(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026
Nota de repúdio à agressão do jornalista Sandro Araújo por policiais militares

Nota de repúdio à agressão do jornalista Sandro Araújo por policiais militares

O Clube de Imprensa de Dourados (CID) vem a público repudiar a perseguição e a violência que aconteceu contra o jornalista Sandro de Almeida Araújo, na cidade de Nova Andradina, nesta sexta-feira (2).

Sem mandato judicial e de forma estarrecedora, Sandro Almeida Araújo foi perseguido enquanto estava na rua, em seu veículo. Ao estacionar em frente da própria casa, dois carros pararam juntamente e homens desceram para intimidar o profissional.

Imagens de segurança mostram que o jornalista tentou entrar em sua casa, mas foi impedido por quatro homens, sendo arrastado e imobilizado com golpe de enforcamento, mostrando o quanto foi gravíssimo e inaceitável a postura de policiais militares de Nova Andradina que estavam à paisana.

É inaceitável que jornalistas, por sua atividade profissional, sofram ameaças de qualquer natureza e sejam perseguidos. É ainda inconcebível que esse tipo de ação criminosa parta de agentes do Estado, que deveriam proteger e resguardar a população.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência na delegacia, e o Clube de Imprensa de Dourados espera que os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis pela agressão sejam responsabilizados com os devidos rigor da lei.

Dourados (MS), 03 de Junho de 2023

Clube de Imprensa de Dourados
A DIRETORIA

Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Bela Vista apresenta balancete semestral

Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Bela Vista apresenta balancete semestral

 

O 25º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, realizou o levantamento semestral de atendimentos de ocorrências, compreendido entre os meses de janeiro e junho de 2023.

Entre os números expressivos destacamos os seguintes: total ocorrências: 511 – dentre – emergências clínicas: 165, acidente de trânsito: 83, vistorias: 34, incêndio: 14 e, outros: 215.
Destacamos também, a implantação do Projeto Bombeiros do Amanhã na cidade de Caracol, atendendo um total de 40 crianças nos períodos matutino e vespertino; bem como o retorno das aulas do Projeto Bombeiros do Amanhã na cidade de Bela Vista, atendendo um total de 60 crianças nos períodos matutino e vespertino.

Por fim, os bombeiros militares do 25º SGBM/Ind. realizaram treinamentos diários como testes operacionais e bimestral como instrução de embarcação; com objetivo de melhor atender a população da região.

DOF apreende mais duas armas de fogo e número de apreensões quase dobra

DOF apreende mais duas armas de fogo e número de apreensões quase dobra

Com a retirada de circulação de uma espingarda na noite de ontem (31/05) em Terenos e de uma pistola em Coronel Sapucaia, o número de apreensões de armas de fogo pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) quase dobrou nos primeiros cinco meses do ano.

O montante de armas apreendido em 2023 apresenta um aumento de mais de 76%, comparado ao mesmo período do ano passado e se aproxima de todo o volume tirado de circulação em 2022 todo.

Este ano, o DOF tem intensificado o combate aos crimes contra o patrimônio na região de Fronteira, em Mato Grosso do Sul, o que tem gerado além do aumento das apreensões de armas, um crescimento na recuperação de veículos roubados ou furtados e na retirada, das ruas, de foragidos da Justiça.

Somente este ano a Unidade já realizou duas operações pontuais em cidades estratégicas na região de Fronteira, (DOF em Ação I e II) que fez o enfrentamento direto a esses delitos e apresentaram resultados significativos.

Para o diretor do DOF, Coronel PM Everson Antônio Rozeni, o enfrentamento aos crimes contra o patrimônio tem sido exitoso e atende os objetivos iniciais de fazer um enfrentamento específico a determinados delitos. Coronel Rozeni afirma, ainda, que tais operações não causam prejuízos ao combate a outros crimes transfronteiriços.

“A retirada de armas de circulação e de foragidos da justiça, assim como a recuperação de veículos, possuem um caráter preventivo e repressivo bastante eficiente, pois de modo direto retira de circulação possíveis infratores e objetos usados nestas práticas criminosas. Essas ações também tem um efeito positivo frente à comunidade local, visto que demonstram uma efetiva presença naquela localidade, já que o enfrentamento a diferentes crimes transfronteiriços, muitas vezes, produz maior efeito em outros Estados da Federação”, enfatizou o diretor do DOF.

Todas essas ações aconteceram concomitantemente à Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

PMA de Jardim autua empresa em R$ 35 mil por lançamento de esgoto dentro de APP

PMA de Jardim autua empresa em R$ 35 mil por lançamento de esgoto dentro de APP

Na tarde da última quarta-feira (31), a Polícia Militar Ambiental de Jardim recebeu uma denúncia sobre extravasamento de resíduos líquidos do Poço de Visita, o qual recebe água da rede pública do saneamento básico do município. O responsável pela empresa que presta serviço de manutenção a rede de esgoto foi procurado pelos policiais ambientais, para prestar esclarecimentos sobre o fato, porém não foi localizado.

A PMA realizou, então, a fiscalização ambiental no local, o qual trata-se de Área de Preservação Permanente que margeia o Córrego Alegre e constatou o extravasamento de água e resíduos da tubulação da rede pública para dentro do referido córrego, o qual leva toda sujeira proveniente desse extravasamento para dentro do Rio Miranda.

Sendo constatados o crime e infração ambiental por lançar resíduos líquidos em desacordo com a legislação, em decorrência da falta de manutenção da tubulação pública do município, acarretando no lançamento de esgoto no córrego que deságua no Rio Miranda, a PMA autuou a empresa em R$35.000,00 (trinta e cinco mil reais). Ademais, a empresa foi notificada a regularizar imediatamente a situação da tubulação e seu responsável poderá responder pelo crime ambiental cuja pena prevista é de reclusão de um a quatro anos.

Paraguaio é preso pelo DOF com carro roubado no Rio de Janeiro

Paraguaio é preso pelo DOF com carro roubado no Rio de Janeiro

Um homem de 38 anos de idade de nacionalidade paraguaia foi preso pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com um Renault/Duster roubado no estado do Rio de Janeiro. A ação aconteceu na Linha Internacional, entre as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia, na noite desta quarta-feira (31/05).

O suspeito seguia com o veículo pela estrada na fronteira entre o Brasil e Paraguai. Ao perceber o bloqueio do DOF na rodovia ele efetuou uma manobra brusca e retornou na pista. Após alguns quilômetros o condutor foi alcançado e abordado.

Em entrevista ele afirmou que havia comprado o veículo em uma oficina mecânica, no Paraguai, pelo valor de R$ 20 mil. Durante checagem os policiais perceberam adulterações nos sinais identificadores e em busca minuciosa constataram que o veículo havia sido roubado na cidade de Nova Iguaçu (RJ) em novembro do ano passado.

O carro foi encaminhado à sede da Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira) juntamente com o autor que responderá por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Policia Civil identifica autores de pichações em Bela Vista

Policia Civil identifica autores de pichações em Bela Vista

Conforme noticiado na imprensa, ao final do mês de abril e início do mês de maio, foram realizadas diversas pichações em muros de residências e órgãos públicos na cidade, fazendo promoção de organização criminosa.

Fora solicitado apoio, por parte da Câmara de Vereadores, das forças de segurança, a fim de que fossem identificados os autores dos crimes, visando a repressão da conduta que gera insegurança e revolta na população local.

Na data de hoje, 29/05/23, foram localizados os dois suspeitos de cometerem os crimes, tendo ambos confessado as condutas quando interrogados na unidade policial. Afirmaram que a motivação teria sido porque estavam “bêbados” e teriam visto um vídeo semelhante no aplicativo “Kwai”.

Ambos serão indiciados pelo crime de promoção de organização criminosa, previsto na Lei 12.850/13, com pena de 3 a 8 anos de reclusão.
A Polícia Civil esclarece à população que continua vigilante para a manutenção da segurança em nosso município, com os serviços de inteligência e repressão atuando em conjunto. Denúncias em sigilo absoluto podem ser encaminhadas via WhatsApp pelo número 67 996499715.