(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
“Vamos mostrar as potencialidades de MS e atrair novos investimentos”, diz Paulo Corrêa sobre MS Day

“Vamos mostrar as potencialidades de MS e atrair novos investimentos”, diz Paulo Corrêa sobre MS Day

Corrêa representará a ALEMS no evento em Nova Iorque, entre os dias 12 e 17 de maio

1º secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa representará a Casa de Leis no MS Day, entre os dias 12 e 17 de maio de 2024, em Nova Iorque (EUA). O evento, idealizado pelo Governo do Estado em parceria com a FIEMS, promete atrair mais de 140 investidores internacionais para apresentação de novos projetos e captação de investimentos privados para Mato Grosso do Sul.

“Mato Grosso do Sul é a bola da vez porque conseguiu criar um ambiente de negócios extremamente favorável para o desenvolvimento empresarial, como investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica, estabilidade econômica, processos menos burocráticos, segurança jurídica, além da facilidade de exportação para os mercados internacionais, que será intensificado ainda mais com a Rota Bioceânica”, destacou Paulo Corrêa.

Representante do setor industrial na Casa de Leis, Paulo Corrêa também destaca a política de incentivos fiscais de Mato Grosso do Sul, que oferece benefícios e subsídios para indústrias que se instalem e gerem emprego e renda no Estado.

“Nós temos a mais moderna política de incentivos fiscais do país, aprovada aqui na Assembleia Legislativa, que garante benefícios fiscais para empresas que se instalem e gerem emprego e renda aqui em Mato Grosso do Sul, impulsionando o consumo, estimulando a economia e promovendo o crescimento sustentável do Estado”, acrescentou Paulo Corrêa.

Corrêa pondera, no entanto, que o grande desafio continua sendo encontrar mão de obra qualificada para atender a demanda da iniciativa privada. “Mato Grosso do Sul vive a era do pleno emprego, que significa que quem quiser trabalhar e for qualificado, tem vaga garantida no mercado de trabalho”, pontua.

“Então, fica aqui nosso apelo para que os trabalhadores se atualizem e façam cursos profissionalizantes para ocupar essa imensidão de vagas que estão abertas no Estado. Com qualificação profissional, os trabalhadores certamente vão se destacar e ocupar as melhores vagas, com melhores salários, no mercado de trabalho”, finalizou.

*MS Day 2024*

Durante cinco dias, as atenções do mercado internacional estarão voltadas para Mato Grosso do Sul. Novos projetos nas áreas de infraestrutura e meio ambiente, incluindo rodovias e ferrovias, serão apresentados a mais de 140 investidores internacionais.

“Estamos recebendo muita ligação, muito interesse de grupos empresariais querendo vir aqui. Em Nova Iorque vamos ter a oportunidade de sentar com executivos dessas principais empresas”, destacou o governador Eduardo Riedel, em coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (6), na Casa da Indústria, sede da FIEMS.

“A gente passou por uma Lei do Pantanal no final do ano passado. Da mesma maneira que temos projetos estruturantes em infraestrutura, temos projetos estruturantes em meio ambiente. Estamos falando de um Fundo do Pantanal e muitos agentes e atores têm curiosidade de conhecer como podem contribuir para esses projetos relacionados ao meio ambiente”.

O setor de energia renovável também está no leque de oportunidades para atrair dinheiro de outros países. “Estamos falando de biogás, expansão, parque industrial para processamento de cana-de-açúcar. Dentro do parque existem novas plantas industriais para avançar não só no biogás, mas na área de bioeletricidade que está sendo bastante demandada”, completou o governador.

Ele lembrou que o cenário favorável é fruto da confiança estabelecida com os empresários envolvendo muita transparência. “Nada disso acontece se o Estado não tiver capacidade de investimento. Vamos lembrar que Mato Grosso do Sul em 2023 investiu 18% da sua receita corrente líquida basicamente em infraestrutura e no sistema educacional. Investimos R$ 600 milhões na reforma das nossas escolas. Então o empresariado ao ver e ao perceber que existe este ambiente sendo formado ele vai construir confiança, isso ao longo do tempo”, ressaltou.

O presidente da FIEMS, Sérgio Longen, descreveu o ambiente econômico do Estado. “De um modo geral a gente tem trabalhado em prol da transferência de riqueza para nossa sociedade. A força da indústria, a força do Governo que vem sendo seguido inclusive por vários estados pelo seu equilíbrio de contas, nas suas ações de gestão estratégica”.

Apoiado por Odilon, Mauro dispara na pesquisa para prefeito de Aquidauana 

Apoiado por Odilon, Mauro dispara na pesquisa para prefeito de Aquidauana 

Com 44% das intenções, vantagem representa mais de 6.700 votos sobre o segundo colocado

O pré-candidato a prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, que é apoiado pelo prefeito Odilon Ribeiro, disparou na última pesquisa de intenção de votos do Instituto Ranking, obtendo mais de 6.700 votos de frente em relação ao segundo colocado.

Segundo a avaliação da Ranking, se as eleições fossem hoje, Mauro do Atlântico teria 44% dos votos, seguido pelo ex-deputado Felipe Orro, com 27%. Considerando que Aquidauana tem 36.627 eleitores, a diferença do primeiro para o segundo colocado ultrapassa os 6.700 votos.

A mesma pesquisa identifica que 90% da população de Aquidauana considera a administração municipal ótima ou boa, e que apenas 3% dos moradores rejeitam o atual trabalho. Nesse sentido, é natural que o pré-candidato lançado pelo prefeito tenha melhor desempenho nas pesquisas de intenção de votos.

Na pesquisa espontânea, Mauro do Atlântico também lidera, com 20% das intenções de votos, sendo que na anterior realizada em fevereiro deste ano o percentual foi de 14,2%. Em segundo lugar aparece o nome do atual prefeito que, mesmo não podendo se candidatar, é lembrado pela população.

Depois aparecem o ex-deputado estadual Felipe Orro, com 9%, sendo que na anterior o percentual foi de 11%, Sandro Azambuja, com 2%, sendo que ele não foi citado na anterior, Dr. Vitor Maksoud, com 1,2%, sendo que ele não foi citado na anterior, e o ex-prefeito Raul Freixes, com 1%, sendo que ele não foi citado na anterior.

Estimulada

No levantamento estimulado, a liderança é de Mauro do Atlântico, como já foi dito, com  44% da preferência dos entrevistados, sendo que no anterior o percentual foi de 26%. Nesse intervalo, Odilon gravou um vídeo informando a população que Mauro é o seu pré-candidato, o que justifica o enorme crescimento.

Felipe Orro, com 27%, sendo que no anterior o percentual foi de 23,2%, Sandro Azambuja, com 8%, sendo que ele não foi citada no anterior, e Dr. Vitor Maksoud, com 4%, sendo que ele também não foi citado no anterior, enquanto 17% não sabem ou não responderam, sendo que no anterior esse percentual foi de 26%.

Rejeição estimulada

No quesito rejeição estimulada, Dr. Vitor Maksoud lidera, com 15%, sendo que ele não foi citado na pesquisa anterior, seguido por Felipe Orro, com 13%, sendo que na anterior o percentual foi de 5,6%, Mauro do Atlântico, com 7%, sendo que na anterior o percentual foi de 5,4%, e Sandro Azambuja, com 5%, sendo que ele não foi citado na anterior, enquanto 60% dos entrevistados não sabem ou não responderam, sendo que na anterior o percentual foi de 35%.

A pesquisa foi encomendada pelo site Diário MS News e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-06723/2024, o Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, no período de 1º a 6 de maio deste ano, junto a 500 moradores de Aquidauana (MS), com 16 anos ou mais de idade, uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura Municipal nas eleições 2024, tendo intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,3%, para mais ou para menos.

 

Realidade de preservação e desenvolvimento no Pantanal é apresentada à União Europeia em seminário

Realidade de preservação e desenvolvimento no Pantanal é apresentada à União Europeia em seminário

Um balanço de situações que formam um cenário positivo. Essa é a realidade do Pantanal sul-mato-grossense apresentada pelo governador Eduardo Riedel no evento ‘Pantanal no Contexto Global’, realizado em Brasília (DF) nesta terça-feira (7). Riedel foi um dos palestrantes do evento, que contou com a participação de especialistas acadêmicos, integrantes de ONGs, autoridades ambientais e representantes da União Europeia.

Oportunidade de mostrar os ativos do Pantanal, sua importância como bioma e o potencial de desenvolvimento econômico sustentável, o encontro também oportunizou o debate ambiental a partir de vários pontos de vista, contribuindo na construção de consensos na área.

Governador Eduardo Riedel participou do evento em Brasília (Foto: Eduardo Teles)

“Sem dúvida o Pantanal sempre teve para os sul-mato-grossenses uma importância muito grande, mas agora o mundo começa a conhecê-lo melhor. O bioma se internacionaliza muito pela sua biodiversidade e pelo grau de preservação ainda existente, de 84%, uma das maiores biodiversidades do planeta e que traz em conjunto uma cultura”, frisa o governador.

Eduardo Riedel completa ainda que a união de fatores como produtividade, como é o caso do modelo de pecuária de corte aplicado na região pantaneira, e as políticas públicas feitas a partir de um entendimento profundo da realidade local são responsáveis por essa preservação, tanto no aspecto cultural como no ambiental, onde o Pantanal chama a atenção pela riqueza.

“Um seminário como esse é extremamente importante para dar convergência de ação. Quando todos passam a conhecer melhor o ponto de vista de cada um, passamos a buscar políticas convergentes e aí sim os resultados aparecem. Fica mais fácil o diálogo, entender os desafios, e a construção de um mesmo caminho”, destaca Eduardo Riedel.

O governador, que foi a Brasília acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, e do secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, trata também como fundamental a discussão junto à União Europeia sobre a realidade do Pantanal.

“São países que além de formadores de opinião também são grandes consumidores dos produtores brasileiros, têm uma relação comercial estreita com o nosso país. Conhecer a realidade de nossas políticas públicas e dos nossos biomas ajuda a própria comunidade europeia a criar um ponto de vista bem embasado sobre o Pantanal, e isso tem suas consequências no ponto de vista comercial também. Trazer essa discussão ajuda na convergência de opiniões”, conclui Riedel.

Lei do Pantanal e Fundo Clima

O secretário Jaime Verruck corrobora com este pensamento, complementando que a revelância de apresentar avanços na preservação do bioma a partir da Lei do Pantanal, e também com a prática de um desenvolvimento sustentável no turismo e na pecuária.

“Um dos grandes objetivos da Lei é reduzir o desmatamento no Pantanal. Apresentamos isso, o sistema de alerta adequado que desenvolvemos quanto a isso, apresentamos o Fundo Clima Pantanal e uma série de ações em implementação, as compensações econômicas ao que sofrem restrições diante desse novo cenário, as medidas de combate aos incêndios florestais, os processos integrados. Apresentamos todos os nossos avanços e preocupações”, finaliza.

Coordenado pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Dinah Opoczynski, o ‘Pantanal no Contexto Global’ é uma oportunidade de discussão de inúmeras situações envolvendo o bioma, que chama a atenção por sua riqueza e biodiversidade. Instituto SOS Pantanal e Environmental Justice Foundation foram coparticipes na organização do encontro.

Nyelder Rodrigues, Comunicação do Governo de MS
Foto da capa: Eduardo Teles

Escolas e forças de segurança de MS terão postos de arrecadação para vítimas das enchentes

Escolas e forças de segurança de MS terão postos de arrecadação para vítimas das enchentes

A população de Mato Grosso do Sul poderá ajudar as vítimas do pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. Todas as escolas da Rede Estadual e unidades das forças de segurança estadual, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além de Albano Franco e Edifício da Fiems, serão postos de arrecadação.

Poderão ser doados, a partir desta terça-feira (7), alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, água mineral, roupas de cama e banho e roupas e calçados em bom estado.

O governador Eduardo Riedel explicou que a ação tem o objetivo de diminuir o sofrimento dos gaúchos. “Demandamos equipes para lá e vamos fazer tudo o que for possível para ajudar. Agora, acho importante uma grande corrente de solidariedade. Estamos mobilizando a sociedade, junto com atores da iniciativa privada, que é o ‘MS pela Vida, Unidos pelo Rio Grande do Sul’, uma grande campanha onde cada cidadão e cidadã sul-mato-grossense que queira poderá contribuir”, disse.

Mato Grosso do Sul é um dos estados que enviou militares, além de um helicóptero da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), para socorrer as vítimas da enchente.

A campanha de doação “MS pela Vida, Unidos pelo Rio Grande do Sul” é organizada pelo Governo do Estado, Sistema Fiems e pela Energisa, com apoio da Viação Cruzeiro do Sul e da Vitlog Transportes.

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS

Foto: Saul Schramm

MS Day internacional: Governo vai mostrar potencialidades do Estado e atrair investidores em Nova Iorque

MS Day internacional: Governo vai mostrar potencialidades do Estado e atrair investidores em Nova Iorque

Com ambiente favorável aos negócios, crescimento acima da média nacional e ritmo acelerado na diversificação da matriz econômica, Mato Grosso do Sul é classificado pelo mercado como “a bola da vez” para quem pretende fazer investimentos. Os números mostram que, no ritmo atual, o PIB industrial pode dobrar em cerca de uma década. Cenário considerado ideal para atrair novos negócios durante o MS Day Internacional, que será realizado em Nova Iorque (EUA) entre os dias 12 e 17 de maio de 2024.

O evento fará parte da Brazilian Week, semana com discussões sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Os detalhes do atual cenário econômico e do evento em terras norte-americanas foram apresentados nesta segunda-feira (6) durante entrevista coletiva com a presença o governador Eduardo Riedel e do presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen.

Somente neste ano serão R$ 33 bilhões em investimentos privados, com estimativa de geração de 14,5 mil novos empregos diretos na indústria de transformação até 2028. Números positivos que serão usados para mostrar o quanto vale a pena investir no Estado neste momento.

“Estamos recebendo muita ligação, muito interesse de grupos empresariais querendo vir aqui. Em Nova Iorque vamos ter a oportunidade de sentar com executivos dessas principais empresas”, disse Riedel.

Foram quatro meses de preparação para a agenda formada por reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio. A apresentação de projetos vai girar em torno principalmente das áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo rodovias e ferrovias.

Além de logística, o governador deu detalhes do que será discutido no MS Day envolvendo sustentabilidade: “A gente passou por uma Lei do Pantanal no final do ano passado. Da mesma maneira que temos projetos estruturantes em infraestrutura, temos projetos estruturantes em meio ambiente. Estamos falando de um Fundo do Pantanal e muitos agentes e atores têm curiosidade de conhecer como podem contribuir para esses projetos relacionados ao meio ambiente”.

Riedel ainda citou exemplos de áreas que podem atrair novos investimentos como cultivo de laranja, processamento de grãos e o avanço da cadeia de produção da celulose para fabricar produtos como papel e embalagens dentro do Estado.

O setor de energia renovável também está no leque de oportunidades para a atrair dinheiro de outros países. “Estamos falando de biogás, expansão, parque industrial para processamento de cana-de-acúçar. Dentro do parque existem novas plantas industriais para avançar não só no biogás, mas na área de bioeletricidade que está sendo bastante demandada”, completou o governador.

Ele lembrou que o cenário favorável é fruto da confiança estabelecida com os empresários envolvendo muita transparência. “Nada disso acontece se o Estado não tiver capacidade de investimento. Vamos lembrar que Mato Grosso do Sul em 2023 investiu 18% da sua receita corrente líquida basicamente em infraestrutura e no sistema educacional. Investimos R$ 600 milhões na reforma das nossas escolas. Então o empresariado ao ver e ao perceber que existe este ambiente sendo formado ele vai construir confiança, isso ao longo do tempo”, ressaltou.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, descreveu o ambiente econômico do Estado. “De um modo geral a gente tem trabalhado em prol da transferência de riqueza para nossa sociedade. A força da indústria, a força do Governo que vem sendo seguido inclusive por vários estados pelo seu equilíbrio de contas, nas suas ações de gestão estratégica”

Também participaram do evento hoje o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, a secretária especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni e o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Perez.

MS Day – É uma marca criada pelo Governo do Estado e pela Fiems para apresentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi realizada em agosto do ano passado em São Paulo (SP), com participação de mais de 400 empresários na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento culminou no anúncio da prospecção de R$ 5,5 bilhões em novos investimentos para o Estado.

Entre os investimentos captados no evento realizado no ano passado que já saíram do papel está o da indústria Inpasa em Sidrolândia no valor de aproximadamente R$ 2 bilhões. Atualmente 2 mil pessoas trabalham na obra.

“Foram fechados também no MS Day R$ 1,2 bilhão em Caarapó, de etanol de segunda geração. Estamos na fase de finalização da licença de instalação, então a obra começa agora neste segundo semestre e também naquele momento foi fechada uma indústria na área de suinocultura que é em torno de R$ 2 bilhões”, lembrou Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Danielly Escher, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Saul Schramm

Deputado Beto Pereira investe R$ 1 milhão em mobiliário para a UEMS: ‘Investir na universidade é investir nas pessoas’

Deputado Beto Pereira investe R$ 1 milhão em mobiliário para a UEMS: ‘Investir na universidade é investir nas pessoas’

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu um investimento significativo para a aquisição de novo mobiliário destinado aos 15 campus, totalizando 626 novas unidades entre cadeiras, mesas, armários e sofás.

Esse investimento foi possível por meio da destinação de uma emenda de R$ 1 milhão pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), que já foi entregue. Na sede da UEMS em Campo Grande, Bairro José Abrão, 50 novas cadeiras, além de 30 armários e mesas foram recebidos.

Durante sua visita ao campus de Campo Grande nesta segunda-feira (06), o deputado Beto Pereira destaca que todo investimento a ser feito em universidades representa um investimento direto nas pessoas.

Ele expressa sua satisfação em acompanhar a estruturação da Uems, reconhecendo o serviço de excelência oferecido ao longo dos anos aos alunos e docentes.

“Muito satisfeito em acompanhar a estruturação da UEMS que vem oferecendo um serviço de excelência ao longo dos anos aos alunos e docentes. Existem bons projetos como levar a UEMS à Comunidade levando o campo acadêmico mais próximo da população”, afirmou Beto.

O reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, ressalta a importância da parceria com os parlamentares de Mato Grosso do Sul, destacando a união e integração como fundamentais para o avanço da universidade.

O reitor menciona a reconstrução da instituição, composta por 15 unidades e 13 polos de educação a distância, e agradece o apoio dos parlamentares em prol da educação, ressaltando a valorização da comunidade acadêmica.

“Nós sempre trabalhamos com a união e integração e hoje é mais um momento de avanço para a universidade. Aos poucos vamos reconstruindo essa universidade que é tão grande e tão rica”, diz Laércio.

Restaurantes universitários

Entre os lançamentos previstos para 2024 na UEMS, reitor Laércio de Carvalho, antecipa a construção de um restaurante universitário nos campi de Campo Grande e Dourados, bem como a aquisição de veículos e ônibus.

A emenda destinada via Ministério da Educação tem o objetivo de apoiar entidades de ensino superior não federais.

Beto reconhece que a UEMS desempenha um papel social de extrema importância para o estado de Mato Grosso do Sul e parabeniza a oferta de dois novos cursos – Fonologia e Terapia Ocupacional.

“Esses são cursos únicos, não disponíveis em outras universidades, e serão oferecidos de forma gratuita. O Estado carece da atuação desses profissionais no mercado de trabalho”, afirmou Beto.

A UEMS desenvolve suas atividades nos campus: Aquidauana, Cassilândia, Campo Grande, Coxim, Amambai, Nova Andradina, Ivinhema, Ponta Porã, Jardim, Maracaju, Glória de Dourados, Dourados, Mundo Novo, Naviraí e Paranaíba.