ago 26, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na manhã de sábado (24) um homem de 23 anos de idade por tráfico de drogas.
Os militares realizavam um patrulhamento pela Rua Alegrete, na Vila Valderez em Dourados, quando abordaram o homem que estava com uma mala. Durante a vistoria constatou-se a droga com peso total de 28 quilos. Ele disse ser o proprietário.
A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 56 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
ago 24, 2024 | Polícia
O vendedor de canetas José Ronaldo da Silva, de 65 anos, conseguiu uma dentadura nova, após perder a antiga durante um assalto, em Campo Grande. A informação foi confirmada por Mayara Martins, amiga que foi fundamental para a conquista do senhor José.
O TopMídiaNews contou a história do vendedor, que teve sua bicicleta e uma mochila com todos os seus produtos de vendas levados pelos criminosos. Na mochila estava a dentadura de José, que já não se alimentava direito por falta do objeto.
Feliz pela conquista do amigo, Mayara agradeceu a Rede Orto, na pessoa do Dr. Thiago e João, que doaram a prótese e se responsabilizaram pelos ajustes e manutenção do objeto.
“Obrigada a vocês também pelo compromisso de nos ajudar com a reportagem em realizar o sonho dele da prótese nova, e a clínica RedeOrto, que no mesmo dia da reportagem entraram em contato com seu José e ofereceu tudo totalmente gratuitamente. Eles acolheram muito bem seu José, um tratamento sem Igual, muito Obrigada”, disse Mayara.
Por ser uma pessoa querida no bairro Buriti, o caso comoveu a vizinhança que se uniu e fizeram uma corrente do bem para ajudar o senhor José a conseguir reerguer do prejuízo.
Conhecido pelo carisma, no bairro Buriti, o caso comoveu a vizinhança que buscou ajuda pela rede social. Uma dessas pessoas, é Mayara, que compartilhou o caso no Facebook e conseguiu algumas doações ao idoso. Na ocasião, José recebeu produtos como fogão, geladeira e até roupas.
ago 23, 2024 | Polícia
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) está mobilizado para garantir os direitos das famílias atingidas pelo rompimento de uma barragem localizada em um loteamento de Jaraguari, na divisa com Campo Grande. Nesta sexta-feira (23), foi realizada uma reunião na sede da Procuradoria-Geral de Justiça para ouvir os prejudicados pela tragédia.
O Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, em pronunciamento aos participantes, assegurou que o MPMS adotará as providências necessárias, cumprindo sua função constitucional de agir em prol da sociedade. Ele participou da abertura dos trabalhos por videoconferência
Responsável pelo caso, o Promotor de Justiça de Bandeirantes, Gustavo Henrique Bertocco de Souza, explicou todos os passos adotados pelo MPMS desde o ocorrido, incluindo a visita ao local, o registro de imagens, a identificação das vítimas, a distribuição de alimentos e itens básicos às pessoas afetadas, além da abertura de inquérito para investigar o acontecimento.
Presente na reunião, o coordenador do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Loubet, destacou que as ações para atender os vizinhos à barragem começaram imediatamente após o incidente, incluindo consultas a promotores de Minas Gerais, devido à experiência com tragédias semelhantes nas regiões de Brumadinho e Mariana.
Entre os moradores, o principal pedido é o ressarcimento das perdas, que variam de residências destruídas a criações de animais arrastadas pelas águas, além de lavouras devastadas. As famílias também ressaltaram a necessidade de garantir a preservação ambiental na região, citando como exemplo o Córrego Estaca, que corta as pequenas propriedades no entorno do loteamento onde a barragem foi rompida.
A extensão do problema será conhecida e servirá de base para a atuação do MPMS na garantia da reparação dos danos materiais, morais e ambientais.
ago 23, 2024 | Polícia
O Governo do Mato Grosso do Sul convocou mais 540 aprovados nos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para efetuarem as matrículas e assim iniciar o curso de formação. As listas foram publicadas nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. Os novos profissionais vão reforçar a segurança pública do Estado.
Para função de soldado da Polícia Militar foram convocados 500 aprovados. Eles terão que se apresentar no Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças), em Campo Grande, localizado no bairro Ana Maria do Couto. A matrícula será dia 27 de agosto, a partir das 7h30. Os candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência. O certame de 2022 foi aberto com 500 vagas, sendo 621 já convocados. (lista dos convocados)
Já para Oficiais da PM foram mais 25 candidatos convocados. Eles devem efetuar a matrícula em 2 de setembro, a partir das 14h, também no Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças), em Campo Grande. No início (certame) foram abertas 20 (vagas), com a convocação de 28 aprovados para o curso de formação. (lista dos convocados)
Para os Oficiais do Corpo de Bombeiros 15 aprovados foram convocados nesta sexta-feira. Eles devem fazer a matrícula no dia 2 de setembro, a partir das 7h30, na ABM (Academia de Bombeiros Militar), que fica na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande. Na sua abertura em 2022 foram disponibilizadas 10 vagas no edital, sendo já convocados 15 aprovados. (lista dos convocados)
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
ago 20, 2024 | Polícia
Na manhã do dia 17 de agosto (sábado), por volta das 07h, a guarnição do Distrito de Alto Caracol apreende autor de tráfico de drogas.
Na BR-267, no Distrito de Alto Caracol, a Polícia Militar abordou um Jeep preto em alta velocidade. O condutor desobedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga perigosa, o que levou a um acompanhamento tático com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante a perseguição, o motorista trafegou na contramão e fez ultrapassagens perigosas. Após cerca de 2 km, condutor parou e se jogou ao solo.
O condutor, um menor, foi identificado e constatado que transportava 955 kg de substância análoga a maconha. O veículo estava com placa adulterada e restrição judicial. Além da droga, foram encontrados R$ 450 e um iPhone 8. O menor foi detido e levado à Delegacia de Polícia Civil de Jardim. A operação foi parte da Operação Protetor.
ago 19, 2024 | Polícia
Trinta e sete anos de presença efetiva e ações voltadas a garantia da segurança na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Este é o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), um importante braço da segurança pública de Mato Grosso do Sul e que completa 37 anos com uma cerimônia em Dourados, onde foram entregues medalhas de reconhecimento e destacado o investimento contínuo do Governo do Estado no setor.
Presente no evento, o governador Eduardo Riedel foi um dos homenageados na manhã desta segunda-feira (29), recebendo a outorga da medalha Águia da Fronteira. Criado em 1987, o DOF atualmente estende suas ações há 53 municípios de Mato Grosso do Sul.
“Uma das principais ações em forças de segurança é o investimento. Para que haja integração e inovação sempre presentes, tem que ter investimento permanente. A base, os equipamentos, além do hangar com a aeronave, viaturas, comunicação e toda a parte de inteligência que o DOF tem usado para fazer esse combate ao crime transfronteriço, faz toda a diferença”, frisa Riedel.
O governador ainda completa afirmando que são mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira seca e com rios no Estado, estando o DOF presente em todas essas regiões.
“Estamos chamando mais efetivo agora. São 540 policiais militares que vão integrar também os quadros do DOF. É dessa maneira que a gente vai fortalecer a instituição, e com essa atuação a gente chega aos excelentes índices de apreensão, com capacidade de enfrentamento, e principalmente de prevenção”, comenta Eduardo Riedel, que prossegue a fala.
“Quando apreende droga aqui nós estamos evitando o crescimento do crime organizado, principalmente na Sudeste do Brasil – Rio, São Paulo, Minas. Então o DOF é uma polícia importante não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil”, conclui.
Inicialmente chamado Policiamento Especializado de Fronteira, o DOF começou com meros 16 policiais civis e militares, um contraponto ao que hoje ela representa, sendo uma das unidades policiais mais bem equipadas e treinadas de todo o país.
“Em oito anos foram mais de R$ 3 bilhões investidos na segurança pública com a aquisição de equipamentos de ponta, do melhor que se tem no mundo. E tudo isso nós fazemos porque sabemos da importância do Mato Grosso do Sul no cenário nacional”, explica o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira.
Para melhorar a atuação em toda a extensão de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, o Governo do Estado investiu R$ 32 milhões em um helicóptero, modelo esquilo, que fica baseado no DOF.
A aeronave é equipada com ponto de calor – tecnologia moderna no segmento da aviação e que permite identificar suspeitos durante à noite, dentro e fora de matas -, com autonomia de voo de 800 km e capacidade para até seis passageiros, além de dois tripulantes. O helicóptero também tem farol de busca para ações noturnas e equipamentos para resgate aeromédico.
Fora isso, o DOF já promove a segurança da população de Mato Grosso do Sul que vive na faixa de fronteira, com presença efetiva nos 888 km de fronteiras fluviais e 722,7 km de fronteira seca entre Brasil e Paraguai no território sul-mato-grossense, abrangendo uma extensa área rural.
Desde setembro de 2022, o DOF está em um novo prédio – que recebeu o nome de ‘Coronel Adib Massad’ em homenagem ao ex-diretor do Departamento, falecido em março de 2021, aos 91 anos de idade – que também abriga a Defron (Delegacia Especializada de Crimes de Fronteira) e uma base da CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo).
Homenagens
Para comemorar os 37 anos do DOF, foi realizada a homenagem às autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços e que contribuíram para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento. A primeira outorga aconteceu na comemoração dos 15 anos da instituição policial, se repetindo anualmente e se tornando uma tradição.
Entre os condecorados estão o secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, além da secretária de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Viviane Luiza, e o secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Marcelo Miranda. Também participaram da solenidade o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e o comandante do DOF, coronel Wilmar Fernandes.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm