(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Projeto do Estado acolherá famílias de vítimas de homicídios e feminicídios

Projeto do Estado acolherá famílias de vítimas de homicídios e feminicídios

Ação oferecerá acompanhamento psicológico, auxílio funeral, inclusão em programais sociais

Iniciativa voltada às vítimas indiretas de feminicídios e homicídios dolosos, o 1º Workshop do Projeto Acolhida foi aberto nesta terça-feira (24), às 8 horas, no auditório da Acadepol, em Campo Grande.

O Projeto Acolhida oferece familiares das vítimas de crimes violentos contra a vida, os encaminhamentos necessários para a prestação de serviços de saúde e acompanhamento psicológico, auxílio funeral, inclusão em programais sociais, demandas previdenciárias, de inventário, entre outras.

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, além de atender a ocorrência do crime e buscar a responsabilização do autor, a Polícia Civil oferecerá aos familiares das vítimas a oportunidade de realizar um registro específico, relatando as necedades surgidas com o crime. “Este boletim de ocorrência será remitido aos órgãos públicos que devem prestar assistências a essas vítimas indiretas”, explica.

Entre as necessidades que podem ser apresentadas pelas vítimas indiretas dos crimes contra a vida estão, por exemplo, o inventário dos bens deixados, guarda de crianças, mudança de escola, auxílio funeral, levantamento de alvará judicial da conta bancária da vítima, pedido de pensão, benefícios previdenciários, ações judiciais e tudo mais.

Inicialmente o Projeto Acolhida será implantado apenas em Campo Grande, porém a intenção da Sejusp é futuramente estender o programa também para os municípios do interior.

Na Sejusp, o Projeto Acolhida está sob responsabilidade da Superintendência de Segurança Pública e é coordenado pelo superintendente de Segurança Pública, delegado Tiago Macedo. Ele ressalta que a inciativa reforça o compromisso do plano de Governo, pois se busca a inclusão dos familiares, que no momento da perda, ficam em situação de hipervulnerabilidade.

“Na prática, a Segurança Pública será a ponte entre o familiar da vítima e os demais órgãos do Estado. Estendemos nossas mãos aos familiares enlutados, buscando acolhimento e resgate da dignidade. Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Militar, Perícia e demais órgãos do Estado se unem para servir, proteger e acolher! ”, conclui o superintendente Tiago Macedo.

Além da Sejusp e suas instituições (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Perícias, Polícia Penal), estão envolvidos no Projeto Acolhida o Ministério Público Estadual, as Defensorias Públicas Estadual e da União, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Campo Grande, Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social tanto do estado quanto do município, entre outros.

Presidente de sinagoga é assassinada a facadas nos Estados Unidos

Presidente de sinagoga é assassinada a facadas nos Estados Unidos

A presidente de uma sinagoga, um templo judaico, foi encontrada morta nesse sábado (21/10) em Detroid, nos Estados Unidos. Samantha Woll, de 40 anos, foi morta a facadas e seu corpo foi encontrado na entrada de sua casa.

Samantha dirigia a sinagoga desde 2022. A comunidade religiosa Isaac Agree lamentou nas redes sociais a morte dela. “Estamos chocados e tristes. Que sua memória seja uma bênção”, compartilharam no Facebook.
A presidente da Sinagoga também havia trabalhado para a deputada Elissa Slotkin e participava da campanha de reeleição da procuradora Dana Nessel, ambas do Partido Democrata, o mesmo do presidente Joe Biden.
Segundo a polícia local, não se sabe o que teria motivado o crime, mas o clima do conflito entre Israel e o Hamas tem levado ao aumento de tensões em comunidades judaicas e palestinas em todo o mundo e não foi descartado como possível causa.
No dia 14 de outubro, uma criança de 6 anos com ascendência palestina foi morta com 26 facadas pelo vizinho, em Ilinois, também nos Estados Unidos.
Por Bruno Bucis – Metrópoles – Reprodução/ Isaac Agree Downtown Synagogue
Policia Civil de Bela Vista recupera celular e ventilador furtados

Policia Civil de Bela Vista recupera celular e ventilador furtados

No final da tarde desta sexta-feira, o SIG da DP de Bela Vista logrou êxito em recuperar um ventilador e um celular, os quais haviam sido furtados de duas vitimas distintas, pelo mesmo autor.

O ventilador havia sido levado de uma residência na semana passada, ao passo que o celular foi furtado de um idoso ainda na tarde de hoje.

Localizado, o suspeito ainda estava na posse do aparelho celular furtado, e o ventilador foi localizado na posse de uma receptadora que pagou 30 reais pelo objeto.

Policia Civil de Bela Vista recupera celular e ventilador furtados

 

Fahd Jamil é internado em SP aos cuidados de médico dos presidentes

Fahd Jamil é internado em SP aos cuidados de médico dos presidentes

Fahd Jamil é réu em processos da operação Omertà, de combate a milícias armadas em Mato Grosso do Sul

Réu na operação Omertà, Fahd Jamil, de 82 anos, mais conhecido como o “Rei da Fronteira”, está internado desde o último dia 4 em São Paulo. O octogenário teve autorização judicial para tratamento no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, e segue sob os cuidados do cardiologista Roberto Kalil Filho, mais conhecido como o médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Kalil é conhecido como médico dos presidentes da República. Já atendeu José Sarney, Fernando Collor de Mello, Dilma Rousseff, Michel Temer, e acompanha o atual mandatário, Luiz Inácio Lula da Silva.

Atestado assinado pelo cardiologista foi anexado ao processo em que a defesa de Fahd pediu a autorização para o cliente sair de Mato Grosso do Sul, uma vez que ele está cumprindo medidas cautelares, na condição de réu da operação Omertà.

A decisão judicial prevê 30 dias de afastamento de Campo Grande.

“Fahd Jamil está sendo bem tratado por médicos que lhe atendem há vários anos, de Campo Grande e São Paulo; familiares e amigos zelam por sua saúde; situações típicas da idade; sob controle; acreditam que em breve ele terá alta hospitalar, retornando a Campo Grande”, declarou o advogado de Fahd, André Borges.

Réu na Omertà

Fahd é acusado de chefiar milícia armada atuante em Ponta Porã, cidade fronteiriça ao Paraguai. Também é réu por corrupção passiva e por crimes contra o Estatuto do Desarmamento.

Quando foi pedida sua prisão, ficou foragido por mais de um ano, até se entregar, em abril de 2021, quando ficou preso em uma cela do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestro), e depois conquistou o direito à prisão domiciliar, da qual se livrou em razão, principalmente, do estado de saúde.

Em todos os processos, a defesa alega não haver provas de ilegalidades da parte de Fahd Jamil.

PMA de Águas do Miranda prende homem por transporte irregular de pescados

PMA de Águas do Miranda prende homem por transporte irregular de pescados

Na última terça-feira (17), durante Fiscalização Ambiental na rodovia MS-345, no município de Anastácio, a PMA de Águas do Miranda realizou a abordagem de um veículo e constatou que o condutor estava transportando pescados acima da cota e um exemplar com tamanho inferior ao permitido pela legislação.
No interior do carro, foram localizadas 13 unidades da espécie Ximburé e 03 da espécie Curimbatá, totalizando 6 kg de peixe.
Diante disso, o homem foi autuado em R$ 820,00 e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio – MS.
PMA de Batayporã autua homens em R$ 1.040.000,00 pelo tráfico de animais silvestres

PMA de Batayporã autua homens em R$ 1.040.000,00 pelo tráfico de animais silvestres

Na manhã da última terça-feira (17), uma equipe da PMA de Batayporã prestou apoio à guarnição da Polícia Militar Rodoviária em uma ocorrência envolvendo o tráfico de animais silvestres.

Na ocasião, dois indivíduos transportavam, em um veículo, 206 filhotes de Papagaio-Verdadeiro, 01 filhote de Maritaca e 01 de Arara-Vermelha.

Em virtude desta infração, os homens foram autuados em R$ 1.040.000,00 conforme a legislação ambiental vigente, sendo atribuído o valor de R$ 5.000,00 por ave. Além disso, os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS para que possam receber os devidos cuidados veterinários.

Vale ressaltar que a PMA continua com o policiamento intensificado em virtude da Operação Bocaiúva, que visa combater o tráfico de animais silvestres em Mato Grosso do Sul, uma vez que estamos no período de reprodução das aves.