out 17, 2023 | Polícia
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, a 70 quilômetros da Capital, abriu uma investigação para apurar uma possível irregularidade no Pregão Eletrônico n. 045/2023, que tinha como objetivo a aquisição de uniformes para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A decisão foi publicada no Diário Oficial do MPMS nesta terça-feira (17).
A instauração do Inquérito Civil foi determinada pela Promotora de Justiça, Janeli Basso, após o órgão receber uma denúncia de suposta fraude no processo licitatório. Conforme a denúncia, o caso envolve empresas que estavam sob investigação na Operação “Tromper”.
Esta operação, conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), revelou a existência de conluio entre empresas que participaram de licitações e firmaram contratos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, somando valores milionários.
Além disso, a investigação apontou a existência de uma organização criminosa dedicada a fraudes em licitações e desvio de dinheiro público. Também foi mencionado o pagamento de propina a agentes públicos, inclusive em troca do compartilhamento de informações privilegiadas da administração pública.
A operação “Tromper” recebeu seu nome da língua francesa, que significa “enganar”. A denúncia sobre possíveis fraudes no processo licitatório faz menção a possíveis tentativas de obstrução da investigação, onde algumas pessoas alegaram que “essa operação não vai dar em nada”.
Em sua justificativa, a promotora elenca que a documentação reunida até o momento aponta para uma possível violação do patrimônio público e social devido a irregularidades nos processos licitatórios do Pregão Eletrônico n. 045/2023, destinado à aquisição de uniformes para a equipe do SAMU.
O inquérito civil não está sob sigilo e está disponível para consulta no site do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, na página 19 (link). O JD1 Notícias procurou a Prefeitura de Sidrolândia, que, por meio da Secretaria de Saúde, afirmou que a aquisição dos uniformes ocorreu por meio de pregão eletrônico, com a empresa vencedora estando em conformidade documental e que os valores dos uniformes estão de acordo com os preços de mercado.
out 16, 2023 | Polícia
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) concluiu com êxito a Operação Padroeira que fora realizada entre os dias 11 e 15 de outubro de 2023. A ação, que visou coibir crimes e infrações ambientais, com foco especial na pesca predatória, resultou na apreensão de uma quantidade significativa de pescado, armas de fogo, madeira e embarcações, além da lavratura de autos de infração e a apreensão de produtos de descaminho.
Durante a ação, as equipes do BPMA concentraram seus esforços em áreas estratégicas nas quais a atividade de pesca predatória é mais recorrente. Além disso, houve o reforço do policiamento terrestre a fim de coibir outros crimes e infrações ambientais.
No decorrer da Operação, foram apreendidos 26,3 kg de pescado, 02 armas de fogo, 49,7 m³ de madeira e 03 embarcações equipadas com motores de popa. Ademais, como parte das medidas de fiscalização e repressão aos crimes ambientais, foram lavrados 12 autos de infração e 08 pessoas foram presas em flagrante.
Em um dos pontos de fiscalização, foi feita a apreensão de 70.000 unidades de óculos de sol e 30 peças de roupas que foram introduzidas no país de maneira ilegal, configurando crime de descaminho. Essa apreensão adicional ilustra a amplitude da Operação que não se limitou apenas aos crimes ambientais, mas também se estendeu à proteção das fronteiras e divisas de nosso estado.
A Operação Padroeira representa um marco na constante luta pela preservação dos recursos naturais e pela garantia de que aqueles que cometem crimes e infrações ambientais sejam responsabilizados. A ação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental demonstra o compromisso contínuo em proteger o meio ambiente e assegurar que nossos recursos naturais sejam preservados para as gerações futuras.
out 15, 2023 | Polícia
Lúcio Gomes, de 52 anos, morreu após cair de um trator, na tarde deste sábado (14), na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista, a 322 km de Campo Grande. Ele participava de uma festa, quando ocorreu o acidente.
O condutor do trator – veículo que possui carroção – contou que trabalha em uma fazenda próxima e foi até o local com a finalidade de juntar algumas tabocas para serem utilizadas na confecção de moradia.
Mas, quando chegou na aldeia foi convidado para uma festa que estava ocorrendo referente ao Dia das Crianças. No outro dia, realizaria o serviço. O condutor, então, passou a ingerir bebidas alcoólicas.
Após algumas horas, precisou ir embora e então ao ligar o trator, percebeu que Lúcio subiu na parte de trás do veículo. Mas, pouco tempo depois, já não o viu mais e retornou para ver o que havia ocorrido, momento em que encontrou Lúcio caído no chão, sangrando pela boca e ouvidos. A vítima não resistiu e morreu no local.
Equipes da Polícia Civil e perícia estiveram na aldeia. O condutor do trator foi conduzido para a delegacia, a fim de prestar esclarecimentos. Foi confeccionado contra ele um Termo de Constatação de Alteração da Capacidade Psicomotora.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
out 14, 2023 | Polícia
“Maníaco da Lanterna” aterroriza rodovia de Antônio João atirando em veículos e deixando rastro de medo e caos
Uma onda de terror assola a MS-384, em Antônio João, no Mato Grosso do Sul, com o temido “Maníaco da Lanterna” atacando motoristas e atirando em veículos. Desde o último final de semana, diversos casos foram registrados, deixando duas pessoas baleadas, uma criança ferida por estilhaços e oito veículos atingidos pelos disparos.
O trecho da rodovia é conhecido pela densa mata que o cerca, localizada a 10 quilômetros após o trevo da MS-164, próximo ao assentamento Grupo Antônio João. Os moradores da região estão apavorados e os condutores evitam transitar pelo local com medo do atirador desconhecido.
Segundo relatos, o atirador se esconde na mata e utiliza uma lanterna para sinalizar sua presença antes de abrir fogo contra os veículos. O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e outras viaturas da Polícia Militar estão realizando rondas intensivas para capturar o autor desses ataques violentos. Os veículos foram atingidos nas partes laterais e traseiras, causando danos significativos.
A polícia ressalta a importância do registro de ocorrência por parte das vítimas, pois alguns casos não foram oficialmente reportados. No caso da criança ferida por estilhaços, os policiais tomaram conhecimento apenas porque a família se deparou com uma viatura na rodovia, mas não realizou o registro policial.
Os relatos dos sobreviventes são assustadores. Um ocupante de um dos carros atingidos descreveu o momento em que foram alvo dos disparos: “Estávamos indo para Ponta Porã, eu e mais três amigos, quando chegamos perto da última baixada que tem indo de Antônio João para Ponta Porã, vimos um rapaz na pista com uma lanterna. Logo em seguida, ele disparou três vezes, errando um dos tiros e acertando dois no carro. Um dos tiros acertou a perna de um dos meninos que estavam conosco”.
A situação é considerada atípica pelas autoridades, pois o objetivo do atirador ainda não está claro. Pode ser que ele esteja tentando roubar veículos ou simplesmente se escondendo na região da mata para evitar identificação e realizar assaltos. No entanto, a população está evitando transitar pela rodovia durante a noite, temendo novos ataques.
out 13, 2023 | Polícia
Duas camionetas Ford Ranger com registros criminais nas cidades de Cassilândia e Bananais (SP) foram recuperadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) carregadas com mais de três mil quilos de drogas, nesta quinta-feira (12), na MS-382 em Guia Lopes da Laguna. Um homem de 22 anos, que conduzia um dos veículos, foi preso em flagrante.
Os policiais faziam bloqueio na rodovia, próximo ao Assentamento Rio Feio, zona rural do município, quando deram ordem de parada aos veículos, que seguiam juntos em alta velocidade e não obedeceram. Durante acompanhamento, os policiais conseguiram abordar um dos condutores.
Na sequência, o segundo veículo foi localizado abandonado às margens da rodovia. Ao todo, foram encontrados nos utilitários 3.128 quilos de maconha nos automóveis. O condutor de uma das camionetes, disse aos policiais que pegou o veículo carregado na zona rural de Antônio João e levaria até Maracaju, onde receberia R$ 5 mil pelo transporte.
O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 6,2 milhões, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil em Jardim.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
out 13, 2023 | Polícia
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a cantora sertaneja Patrícia, da dupla sertaneja Patrícia & Adriana, relatou o susto que passou ao chegar de um show na quinta-feira (12) e contatar que a sua residência havia sido invadida, bem como alguns objetos furtados.
A cantora, residente em Campo Grande, voltava de um show realizado em Bonito (MS).
“A sensação é horrorosa gente, uma coisa absurda. E agora como é que eu faço? Medo de acontecer de novo. Mas tá tudo bem, a gente corre atras de bem material, o duro é a violação, a sensação de impotência da gente sair pra trabalhar, pra ganhar o pão de cada dia”, relata Patrícia.
Conforme informações do Campo Grande News, do local foram levados fritadeira elétrica e televisão. Não há informações se foi realizado um Boletim de Ocorrência quanto ao furto.