(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Vida Animal: filhotes de veado e anta resgatados de incêndios se recuperam para voltar à natureza

Vida Animal: filhotes de veado e anta resgatados de incêndios se recuperam para voltar à natureza

Resgatado durante incêndio florestal na Aldeia Alves de Barros, entre Bodoquena e Bonito, um filhote de veado-catingueiro está sendo monitorado no hospital veterinário de animais silvestres “Ayty”, localizado no Parque do Prosa, em Campo Grande.

O animal salvo por integrantes do Prevfogo/Ibama está em boas condições de saúde e sem lesões aparentes, mas por ser filhote precisa de cuidados. Equipes de médicos veterinários se revezam dia e noite para alimentá-lo com mamadeiras de leite. O mais novo paciente do hospital deve permanecer no local até atingir a fase adulta.

No sábado (3), um proprietário rural entregou um filhote de anta com ferimentos à Polícia Militar Ambiental de Aquidauana. Encaminhado ao RARAS (Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres) no município de Bonito, o animal teve as quatro patas queimadas.

“Ela perdeu até os casquinhos dos dedinhos devido a gravidade das queimaduras. Ela está a base de tramadol e morfina por causa da dor. Está com um pouco de dificuldade para se alimentar, é normal da dor. O animal fica arredio para comer”, explica o médico veterinário Marcelo Matias.

Esses resgates destacam a importância das operações de salvamento permitindo que animais afetados pelos incêndios recebam o tratamento necessário.

“Temos um hospital veterinário de referência no atendimento de animais silvestres. É um dos melhores da América Latina. Além disso, temos profissionais muito bem capacitados para atender e reabilitar os animais, com aparelhos tecnológicos muito avançados”, diz o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Fundado em 1987, o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde fica o hospital veterinário “Ayty”, recebe anualmente cerca de 2,5 mil bichos, predominantemente aves, seguidas por mamíferos e alguns répteis. O comprometimento do CRAS com a proteção e recuperação da fauna local demonstra a importância de sua atuação, assegurando que animais, uma vez tratados e reabilitados, possam retornar ao seu habitat natural de forma segura.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Foto de capa: Álvaro Rezende
Galeria: PMA/Raras

DOF apreende carreta com mais de R$ 2 milhões em cigarros contrabandeados do Paraguai

DOF apreende carreta com mais de R$ 2 milhões em cigarros contrabandeados do Paraguai

Uma carreta Scania, acoplada a um semirreboque, foi apreendida pela DOF (Departamento de Operações de Fronteira), carregada com aproximadamente 40 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, avaliados em mais de R$ 2 milhões. A apreensão aconteceu na madrugada desta terça-feira (6), em Iguatemi.

Os policiais faziam patrulhamento pela MS-295, zona rural do munícipio, quando avistaram o veículo parado às margens da rodovia. Durante vistoria, foi constatado que a carreta estava carregada.

Diligências foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado. Os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 2,2 milhões, foram encaminhados à Receita Federal de Mundo Novo.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

Homem é preso pelo DOF com arma de fogo e munições ilegais em Vista Alegre

Homem é preso pelo DOF com arma de fogo e munições ilegais em Vista Alegre

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na noite deste sábado (3) um homem de 38 anos de idade por porte e posse ilegais de arma de fogo e munições.

Os militares realizavam um bloqueio policial na MS-164, região do Distrito de Vista Alegre, quando visualizaram o momento em que o condutor de uma motocicleta dispensou algo às margens da rodovia. Ao ser abordado e questionado sobre o fato, disse que jogou uma arma de fogo.

Durante as buscas nas imediações os policiais localizaram, na vegetação, um revólver de calibre 357 com seis munições, sendo uma deflagrada. Questionado sobre a arma de fogo disse que pertence ao patrão; e que a pegou para atirar em porcos na região. Durante a checagem da numeração da referida arma de fogo, não constou registro no sistema nacional.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil em Maracaju, juntamente com o homem e a motocicleta Honda CBX 200 de cor vermelha.

Homem é preso pelo DOF com arma de fogo e munições ilegais em Itaporã

Homem é preso pelo DOF com arma de fogo e munições ilegais em Itaporã

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na noite deste sábado (3) um homem de 40 anos de idade por porte e posse ilegais de arma de fogo e munições.

Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo pela rodovia MS-162, área rural do município de Itaporã, quando visualizaram um homem que seguia com espingarda de calibre .28. Com ele estavam três munições intactas.

Questionado disse que a arma de fogo pertencia ao patrão; e que carregava para sua defesa pessoal. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

“PMA de Corumbá Resgata Bebê de Dois Meses e Família de Ribeirinhos em Incêndio na Ponte do Rio Paraguai”

“PMA de Corumbá Resgata Bebê de Dois Meses e Família de Ribeirinhos em Incêndio na Ponte do Rio Paraguai”

Na data de ontem, 04/08, durante um grande incêndio que ocorreu na BR 262 ao longo da ponte sobre o Rio Paraguai, Policiais Ambientais de Corumbá que passavam pelo local, com destino ao Passo do Lontra sentido Corumbá-Miranda, notaram duas residências cercadas pelo fogo. Imediatamente, a equipe de policiais se dirigiu ao aterro da BR 262, onde estão localizadas as duas casas.

No local, a equipe se deparou com a movimentação de moradores combatendo o incêndio e foi informada por um ribeirinho que, do outro lado do Corixo Gonçalino, havia uma família em risco iminente devido ao grande volume das chamas. No entanto, a família relutava em deixar o local na tentativa de proteger a residência.

De pronto, os policiais foram até o outro lado do Corixo, onde estava a residência, constatando que a área ao redor já estava tomada pelas chamas, com densa fumaça, dificultando a respiração e colocando em risco a segurança de todos os envolvidos.

Diante da situação crítica, os policiais decidiram retirar os moradores o mais rápido possível. Devido à baixa profundidade do Corixo, foi possível utilizar a embarcação apenas para uma moradora e seu bebê de dois meses. Os outros resgatados foram conduzidos pelos policiais a pé até uma área segura. Foram retirados pela equipe PMA duas mulheres, duas crianças e um bebê.

Ressaltamos que, apesar da situação complexa, que envolvia risco para todos, e mesmo sem os equipamentos adequados para o resgate da população envolvida, devido à urgência da situação, os policiais ambientais não hesitaram em atuar rapidamente, mantendo a calma e a eficiência, garantindo a retirada segura de todos os membros da família em risco.

Desde o início dos incêndios que assolam o Pantanal de Mato Grosso do Sul, a Polícia Militar Ambiental, juntamente com as forças de segurança do estado, vem atuando na linha de frente. Diante deste ocorrido, não foi diferente, reafirmando seu compromisso com a sociedade e atuando na proteção do ambiente como um todo, sobretudo salvaguardando as vidas dos moradores da região.

Denúncia anônima leva DOF a entreposto com mais de R$ 1 milhão em mercadorias ilegais em Mundo Novo

Denúncia anônima leva DOF a entreposto com mais de R$ 1 milhão em mercadorias ilegais em Mundo Novo

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) fecharam nesta terça-feira (30), um entreposto, em Mundo Novo, utilizado para o armazenamento de produtos de origem estrangeira. No local foram encontrados quase 900 aparelhos de telefone celular. Na ação ninguém foi preso.

O DOF chegou até a residência, no bairro Copagril, após uma denúncia anônima no número 0800.6476300. Ao aproximar-se do local, duas pessoas que estavam na casa fugiram. Diligências foram feitas, mas nenhum suspeito localizado.

No interior do imóvel foram encontrados 875 aparelhos de telefone celular de diversas marcas e modelos, além de vários eletrônicos, que totalizaram aproximadamente R$ 1,1 milhão. Os materiais apreendidos, foram encaminhados à Receita Federal de Mundo Novo.