(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Investimentos do Governo de MS na área de segurança pública ganham destaque em anuário brasileiro

Investimentos do Governo de MS na área de segurança pública ganham destaque em anuário brasileiro

Os investimentos na área da segurança pública em Mato Grosso do Sul foram destaque no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje (20) pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). A publicação, que é um amplo retrato da segurança pública brasileira, se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais.

“Somos um dos estados mais seguro do País. Trata-se de um trabalho em construção, que precisa chegar ao cidadão, que espera um local mais seguro e melhor para se viver. Investir em segurança pública continuará sendo uma prioridade da nossa gestão”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Mato Grosso do Sul investiu 137% a mais em segurança em 2022 em comparação com o ano de 2021 e, com isso, foi o estado brasileiro que mais desembolsou recursos para custear despesas com policiamento. Enquanto em 2021 foram destinados R$ 138.252.214,67, no ano passado o investimento foi de R$ 327.639.284,94. A média nacional foi de um crescimento de 5,6%.

Em relação a todos os dados de investimento analisados, o Estado teve crescimento de 20,8% no mesmo período, enquanto a média nacional foi de 11,6%. O valor per capita com segurança pública também deixou o Estado entre os dez melhores colocados. Com R$ 722,56 investidos por cada sul-mato-grossense, MS é o oitavo no ranking.

Além disso, MS ficou em terceiro lugar no ranking nacional – e em primeiro no Centro-Oeste – na evolução das despesas com a Função Segurança Pública com 38,1% de crescimento, atrás somente de Roraima (92,2%) e Rondônia (63,7%). A média nacional apontou a variação de 11,4%.

Ações importantes desenvolvidas pela gestão estadual garantem o destaque que o Mato Grosso do Sul tem na área da Segurança Pública. Entre 2015 e 2022 foram investidos R$ 1,2 bilhões em obras, aquisição de equipamentos, armamentos, munição, viaturas, aeronaves e mobiliário de todas as forças de segurança do Estado.

Até dezembro do ano passado, que compreende o período analisado no Anuário, a Segurança Pública de Mato Grosso do Sul recebeu 2.523 novas viaturas – inclusive dois helicópteros –, somando todos os veículos adquiridos desde 2015. O total de investimentos foi de quase R$ 900 milhões entre armas, munições e viaturas.

A coronel Neidy Centurião, comandante-geral em exercício da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), afirma que o fortalecimento da segurança pública é de extrema importância para o Estado.

“O Governo do Estado segue fortalecendo a segurança pública ao longo dos anos. O investimento em segurança pública contribui para a redução dos índices de criminalidade e a Polícia Militar responde de forma eficaz através da capacitação, equipamentos adequados e treinamentos especializados”.

Efetivo

O investimento na área teve continuidade em 2023. Para fortalecer as ações de segurança pública, o Governo do Estado empossou 130 policiais civis na perícia científica – 53 peritos criminais, 31 agentes de polícia científica e 46 peritos papiloscopistas – e outros 67 na função de escrivães.

Outro destaque é o trabalho de investigação da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, na proteção de crianças e adolescentes contra crimes de pedofilia no Estado, tem como principal aliado a tecnologia.

Enquanto criminosos usam inteligência artificial e a internet para cometer delitos diversos, os investigadores que atuam no NIP (Núcleo de Inteligência Policial) da DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), em Campo Grande, conseguem identificar e prender os envolvidos, com o uso de recursos semelhantes. O trabalho é feito em parceria com forças policiais de todo o Brasil e também do exterior.

A tecnologia também está presente na aquisição de equipamentos. Em junho o Estado recebeu uma ferramenta inédita de balística, que vai fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações e aumentar a taxa de resolução de crimes cometidos com armas de fogo.

Os equipamentos que produzem imagens em alta definição de projéteis e estojos encontrados em locais de crime custam R$ 3,6 milhões e foram adquiridos por meio de parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

A nova ferramenta implantada no Estado substitui a análise manual, feita até então pelos peritos criminais. Após a instalação, os equipamentos serão interligados ao Sistema Nacional de Análise Balística, projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenado pela Senasp.

Com atuação preventiva e ostensiva em todo o estado, além dos investimentos na Polícia Civil e na Polícia Militar, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar também ganhou importantes ferramentas.

O uso da tecnologia contribui para as ações de monitoramento e preservação do Pantanal e do Cerrado em Mato Grosso do Sul, no trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Estado no combate aos incêndios florestais.

Com drones, equipamentos de proteção individual específicos para garantir segurança (roupas e botinas resistentes as chamas), monitoramento via satélite por meio de convênios com a Nasa – agência do governo dos Estados Unidos –, PF (Polícia Federal), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul, além de tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial, a atuação dos bombeiros é cada vez mais específica e qualificada para evitar e mitigar os danos causados pelos incêndios florestais.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Foto de destaque: Saul Schramm
Fotos Galeria 1: Saul Schramm
Fotos Galeria 2: Divulgação
Fotos Galeria 3: Bruno Rezende

Ato heróico de guarnição da PMMS salva vida de homem que tentou suicídio em fios de alta-tensão em Naviraí

Ato heróico de guarnição da PMMS salva vida de homem que tentou suicídio em fios de alta-tensão em Naviraí

Muitos desafios marcam o dia-a-dia dos policiais militares, profissionais que dedicam sua vida em favor da segurança e bem estar da população. Por muitas vezes, a sua própria vida é colocada em risco no exercício da sua função. Um exemplo claro de uma situação deste tipo foi o ocorrido na tarde da última quarta-feira, 12 de junho, em Naviraí.

Por volta das 16:45h, os policiais que atendem a região receberam um chamado que exigiu cautela, preparo e astúcia dos militares. Ao chegarem ao local informado, se depararam com um homem de 39 anos, que tentava dar cabo na vida, ao ameaçar colocar as mãos nos fios da rede de alta-tensão, rede esta que transporta aproximadamente 14.000 volts. O fato aconteceu na área rural do Município de Naviraí.

A referida guarnição era composta pelo Sargento PM Placiê e Cabo PM Alber que receberam a informação que, por ser eletricista, o homem conhecia a região, e sabia exatamente o local onde a mesma estava com a altura mais baixa que o habitual para o tipo de rede de distribuição de energia elétrica. Ponto onde alcançaria facilmente ao se colocar no teto de seu veículo.

Foi conversando, mantendo contato visual e, ao mesmo tempo, diminuindo a distância com a pessoa em situação vulnerável foi tomando conta da situação, sempre na tentativa de acalmar a pessoa que chorava, em situação de desespero. Em dado momento o homem pulou em direção aos fios, o policial mais próximo, o Cb Alber, mesmo com risco da própria vida, se lançou nas pernas do indivíduo e juntos caíram ao solo, ação que impediu que algo de mais grave acontecesse. Visto que, qualquer contato com os fios seria fatal para ambos.

A mediação da situação pelo Sargento PM Placiê foi primordial e, felizmente, o desfecho foi positivo. Após acalmarem a vítima, os militares a conduziram e posteriormente o atendimento foi continuado pelo Corpo de Bombeiros. O veículo ficou apreendido no pátio do batalhão. Essa foi mais uma situação que reforça e evidencia a importância e o valor do trabalho dos valorosos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul, indispensáveis e fundamentais em nossa sociedade.

A depressão é uma condição mental séria e debilitante. Vai além de apenas se sentir triste, afetando a saúde emocional, mental e física. Os sintomas incluem tristeza persistente, perda de interesse em atividades, alterações no apetite, distúrbios do sono e pensamentos suicidas. A depressão requer tratamento profissional, como terapia e, às vezes, medicamentos. Com apoio adequado, muitas pessoas podem se recuperar e retomar uma vida plena.

Johnny Gomes – Jornalista e Assessor de Comunicação –

PMA de Amambai apreende 650 kg de maconha

PMA de Amambai apreende 650 kg de maconha

Na última sexta-feira (14), uma guarnição da PMA de Amambai, durante patrulhamento ostensivo-preventivo, deu ordem de parada a um veículo Mitsubishi – ASX na rodovia MS-485, mas o condutor não obedeceu e empreendeu fuga.

A equipe realizou o acompanhamento tático até o momento em que o motorista perdeu o controle do automóvel que veio a colidir em uma caixa de contenção de águas pluviais. Rapidamente, o autor abandonou o veículo e continuou a fuga.

Na sequência, a equipe policial constatou a presença de uma grande quantidade de maconha (650 kg) no interior do veículo. De imediato, a guarnição realizou diligências pelo local no intuito de localizar o autor, mas este não foi encontrado.

Segundo populares, o homem fugiu em direção a um condomínio na saída da cidade e entrou em um uma pick-up branca que, provavelmente, estaria dando apoio ao transporte da droga. Além disso, o carro apreendido é blindado e possui placas em desacordo com a numeração do chassi. Dessa maneira, tanto o entorpecente quanto o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai para as providências cabíveis ao fato.

Polícia Civil recupera som furtado e prende em flagrante o autor do crime

Polícia Civil recupera som furtado e prende em flagrante o autor do crime

Na tarde desta quarta-feira, após informações de que um indivíduo havia furtado equipamentos do Studio Santa Marina, que estava no corredor da Igreja Matriz de Santo Afonso, em Bela Vista-MS, a equipe de investigação do SIG da DP de Bela Vista prendeu em flagrante o homem que subtraiu uma caixa de som do local, durante a manhã.

De posse das imagens de câmeras de segurança, que flagraram parte da ação, a equipe do SIG identificou e imediatamente empreendeu diligências para a localização do autor do crime, que foi preso na casa de seu genitor, poucas horas após o crime.

A Polícia Civil de Bela Vista- MS reforça o seu canal de recebimento de denúncias, com garantia de sigilo e anonimato: WhatsApp 67 996499715.

Fonte: Alex Diniz

Traficante morre ao colidir de frente com caminhão e deixa 500 Kg de maconha espalhada por rodovia

Traficante morre ao colidir de frente com caminhão e deixa 500 Kg de maconha espalhada por rodovia

Luiz Lucas Marques do Nascimento de 20 anos, morreu após tentar fazer uma ultrapassagem e colidir de frente com um caminhão, na MS-384, na região de Ponta Porã (MS), nesse domingo (9). O rapaz que morreu traficava cerca de 500 kg de maconha no veículo. Os tabletes de droga ficaram espalhados pela rodovia. Assista ao vídeo mais acima.

Quem passou pelo local do acidente ficou assustado com os vários tabletes de maconha espalhados pela rodovia.

Conforme boletim de ocorrência, o jovem tentou realizar a ultrapassagem e bateu de frente com um caminhão que seguia no sentido contrário. O carro que estava carregado de drogas foi arremessado às margens da rodovia.

O carro do traficante ficou completamente destruído. A Polícia Civil e a Perícia Técnica foram acionadas. Os Bombeiros chegaram a ir a rodovia, mas o rapaz morreu no local do acidente.

A droga foi encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, onde o caso foi registrado.

PMA de Campo Grande prende e autua dois homens por maus-tratos a animais (rinha de galo)

PMA de Campo Grande prende e autua dois homens por maus-tratos a animais (rinha de galo)

No último sábado (08), a PMA de Campo Grande, em atendimento a solicitação da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, realizou a fiscalização de uma propriedade em que, segundo denúncia, havia criação de aves para rinha, popularmente conhecida como “briga de galo”.
No decorrer da fiscalização, foram visualizadas mais de cem aves, sendo que algumas estavam soltas no terreno e a maioria delas encontravam-se confinadas em gaiolas. Diversas aves não possuíam recipiente com água e comida, alguns animais estavam mutilados, tendo seus esporões retirados.
Além disso, foram apreendidos diversos medicamentos utilizados para tratamento de dor, petrechos como buchas (espécie de luvas para os pés do galo), biqueiras (protetores de bico), rebolo (aparato tipo ringue).
Ao questionar a testemunha, que estava acompanhando a fiscalização, sobre os animais e os materiais encontrados, o homem informou que são utilizados para o treinamento de combate e que os galos são preparados para lutas. Ainda, foi constatado que alguns galos possuíam anilhas fixadas em suas asas de forma grosseira e que, ao questionar o proprietário, este informou que serviam para identificar as aves. Entretanto, tal procedimento só é permitido ser realizado por profissionais médicos-veterinários. No local também foram encontradas seringas, tesouras e agulhas, materiais que, a princípio, são utilizados para intervenção cirúrgica.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor que foi autuado administrativamente em R$ 50.000,00.
Ademais, em vistoria ao lote vizinho, que também constava na denúncia, foi verificado que o local se tratava de outro criadouro de aves com as mesmas condições, sendo que alguns animais se encontravam sem alimento e água, alojados em gaiolas em um cômodo fechado com pouca iluminação e sem arejamento natural. Foi observado que no local havia vários frascos de medicamentos como anti-inflamatório, polivitamínico, inseticidas, assim como petrechos utilizados para treinamento de combate com os galos para brigas. Dessa forma, o proprietário do segundo lote recebeu voz de prisão pelo crime de maus-tratos a animais e foi autuado administrativamente em R$ 35.000,00.
Os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil – CEPOL para as providências cabíveis.