(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Policial rodoviário de Naviraí morre em queda de avião da Voe Pass

Policial rodoviário de Naviraí morre em queda de avião da Voe Pass

O Policial Rodoviário Federal (PRF) Hiales Froda, de 33 anos, que atuava em Mato Grosso do Sul, é uma das 31 das 61 vítimas do avião da Voe Pass que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP). Ele estava acompanhado da esposa Daniela Schulz Froda que é fisioculturista, e o destino do casal seria o os Estados Unidos.

No entanto, o avião que decolou de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, teve o percurso abortado no início da tarde, interrompendo o sonho do casal.

Hiales Fodra, é conhecido por ser filho do ex vice-prefeito de Moreira Sales (PR), Ari Fodra. A morte do agente da PRF chocou a população do município.

Segundo veículos de imprensa do Paraná, o casal estava indo para os Estados Unidos para participar de um evento de fisiculturistas. Momentos antes do acidente, a fisioculturista atualizou as redes sociais e publicou um stories no Instagram onde tem mais de 24 mil seguidores.

“Tô sumidinha, mas estou cumprindo com todos os meus deveres, meus compromissos. Treinei cedinho, ontem e hoje foi bem corrido porque a gente começou a nossa saga, né? Para viajar, eu inclusive estou no aeroporto. Bastante horas de espera de voo, mas enfim, se Deus quiser vai dar tudo certo. Vamos para o nosso destino  e eu vou postando tudo aqui para vocês”, disse.

A PRF, por meio de nota, lamentou a morte do agente e sua esposa e informou que ele ingressou em 2020 na instituição tendo iniciado a carreira no Acre e posteriormente foi transferido para Mato Grosso do Sul.

fonte – correio do estado

Jornalista filma pessoas passando mal de calor em avião que caiu em SP

Jornalista filma pessoas passando mal de calor em avião que caiu em SP

A jornalista e escritora Daniela Arbex revelou que voou no mesmo avião da companhia aérea VoePass, antiga Passaredo, que caiu em uma área residencial, na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Em um longo desabafo no Instagram, nesta sexta-feira (9/8), Daniela postou um vídeo onde pessoas passavam mal de calor dentro da aeronave, que estava com o ar condicionado desligado.

“Gente, por incrível que pareça, ontem eu voei pela terceira vez em um avião da Voepass. Filmei as pessoas passando mal durante o voo por causa do calor que fazia dentro da aeronave sem ar condicionado. Foi terrível. Um passageiro chegou a tirar a camisa. Outro, que estava uma poltrona a minha frente, senria muita dor de cabeça. As pessoas se abanavam procurando ar”, iniciou.

“Eu estava no voo que saiu de Ribeirão Preto em direção a Guarulhos. Fiquei muito indignada, porque pela terceira vez a aeronave da companhia apresentava problemas tanto no trecho de SP quanto no da conexão pra Minas. Eu e outros passageiros questionamos a aeromoça. A resposta foi de que o ‘ar não funcionava em solo, só no ar’, o que não aconteceu. Da vez anterior, a desculpa é que o ar precisava de manutenção”, completou.

Daniela ainda contou que pediu ao contratante que comprasse passagem em outra companhia aérea para um evento no Paraná, evitando a Voepass: “Lamento profundamente pelas vidas perdidas hoje e percebo que corremos um risco real.”

“Estou profundamente impactada com essa tragédia”, finalizou a jornalista, responsável pelos livros Todo Dia a Mesma Noite, Holocausto Brasileiro, Arrastados, Cova 312, Longe do Ninho e Os Dois Mundos de Isabel.

Queda de avião em SP
Um avião da companhia aérea VoePass, antiga Passaredo, caiu em uma área residencial, na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58, e tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

No avião havia 58 passageiros e 4 tripulantes. As 62 pessoas que estavam na aeronave morreram, de acordo com a Prefeitura de Vinhedo.

Vídeos mostram queda de avião em área residencial de Vinhedo (SP)

Sete viaturas da equipe de Bombeiros foram acionadas para o local. Informações preliminares indicam que se trata de uma aeronave turboélice com 73 assentos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O pouso da aeronave no aeroporto de Guarulhos estava previsto para as 13h50. Segundo os bombeiros, o avião caiu na Rua Cristã de Galo, 79, em um condomínio fechado. Ninguém em solo teria sido atingido, de acordo com informações preliminares.

Créditos: Foto: Reprodução/Metrópoles – @Carmelita Lavorato –  porMetrópoles

DOF apreende carro com mais de 500 pacotes de cigarros contrabandeados

DOF apreende carro com mais de 500 pacotes de cigarros contrabandeados

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta sexta-feira (9), em Caarapó, um veículo GM Celta carregado com mais de 500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Dois homens, de 33 e 62 anos de idade, foram detidos.

Os policiais faziam bloqueio na MS-278, próximo ao distrito de Nova América, quando abordaram o automóvel. Durante vistoria, foram encontrados 550 pacotes de cigarros de origem estrangeira. Questionados, os homens afirmaram que pegaram os produtos na cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levariam até Dourados.

Os materiais apreendidos, avaliados em mais de R$ 40 mil, foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã.

Assassino de garota de programa passa mal em presídio e morre no hospital em Campo Grande

Assassino de garota de programa passa mal em presídio e morre no hospital em Campo Grande

Sergio Guenka, de 52 anos, acusado de ter assassinado a garota de programa Cristiane Eufrásio Millan, de 42 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (5) após passar mal no presídio de segurança máxima, em Campo Grande.

A morte foi registrada na noite desta terça-feira (6) pela irmã de Guenka. Conforme ela, Sergio, que estava custodiado desde o dia 24 de abril, no presídio de segurança máxima, teria passado mal na segunda, sendo encaminhado para o Hospital Regional.

Ele teria dado entrada às 15h30, se queixando de dores no abdômen, que já vinha sentindo há meses. No hospital, ele teria sofrido uma parada cardiorrespiratória, sendo feita manobras de reanimação, porém, a vítima sofreu uma nova parada e não resistiu, constatado o óbito às 17h20.

A irmã ainda afirma que só foi avisada sobre o ocorrido após a morte, quando recebeu uma ligação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) relatando o ocorrido.

Assassinato brutal

Sergio Guenka estava preso após assassinar Cristiane Eufrásio Millan, 42 anos, no dia 20 de abril deste ano. Após o crime, ela ainda ficou por cerca de dois dias com o corpo de Cristiane caído sob o chão do quarto, na casa onde mora.

Cristiane foi morta com pelo menos 30 facadas por todo o corpo. O crime foi revelado pelo homem na manhã do dia 22 de abril à irmã, por ligação, após ficar dois dias com o corpo.

O brutal assassinato aconteceu na casa do autor, na Rua Presidente Vargas, no bairro Santo Antônio, em Campo Grande. Depois de receber o telefonema, a mulher então se dirigiu a casa do assassino e acabou encontrando a Cristiane morta, no quarto dele.

A vítima foi encontrada caída no chão do quarto, seminua, apenas com calcinha. Aos policiais, ele informou que a mulher seria garota de programa.

Na versão dele apresentada à polícia, a mulher chegou ao endereço, tirou a roupa, porém disse que não ficaria com ele por ser muito feio. Irritado, ele então teria pegado uma faca e desferido diversos golpes em todo o corpo da vítima.

Fonte: Top Midia News

Campanha #TodosPorElas une Governo, Alems e TJ contra o Feminicídio

Campanha #TodosPorElas une Governo, Alems e TJ contra o Feminicídio

Nesta quarta-feira (7), data da sanção dos 18 anos da Lei Maria da Penha, o Governo do Estado, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e o TJMS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul), lançam a campanha #TodosPorElas, que tem como objetivo a prevenção e a erradicação do feminicídio. O evento será às 16h no auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Na ocasião será assinado o Pacto de Compromisso entre os poderes e o Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas por diversas entidades e empresas, representando um esforço conjunto de todos no combate ao feminicídio. Além da mobilização nos 79 municípios convidados a hastear a bandeira #TodosPorElas, enviada para cada prefeitura previamente.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023) mostram que 1.467 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, sendo 63,6% negras, 71,1% na faixa etária de 18 a 44 anos e 64,3% foram mortas em suas residências, resultando assim no maior número registrado desde a criação da Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015).

Ainda de acordo com o Anuário, Mato Grosso do Sul apresentou uma redução de 32% em sua taxa de feminicídio, caindo de 3,1 em 2022 para 2,1 vítimas/100.000 mulheres em 2023. Esta diminuição da taxa de feminicídios fez com que o Estado saísse de 1º para o 6º com a pior taxa de feminicídios comparado aos outros estados.

A campanha #TodosPorElas tem foco na sensibilização e mobilização tanto das instituições, empresas e principalmente da sociedade civil, podendo ser acessada por meio do compartilhamento de peças disponibilizadas gradativamente, bem como pela hashtag #TodosPorElas nas redes sociais. Também é possível apoiar usando o coração lilás, símbolo do movimento.

Para mais informações e acesso aos materiais de divulgação, os interessados podem visitar a plataforma oficial clicando aqui.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania
Foto: Divulgação

Diálogo e Construção: governo de MS e MPI debatem políticas públicas em comunidades indígenas

Diálogo e Construção: governo de MS e MPI debatem políticas públicas em comunidades indígenas

O governador Eduardo Riedel se reuniu na noite desta terça-feira (6) com uma comitiva do governo Federal, liderada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e pela presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, para discutir o avanço e parceria para ampliar as políticas públicas às comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul, em setores como saúde e educação. Na pauta, também a defesa por soluções para pacificar os conflitos no campo.

“Sempre temos que destacar a competência do Estado em parceria com a União e outros entes, para levar políticas públicas para dentro das comunidades indígenas, que é muito importante, em áreas como educação, saúde e capacitação, que se tratam de ações que vão transformando aos poucos as perspectivas de vida dentro das comunidades”, afirmou o governador.

A ministra Sônia Guajajara também destacou a importância desta parceria e trabalho conjunto para levar melhor qualidade de vida aos povos originários do Estado. “Estamos aqui dando continuidade a um trabalho, que já estávamos fazendo em parceria com o Governo do Estado, que é levar políticas públicas aos territórios indígenas”.

A reunião foi realizada no Gabinete do Receptivo do Governo do MS, com a presença da comitiva da ministra e dos secretários estaduais Rodrigo Perez (Segov) e Viviane Luiza (Cidadania), além da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia.

Conflitos

Sobre os conflitos no campo no Estado, o governador ressaltou que fará todo esforço possível para encontrar soluções e assim levar paz para o campo. “A reunião nesta semana no STF (Supremo Tribunal Federal) reflete uma atitude que a União e o Estado já têm tomado aqui no Mato Grosso do Sul, que é a busca destas soluções. Nós temos conhecimento das áreas de conflito e vamos contribuir para a busca de soluções específicas para cada uma, que são distintas do ponto de vista jurídico e histórico. Nós vamos colocar toda a nossa energia e esforço para buscar as soluções”.

A ministra também defendeu a busca por soluções conjuntas. “Aproveitamos nossa vinda para acompanhar estas situações dos territórios judicializados, das terras em conflito e assim cumprir este nosso papel institucional de articular e buscar soluções para estes problemas”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm