia Militar de Caarapó, Major Matheus Mychell Custódio Taniguchi; entre outros convidados.