(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Veículos carregados com mais de 2.500 pacotes de cigarros ilegais são apreendidos pelo DOF em Sidrolândia

Veículos carregados com mais de 2.500 pacotes de cigarros ilegais são apreendidos pelo DOF em Sidrolândia

Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na madrugada desta quinta-feira (14), na rodovia MS-258, um GM Astra prata e um Corsa branco, ambos carregados com 2.600 pacotes de cigarros ilegais.

Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo pela rodovia, área rural do município de Sidrolândia, quando visualizaram os veículos parados às margens da rodovia. Durante a abordagem, os policiais localizaram a carga ilícita. Os condutores, de 18 e 23 anos de idade, disseram que foram contratados por várias pessoas, para carregarem os cigarros na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e entregarem na Capital.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Campo Grande. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 158 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Veículo carregado com mais de 500 pacotes de cigarros ilegais é apreendido pelo DOF em Maracaju

Veículo carregado com mais de 500 pacotes de cigarros ilegais é apreendido pelo DOF em Maracaju

Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na noite desta quarta-feira (13), na rodovia MS-162, um Fiat Palio carregado com 550 pacotes de cigarros de origem estrangeira, sem a documentação legal para comércio em território brasileiro.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia, área rural do município de Maracaju, quando deram a ordem de parada ao condutor (30) do Palio, que seguia com um passageiro (28).

A ocorrência foi entregue na Receita Federal em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 40 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Mulher que seguia para Dourados com maconha é presa pelo DOF na região de Itahum

Mulher que seguia para Dourados com maconha é presa pelo DOF na região de Itahum

Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na noite desta quarta-feira (13), na rodovia MS-270, uma mulher de 38 anos de idade por tráfico de drogas.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização quando deram a ordem de parada ao condutor de um veículo Hyundai HB20 de cor preta. Durante a vistoria no veículo, que estava com forte odor de maconha segundo os policiais, localizou-se a droga com peso total de 11,450 quilos.

O condutor do HB20 disse que foi contratado para levar a mulher de Dourados até Bela Vista e retornar a Dourados, novamente. Durante a checagem dos antecedentes criminais de ambos, os policiais localizaram um registro criminal, do ano de 2020 em Bataguassu (MS), onde a mulher fora presa por tráfico de drogas e, o homem, era o condutor do veículo à época.

A mulher disse ser a proprietária da maconha e que pretendia revendê-la. A ocorrência foi registrada e entregue Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) em Dourados, juntamente o veículo, a droga e o casal. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 66,75 mil.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

DOF recupera camioneta roubada no Rio de Janeiro no início do ano

DOF recupera camioneta roubada no Rio de Janeiro no início do ano

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), recuperaram na manhã desta segunda-feira (12), na MS-164 em Ponta Porã, uma camioneta Toyota RAV4, roubada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no início do ano.

Os policiais faziam bloqueio no Trevo do Copo Sujo, zona rural do município, quando abordaram um caminhão guincho que transportava o veículo. O motorista disse que havia carregado a camioneta em Campo Grande e deixaria em um posto de combustível em Ponta Porã.

Durante checagem aos agregados do veículo foi constatado o roubo. O automóvel e suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Com ações para proteção e defesa da mulher, Governo de MS mantém atuação permanente na segurança pública

Com ações para proteção e defesa da mulher, Governo de MS mantém atuação permanente na segurança pública

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul mantém ações e políticas públicas permanentes para proteção e defesa da mulher em diversas áreas. Na segurança pública, o trabalho ocorre de forma integral, envolvendo todas as forças policiais.

Em reconhecimento a atuação de policiais militares e outras pessoas da sociedade sul-mato-grossense, a Polícia Militar entregou hoje (12) a Medalha “Tenente-Coronel PM Ana Neize Baltha”.

Solenidade de Outorga da Medalha “Tenente-Coronel PM Ana Neize Baltha

A homenagem foi entregue ao governador, Eduardo Riedel, e outros 50 agraciados da sociedade civil e da PM, como parte das ações para promover a presença e participação delas e do trabalho já realizado para proteção e no combate à violência contra as mulheres no Estado.

“Parabéns pelo trabalho que a Polícia Militar tem exercido. É um momento muito simbólico, qualquer celebração de trajetória, ação, com dedicação em uma causa coletiva, deve ser celebrada. Resgatara a história da PM Ana Neize marca a força da mulher, que hoje ocupa 13% da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, e tem potencial para muito mais. No mundo que a gente vive é necessário muito mais. Esta é uma discussão mais presente no nosso dia a dia, elas conquistaram este espaço e podem mais, em todos os espaços de poder”, afirmou o governador, ao receber a homenagem.

Esta foi a primeira vez que a medalha foi concedida, pois até 2023 era entregue em forma de prêmio, mas em outubro do ano passado foi realizada a conversão. Além do intuito de reconhecer aqueles que demonstraram dedicação e trabalho em favor da luta por igualdade de direitos e por uma segurança pública mais humana e democrática, a honraria criada em 8 de março de 2010 também promover a presença e a participação das mulheres, em igualdade de condições e de atuação profissional na PM.

“Um estado melhor passa necessariamente pela segurança de todas as mulheres. Parabenizo a equipe da (Secretaria de Estado de) Cidadania, que tem feito a diferença no que diz respeito a políticas de enfrentamento a todo tipo de violência, sobretudo as mulheres estão em locais mais distantes como aldeias indígenas. Reconheço o trabalho das mulheres que atuam na linha de frente ou dão apoio necessário para que a nossa segurança pública seja um exemplo nacional”, afirmou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Homenagem

A medalha leva o nome da tenente-Coronel PM Ana Neize (em memória), que fez história ao ser a primeira mulher da turma de policiais militares formados em 1984, e assim abriu portas para que outras pudessem seguir o mesmo caminho. A oficial dedicou 23 anos de serviço à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Proteção

Em 2023 foram solicitadas 13,7 mil medidas protetivas pela Polícia Civil e concedidas pelo Poder Judiciário a mulheres vítimas de violência. Além disso, o Estado registrou uma queda de 26,2 % dos casos de feminicídios no mesmo período de 2022 para 2023, conforme dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

A delegacia é, geralmente, a primeira porta de acolhimento para tais mulheres, sendo as delegacias especializadas no atendimento à mulher uma ferramenta essencial na política de combate a violência de gênero.

Em 2023 foram elucidados 96% dos feminicídios registrados pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, enquanto em 2022 o índice ficou na casa dos 88%, e em 2021 foi de 91%, segundo dados da Sejusp.

No Mato Grosso do Sul, existe uma rede de atendimento estruturada na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande, sendo esta a primeira do país, além de serviços descentralizados nos municípios presentes em 12 delegacias de Atendimento à Mulher e 36 Salas Lilás, que contribuem para humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Um convênio assinado em janeiro este ano, entre o Governo do Estado e o Ministério das Mulheres, garantiu a implantação da Casa da Mulher Brasileira nos municípios de Dourados e Corumbá.

Ainda na Capital existe o CEAMCA (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência), uma das principais ferramentas de acolhimento do Estado e o único do Brasil a oferecer atendimento psicossocial integral até o pleno reestabelecimento das vítimas.

Já a PM mantém o Promuse (Programa Mulher Segura da Polícia Militar), que foi institucionalizado em 2018 e auxilia as mulheres vítimas de violência doméstica, com todo o suporte necessário para o rompimento desse ciclo da violência. A equipe de policiais militares do Promuse fiscaliza as medidas protetivas de urgência, realiza palestras de prevenção primária, além de auxiliar o Judiciário e o Ministério Público através de relatórios de riscos individuais.

Também está em funcionamento desde 2001 no Estado, a Casa Abrigo para mulheres em risco de morte iminente em razão da violência doméstica. O local é um equipamento protegido, sigiloso e temporário, no qual as usuárias permanecem por um período determinado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

 PMA de Bela Vista autua proprietário rural por exploração irregular de 86 hectares de vegetação nativa

 PMA de Bela Vista autua proprietário rural por exploração irregular de 86 hectares de vegetação nativa

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Militar Ambiental de Bela Vista autuou um proprietário rural, de acordo com o Art. 53 do Decreto Estadual 6.514, em R$ 25.800,00 pela exploração irregular de 86 hectares de vegetação nativa, localizados fora da área de reserva legal.

A área em questão foi embargada e o proprietário notificado a apresentar o Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada – PRADA, conforme determina a legislação ambiental vigente.

A ação da Polícia Militar Ambiental reforça o compromisso das autoridades em combater e coibir práticas ilegais que resultem em danos ao meio ambiente. A exploração irregular de vegetação nativa representa uma grave infração ambiental, com consequências prejudiciais para a biodiversidade e os recursos naturais da região.

A população é incentivada a denunciar atividades suspeitas que possam estar relacionadas à exploração ilegal de recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o cumprimento das leis ambientais.