(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Leia Coluna Amplavisão: A corrupção e o estranho silêncio dos políticos

Leia Coluna Amplavisão: A corrupção e o estranho silêncio dos políticos

Amplavisão 1305 – A corrupção e o estranho silêncio dos políticos

CENÁRIO    É preciso ver com outros olhos o quadro político estadual. Não há mais o partido protagonista absoluto. Temos o MDB, o grupo da família Trad ( um prefeito, um vereador, um deputado federal e um ex-prefeito) em partidos diferentes, o PDT, o Democratas, o Partido dos Trabalhadores, o PP do ex-prefeito Alcides Bernal, o grupo do ex-deputado Londres Machado no PSD e o PRB representado pelo senador Pedro Chaves.  Cada qual com sua representação na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado. Ninguém pode ser desprezado no frigir dos ovos.

HIPOCRISIA  Enfastiado talvez  com a mesmice do mundo financeiro, o bilionário Nelson Rockefeller (3ª. geração) teria comunicado à sua mãe a intenção de entrar para a política e levou um sonoro pito: “Filho – isso a gente deixa para nossos empregados”.  No fundo, para a matriarca, o termo  ‘empregados’ incluía políticos de uma forma ou de outra vinculados ao poder financeiro da sua família. Com republicanos ou democratas na Casa Branca, a família Rockefeller continuaria e continua influente.

DINHEIRO  É algo que faz o mundo girar possibilitando poder e prestígio. É errado do ponto de vista moral, mas verdadeiro na pratica. Um exemplo por aqui é o empresário João Amorim que  se deu bem na prefeitura de Campo Grande ( gestão de Nelson Trad Filho  (PTB)  e no Governo Estadual  (gestão de André Puccinelli (MDB), alvo de  questionamentos judiciais pelas irregularidades apontadas pelas autoridades. É por isso que virou freguês do xilindró. Nem óculos escuros usa mais perto da imprensa.

JOÃO AMORIM  não pode ser comparada a estatura de um Rockefeller e nem com empresários em nível nacional – hoje condenados pela Justiça Federal por trapaças e corrupção generalizada que dispensam  citações. Se não pode ser medido pela astúcia e preparo intelectual do mega empreiteiro de Marcelo Odebrechet, o pragmático  João Amorim soube aproveitar o terreno fértil  para abocanhar os serviços de terceirização ou de empreitadas de obras diversas. Delas ganhou o mundo e o fundo.

GULOSOS  Essa a marca registrada dos empresários com interesses na gestão pública. Sabem que ‘azeitando’ a máquina, plantando gente influente em setores estratégicos só terão a ganhar.  Investir também em candidaturas pode garantir o apoio declarado ou o silêncio da conivência. Aliás, sobre a corrupção por aqui, não ouço por parte dos políticos, cobranças por apurações. Um silêncio estranho com a marca da suspeição.

SAIA JUSTA É a situação da deputada estadual  Antonieta Amorim (MDB), ex-mulher do ex-prefeito Nelson Trad (PTB) e irmã de João Amorim – detentor de contratos milionários através da Solurb – objetos de questionamentos judiciais. Ela optou pelo silêncio enquanto parlamentares de seu partido foram sutis para evitar opiniões. Insisto: não ouço nos plenários legislativos discursos críticos – com a devida veemência – contra os casos nossos de corrupção. Entendo a preferência por amenidades e outros temas afins. Mas não aceito.

SEGUNDO inquérito da Polícia Federal a deputada seria uma das proprietárias do condomínio de fazendas constituído com verba pública desviada de suposto esquema de fraudes em contratos e pagamentos de propina. É de mais de R$60 milhões o valor das de imóveis rurais adquiridos por membros da Família Amorim nos últimos anos, segundo inquérito da Polícia Federal. Pessoal sortudo!

‘ BRAZIL’  Pelo fato da citada deputada ser beneficiária do Foro privilegiado, o trecho do Inquérito conhecido como ‘Operação Fazendas de Lama’ envolvendo o seu nome teria sido remetido ao Tribunal Regional Federal da 3ª. Região. Quando da prisão de seu irmão João Amorim naquela ocasião,  a deputada não foi visitá-lo na prisão.  Agora, perguntada  pelo colunista – no alto de seu sapato –  ela prometeu que não deixará de fazê-lo. Claro, sem perder a classe e longe dos holofotes da mídia. “Noblesse oblige” –  (A nobreza obriga, isto é, a posição social impõe certas regras)

A PROPÓSITO   O fato da soltura do ex-deputado Edson Giroto (PR), do empresário João Amorim e outros – ter sido concedida pelo desembargador  Paulo Fontes (TRF-3ª. região), o mesmo que no final de 2017 concedeu habeas corpus ao ex-governador André Puccinelli (MDB), tem provocado comentários irônicos tambem nos meios jurídicos.

DESTACO o termo “desrespeitosa” da Procuradora Geral Raquel Dodge para classificar a decisão do desembargador  Paulo Fontes na concessão de liberdade aos acusados citados. Dodge destacou as 5 evidências de lavagem de dinheiro e criticou os argumentos constantes na libertação, segundo “os acusados não oferecem perigo à ordem pública”.  Já o ministro Alexandre de Moraes (STF) foi taxativo ao classificar como “um verdadeiro absurdo e ilegal a decisão do TRF-3 em 19 de março contra decisão do próprio Supremo.

NITROGLICERINA  Não sejamos ingênuos. A prisão de Edson Giroto (PR) pela 4ª. vez  motiva opiniões no saguão da Assembleia Legislativa. Alguns dos questionamentos que ouvi: “ Acuado e pressionado pela família,  o ex-Secretário de Obras ( Edson Giroto)  poderia acabar fazendo uma delação premiada?”  “Qual será desta vez a postura do ex-governador André Puccinelli (MDB)? Irá visitar Giroto na prisão? Finalmente dará uma entrevista coletiva para falar a respeito do delicado caso?”  São questões  que povoam o imaginário popular neste cenário de notícias e imagens policiais ruins.

CONSEQUÊNCIAS  Também no campo político elas tendem a ser ruins com mais essa prisão do ex-deputado federal Edson Giroto e líder máximo do PR aqui no Estado. Afinal, seu partido – com a saída dos deputados Paulo Corrêa e Grazielle Machado e do ex-deputado Londres Machado – caminha para apoiar a candidatura ao governo de André Puccinelli – coligado ao MDB.  Teriamos  um cenário interessante: o ex-governador Puccinelli – candidato a governador – tendo ao lado o ex-secretário Edson Giroto – alvo destas denúncias graves.  O que o eleitor  pensa neste clima de indignação que tomou conta do país? Essa é a pergunta!

ADHEMAR DE BARROS  Ainda menino conheci o ex-governador de São Paulo. Impossível esquecê-lo: calça de linho com pregas, suspensórios, camisa de manga comprida e chapéu de feltro. Discurso pausado e com tiradas que arrancavam risos e aplausos.  Mas eu quero ressaltar  que ficou de suas gestões foi a imagem de gestor corrupto ou conivente com as mazelas como mostram as notícias e casos folclóricos.  Hoje aquela famosa frase atribuída ao Adhemar,  “rouba mas faz” não pode continuar servindo de parâmetro na escolha de nossos governantes.

REGISTRO    Bem que o senador Romero Jucá – líder do Governo no Senado – queria o cargo, mas a senadora Simone Tebet (MDB) líder do Planalto na casa, prestigiou o senador Waldemir Moka (MDB)  para o honroso e espinhoso cargo de Relator Geral do Orçamento. O pior: nos bastidores o presidente Michel Temer (MDB)  costurava em prol do senador Romero Juca também do MDB, um partido pragmático demais do outro lado do balcão. Sem fiado! Dos 18 senadores do MDB – 12 são investigados.

O QUADRO  no Senado é horrível. Dos 13 senadores do PSDB 9 são investigados ou respondem a processo; dos 9 senadores do PT, 6 investigados; dos 7 do PP, 4 investigados, dos 5 do DEM, 2 investigados; dos 5 do PSD, 2 investigados; dos 2 do PTB, 1 é investigado; dos 2 do PC do B, 1 investigado; dos 5 do Podemos, 1 sob investigação e o único senador do PTC está sob investigação. Só gente fina.

DESEMBARQUES  O desembarque do Governo Estadual pelos deputados do MDB quase coincide com o desembarque da Normandia pelas tropas aliadas no 2ª. Guerra em 6 de junho de 1944. Mas aqui o desembarque foi pacífico. Na análise política da decisão fica a certeza de que para alguns deles a reeleição ficou mais difícil. Sem contar a eventual desistência da candidatura do ex-governador Puccinelli (MDB), caso ele volte a ser detido para investigações pela Polícia Federal a exemplo de Edson Giroto. Tudo é possível.

MARATONISTA   Logo após o retorno da Coréia onde representou o Brasil, o senador Pedro Chaves (PRB) continua ativo como relator do novo Código Comercial para torná-lo moderno e alinhado às normas internacionais. Nesta sexta feira ele preside audiência para debater o assunto na Assembleia Legislativa. Um dos convidados é o professor da PUC de São Paulo – dr. Fabio Ulhôa Coelho, um mestre reconhecido na área.

BELEZA Só 4 meses de mandato e o deputado  Fabio Trad (PSD)  não decepcionou ao ser classificado como o 12º parlamentar mais atuante na Câmara. Participou de 64 debates, apresentou 11 projetos de lei e atuou como titular na CCJ e na Comissão revisora do novo Código de Processo Penal. É o deputado mais bem avaliado de MS. Objetividade- esse o lema do deputado.

NA ESTRADA   Estive com  Gerson Claro Dino, hoje filiado ao PSB. Disse-me que é candidato a deputado estadual e que sua eleição servirá inclusive para demonstrar sua inocência nas acusações do caso Detran, onde foi diretor. Advogado, com boa visão da política estadual  acredita na reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com quem  caminhará. Boa sorte.

FRANCAMENTE… Esperava mais do ex-ministro  do STF Joaquim Barboza que não levou em conta seu desempenho nas pesquisas eleitorais ao se manifestar num texto pobre, mixuruca de 3 linhas, abrindo mão da candidatura. Faltou-lhe sensibilidade ou preparo na redação do texto. Poderia até ter alegado as dores nas costas que teriam motivado abrir mão dos 11 anos na mais alta corte do país. Enfim, mais uma vez as aparências enganam. Bom retorno à Miami.

CANSAÇO   Sob sol forte na fila da biometria conversei com alguns eleitores ali  na rua Calógeras aqui na capital – no último dia do procedimento. O pessimismo deles com as eleições era visível.  Estavam ali só para evitar problemas legais. Seria bom que os  candidatos tivessem percorrido os locais da biometria para aferir o pensamento do eleitor. Esses mais de 70 mil eleitores que não se recadastraram deram as costas para o sistema atual. Será que os políticos perceberam isso?

“ Incoerência: o eleitorado corrupto procurando o político honesto”. ( na internet)

 

Leia Coluna Amplavisão: Corrupção – passividade ou cumplicidade nossa?

Leia Coluna Amplavisão: Corrupção – passividade ou cumplicidade nossa?

SOCORRO!!! A preocupação às vésperas das eleições para as câmaras municipais se repete no pleito que irá definir a composição da Assembleia Legislativa para o próximo quatriênio. Aferindo o potencial de alguns nomes que aparecem em pesquisas infladas ou não, fica a nítida impressão de que o eleitor em matéria de conscientização deixa a desejar. É a passividade que desemboca na cumplicidade.

Ô COITADOS! Depois do deputado Paulo Maluf (PP) ir pra casa, é a vez de outro ‘benemérito’ : o ex-deputado ( 11 mandatos) Henrique Alves (MDB). O ex-deputado Eduardo Cunha (MDB) e o ex-ministro Geddel V. Lima (MDB) também querem! Mas a exemplo de Sergio Cabral MDB (ex-governador do Rio) terão que esperar um pouco mais até a mídia esquecê-los. Esse é o país que eu quero?

MAIS UMA O MDB estadual anuncia evento na capital com distribuição de formulário para o eleitor registrar seus anseios administrativos. Pura encenação para se tentar fugir da mesmice, daqueles mesmos personagens e discursos. O eleitor presente já é comprometido, carimbado, em busca de vantagem pessoal. Discutir a transparência e o combate a corrupção seria bem mais interessante. Fica a sugestão.

SEM SAÍDA? Cresce o número de quem admite votar no deputado Jair Bolsonaro (PSL), esquecendo que ele é somente reflexo da pressão moral e emocional no trato de desafios sociais como segurança, corrupção, tráfico de drogas e criminalidade. Age como o religioso de curas impossíveis e que vai exorcizar o demônio. Mas o ex-ministro do STF Joaquim Barboza (PSB) também sonha com o Planalto. Pelo visto sarou das ‘terríveis dores nas costas’ que o levaram a renunciar aos 11 anos restantes do cargo.

PASMEM! Bolsonaro (PSL) é o segundo menos rejeitado de uma lista de 6 nomes: 49,6% contra 45,5% do ex-ministro Joaquim Barbosa (PSB) em pesquisa recente onde aparecem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e ex-senadora Marina Silva (Rede). A amostra é do Instituto Paraná, registro BR 2853/2018 no TSE.

ENCURRALADOS A crise é tal que não há dentre os 513 deputados federais e os 81 senadores um nome que os agregue num projeto nacional. Aliás, na pesquisa do Forum Econômico Mundial em 137 países, os nossos políticos foram tidos como os menos confiáveis. Paralelamente a essa carência, o país assiste as dificuldades da ‘Lava Jato’ em avançar contra a corrupção. O Judiciário recorre às normas inadmissíveis em países sérios do Primeiro Mundo.

PERGUNTAS ainda sem respostas. Quem o ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal ( PP) apoiará para o Governo Estadual? Deflagrada a campanha eleitoral o ex-Juiz Odilon de Oliveira (PDT) ampliará a liderança ou desabará nas pesquisas? Deputada Tereza Cristina (DEM) ou Edson Giroto ( PR): qual deles receberá o apoio direto de Carlos Marum? ( ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República)

EM TEMPO O ministro Carlos Marum (MDB) é ‘peso pesado’ também nas urnas e seu cacife eleitoral – que presume-se intacto – é invejável. Elegeu-se com 91.816 votos no pleito de 2014, contingente capaz de lotar 1836 ônibus com 50 poltronas cada. Agora, com a caneta ( torneira das emendas) generosa quer deixar sua marca rumo talvez ao Tribunal de Contas da União ou até cultivar soja no Piauí. Quem sabe!

TRANSFERIR prestígio é um desafio. Inclusive especula-se a eventual influência positiva do ministro Marum na candidatura do ex-governador André Puccinelli (MDB). Como se sabe, Marum alçou todos os degraus da política pelas mãos de Puccinelli e agora seria a vez da retribuição. Confirmar essa hipótese seria prematura pelo clima de insegurança jurídica e eventuais estragos da ‘Lava Jato’ ou da ‘Lama Asfaltica’.

SINTONIA Filiado ao PSD o ex-deputado estadual Londres Machado continua ativo. Na última quinta ele esteve com Dirceu Lanzari, Subsecretário de Assuntos Institucionais do Governo Estadual. Em pauta a sucessão estadual; ambos são líderes interioranos. Lanzarini foi prefeito de Amambai por 3 vezes e com excelente penetração na fronteira e no Cone Sul.

GAVETA A tese de que os políticos investigados temiam o fim do foro privilegiado deve ser vista com reservas. Boa parte deles, pelos favores ou boas relações com o Judiciário de seus Estados, não teriam dificuldade de cobrar do poder de toga a reciprocidade. O senador Aécio Neves ( PSDB) pode até renunciar ao mandato e escapar da cadeia com o processo correndo em Minas Gerais, onde tem bala na agulha.

ENFIM… também nas justiças estaduais não faltam colete salva-vidas para os políticos de todos os partidos, como uma espécie de gratidão. Afinal, em algumas situações que envolvem repasses e outros interesses do Judiciário, a necessidade do aval do poder político se faz presente. Mas eu lembro que o eleitor – sério ou sacana – enxerga essa realidade.

QUERO MAIS… Assim pode ser definido o gosto do homem pelo poder, desde em que o mundo é mundo. Pois é! Das 513 ‘excelências’ na Câmara Federal, 447 já disseram que disputarão a reeleição, 18 ainda estão indecisas e 48 resolveram desistir. Daqui, só os deputados Carlos Marum (MDB) e Zeca do PT não tentarão a reeleição. Portanto, nem sempre se confirma a tese de que a safra de políticos – como os perus – e renova sempre, embora ambos fazem glu-glu.

NOTA 10 Foi gratificante participar como entrevistado do programa ‘Papo de Redação’ na Rádio CBN-Campo Grande. Por quase uma hora debatemos com os colegas Otávio Neto e Lucas Mamédio assuntos relacionados à política local e nacional. Um papo sem censura onde manifestamos nossa opinião acumulada na experiência pessoal de 50 anos de jornalismo. O programa, disponível no Facebook da emissora.

VITIMIZAÇÃO Fenômeno verificado também no cenário eleitoral. É o que ocorre agora com o ex-presidente Lula ainda preso. Perguntado pelo jornalista Otávio Neto (CBN) se o mesmo caso não se aplicaria ao ex-governador Puccinelli (MDB) – ponderei: o eleitor do ex-presidente é da classe baixa, beneficiado pelos seus projetos sociais. Já o eleitor do ex-governador é na sua maioria da classe média, que paga a conta e tem outros critérios de avaliação.

PERA LÁ… O Governo Lula emprestou dinheiro à Venezuela e Moçambique que deram o calote. Agora o Congresso corta a verba do seguro desemprego para cobrir o buraco do BNDES. O ideal seria descontar a dívida R$1,164 bilhão do Fundo Partidário do PT. O pior foi o ministro Carlos Marum (MDB)– da Secretaria do Governo – comemorar dizendo “Foi uma vitória do bom senso”. Eu diria que foi uma ‘Vitória de Pirro’. Deslumbrado com o cargo, o ministro fala muito e as vezes é inconveniente.

O BRASIL está zonzo. Os números inflados das pesquisas não refletem a realidade. A inflação em baixa não compensa a desaceleração da economia. A iniciativa privada é quem paga essa conta salgada da carga tributária. Em qualquer cenário ou debate uma pergunta: quem é que está lucrando além dos bancos? E será que a bola mágica do Neymar na Copa da Rússia conseguirá reverter esse baixo astral antes das eleições?

‘A MINA’ No papo com o colega Mansour Elias Karmouche, presidente da OAB/MS) a questão dos efeitos do julgamento em 2ª Instância. Reafirmou a posição alinhada ao STF – mas admitiu que os altos honorários pagos aos advogados fomentam doutrinas e recursos de efeitos práticos discutíveis. Enfim, é a advocacia surfando em plena crise.

NÃO PERTUBE Embora a regra do TSE fosse válida desde 2014, só agora o TSF sacramentou através da decisão do relator Edson Fachin e de mais sete ministros proibindo o uso do telemarketing na propaganda eleitoral. A norma fora contestada pelo PT do B sob o argumento que a proibição fere a liberdade dos candidatos. Um incômodo a menos para o eleitor.

PONTO FINAL Será que o primeiro mês de cadeia foi suficiente para o ex-presidente Lula calçar as sandálias da humildade? Suas cartas ou ‘epístolas’ serão a plataforma do programa do PT? Até aqui sua arrogância continua perdendo para o Juiz Sergio Moro. E pensar que o Lula deu dinheiro para Moçambique ‘para pagar dívida histórica devido a escravidão’, quando teria sido mais um trambique do esquema da empreiteira Odebrescht e o PT.

“Odeio os políticos do Brasil. São uns safados”. ( atriz Laura Cardoso – 90 anos)

Juju Salimeni aposta em lingerie bege e deixa corpo saradíssimo à mostra

Juju Salimeni aposta em lingerie bege e deixa corpo saradíssimo à mostra

Juju Salimeni aposta em lingerie bege e deixa corpo saradíssimo à mostra

Juju Salimeni deixou seu corpo saradíssimo à mostra ao compartilhar em seu Instagram uma foto de um ensaio de lingerie que fez. A assistente de palco posou com uma peça bege e com um sutiã que é mais indicado para pós-operatório.

“Quem disse que sutiã pós-cirúrgico tem que ser sem graça? Dá uma super sustentação e segurança para as meninas que acabaram de operar e também pode ser usado no dia a dia pela mulherada que quer apenas mais suporte (nos seios). Estou apaixonada por esse conjuntinho”, disse ela.

A musa fitness reatou o casamento com Franco em novembro, após um breve rompimento em agosto. “Foi horrível, foram os piores dias que eu passei e tenho certeza que foram para ele também, mas foi uma coisa necessária para os dois”, disse ela em entrevista ao “Sensacional”, de Daniela Albuquerque.

A loira conta que durante a separação costumava provocar o marido por meio das redes sociais e que fingia ser feliz. “Eu ficava postando umas coisas, fingindo que eu estava feliz. Eu não gosto de sair, não gosto de festa, não gosto de nada disso. Aí eu ia para as festas só para postar que eu estava lá.”

Aos 31 anos, Juju já faz plantos de ter filhos. Sem data definida, a loira diz que se fosse pelo marido, eles já teriam mais de três filhos. “Eu acho que ainda quero fazer viagens, coisas assim que talvez um filho me prenda um pouco. Se dependesse do Felipe a gente já tinha dois, três, um monte, mas acho que ainda dá para esperar um pouco mais”, planeja.

 

 

 

 

 

Fotos: Reprodução

 

Revista Quem

‘Meiga e abusada’, Elga Shitara é de amarrotar qualquer cama. Confira

‘Meiga e abusada’, Elga Shitara é de amarrotar qualquer cama. Confira

‘Meiga e abusada’, Elga Shitara é de amarrotar qualquer cama. Confira

A japa Elga Shitara estrelou um novo ensaio sensual. Gata, bem resolvida, musa simpatia do concurso Musa do Brasil 2017 e capa da revista Sexy, Elga tá feliz da vida com as conquistas e só quer saber de “brilhar” cada vez mais.

“Fiz esse ensaio pra coroar essa nova fase, um novo momento. Estou tão feliz com tudo o que tem acontecido na minha vida. Estou mais meiga e abusada, mais intensa nos meus objetivos e bem focada nos meus sonhos, quero brilhar ainda mais. Eu levei tanto ‘cano’ da vida que aprendi a valorizar cada passo, cada obstáculo, cada degrau”, revelou.

A modelo confessou ter medo de envelhecer e falou sobre o único benefício da idade, segundo ela.

“Eu tenho pavor de envelhecer, de depender do outro para coisas simples que antes era possível fazer sozinha. Claro, estou longe disso, mas a ideia da velhice dói. Tenho medo de virar uma ‘boneca de cera’, de tanto que vou esticar a cara. Na minha opinião o único benefício do tempo é a maturidade, mas amadurecer também dói” disse aos risos.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Kmiska / M2 Mídia

Leia Coluna Amplavisão: Pesquisas – O perigo da maioria silenciosa

Leia Coluna Amplavisão: Pesquisas – O perigo da maioria silenciosa

Manoel Afonso

“SÃO TODOS IGUAIS” A frase cada vez mais usual pela população reflete com fidelidade – ainda que irônica – a imagem atual dos políticos. Repousa no imaginário popular um comportamento rente ao chão dos políticos, sem exceções que pudessem livrar os personagens sérios, bem intencionados. Aos olhos críticos, a política seria uma extensão do crime organizado.

MUITO RUIM Aflora um sentimento de repulsa até naqueles cidadãos de bem, que simplesmente optam em se afastar do processo político, ao invés dele participar para melhorar o seu nível. É a velha história: os competentes e honestos se omitem, abre-se espaço para os picaretas sem compromissos com a sociedade.

A LEITURA que se faz da classe política vai além de conchavos interpartidários ( leia-se Fundo Partidário) para se ter uma nova lei eleitoral a cada eleição – ‘em nome da democracia’. Mas o pior viria após as eleições. O Congresso simplesmente votaria a nistia a todos agentes públicos denunciados por corrupção. Quem viver verá!

PREOCUPADO Nas suas andanças o deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSDB), percebe o clima de animosidade na postura do eleitor. Diz: “está difícil atrair as reservas morais das cidades para a vida pública. Em algumas situações ele deixa claro: “antes de ‘estar deputado’ sou advogado de profissão e professor de universidade”. Uma confissão rara.

O NÍVEL “Tô,Tô/Tô usando crack/ Larguei a família, a escola, Parei com a maconha/ A maconha te engorda/Use crack que é mais light…”. Música de sucesso da funkeira DJMC Carol, pré-candidata a deputada federal pelo PC do B carioca. Perto dela os ex-deputados Agnaldo Timóteo e Moacir Franco e os atuais Tiririca (PR) e Sérgio Reis (PRB) são excelentes. Depois não reclame do nível da Câmara!

A GLOBO mostra no “O País Que eu Quero” a indignação pelas mazelas dos governantes e as aspirações do brasileiro. Cidadãos de várias cidades de MS já deram seu recado. É tida como certa a gravação de vídeo em frente ao Aquário do Pantanal em Campo Grande mostrando o desperdício do dinheiro público nesta obra faraônica.

FACADAS Na nossa Capital o custo da escritura de imóvel no valor de R$ 278 mil é de R$ 19.112,50 – dos quais R$ 991,90 é do MPE; R$ 396,76 do procurador-geral do Estado; R$ 595,14 da Defensoria Pública; R$ 495,95 – ISS Prefeitura; R$ 991,90 – Funjec-TJ/MS O total dos penduricalhos ou mordidas é de R$ 3.471,00. E vamos reclamar pra quem? O presidente Sergio Longen (Fiems) denunciou, mas as mudanças não aconteceram.

REJEIÇÃO Pesquisas recentes para a sucessão estadual escondem ou minimizam os números da rejeição de candidatos. Essa leitura do potencial dos concorrentes não é correta, pois a rejeição é a predisposição negativa do eleitor e de dificílima reversão. É mais fácil ao candidato cair no agrado do eleitor do que se livrar da maligna rejeição.

O ELEITOR esconde flores ou porrete para os candidatos que baterem à sua porta? Os percentuais de intenção de votos só se referem a parcela dos eleitores dispostos ao exercício do voto, sem contar a grande maioria dos consultados que não escolheram nenhum deles – além daqueles que anularão o voto ou simplesmente votarão em branco. É aí que porca torce o rabo.

CONCLUSÃO Quem não escolheu esses candidatos nas pesquisas integra a temível maioria silenciosa que pode pender para um lado e decidir a eleição. Sorte dos azarões de plantão. Não seria um fenômeno só de MS, mas nacional. No plano mundial Donald Trump foi beneficiado contra a mídia tendenciosa de esquerda e hoje agrada empresários e operários com o PIB em alta.

O CENÁRIO mudou por vários fatores: descrédito dos políticos tradicionais, rejeição dos partidos de esquerda, a diminuição do período eleitoral e a falta de recursos para contratações de cabos eleitorais. Abre-se a janela aos postulantes novos com discursos voltados à moral, dignidade, honestidade e outros valores violados pela classe política nos últimos anos. Enfim: o velho marketing político não define mais o vencedor.

A FADIGA do voto é uma realidade onde a mesmice eleitoral não trouxe benefícios ao eleitor. Para observadores, é superada a tese de que o exercício contínuo do voto seria o caminho da democracia e da prosperidade. O desalento do eleitor com a corrupção dos candidatos eleitos democraticamente pode desaguar em outras opções fora do contexto. Democracia temperada com a corrupção é boa para quem e até onde?

OTIMISTA Idealizador do Fundersul, o economista José Felício – que serviu aos Governos de Pedro Pedrossian e Zeca do PT já declarou o voto para Chico Maia (Podemos) ao Senado. Classifica a administração de Reinaldo (PSDB) como boa levando-se em conta a realidade nacional e a situação terrível em Estados mais ricos. Entende que a fase crítica ficou para trás, com os investimentos acontecendo hoje em todas as cidades. Grande papo.

NA ESTRADA Eleições de múltiplas opções. O ex-superintendente do Ibama – Dorival Betini (PR) animado com sua candidatura ao Senado. Também o procurador do MPE – Sergio Harfouche (PSC) percorrendo o interior na caça aos votos. Se o primeiro ainda faz mistério, o segundo deve navegar nas águas nervosas de Jair Bolsonaro (PSL) na defesa da família, moral e civismo.

‘CHAPA QUENTE’ Candidatos que imaginaram serem beneficiados com a esperada luminosidade da candidatura de André Puccinelli (MDB) já fazem cálculos preocupantes. As disputas pela Assembleia, Câmara e Senado devem provocar taquicardia. Ao contrário de antes, não se ganha mais eleição só com o nome. O eleitor anda exigente. Se anda!

JUSTIÇA Quando ela condena ou absolve um político ou agente público, ela também acaba sendo julgada pela opinião pública. Quando por exemplo, absolve-se alguém por influência política ou forças estranhas, a opinião pública tem seu próprio veredito ou leitura com desdenho manifestado nas redes sociais principalmente. Portanto, a absolvição não é passaporte para o bom desempenho eleitoral.

O CASO do ex-presidente Lula no STF mostra a justiça ‘made in Portugal’, tortuosa, de remédios recursais obscuros que favorecem a esperteza jurídica chamada de chicana. A cada decisão da 1ª. Turma crescem as comparações e os elogios a TRF 4 (Porto Alegre), com outro estilo e propósitos que enchem os olhos da opinião pública. A 1ª. Turma do STF infla a indignação do brasileiro. As críticas feitas à corte pelo procurador da Lava Jato – Carlos F. Santos Lima – tem sentido.

BALA DE PRATA Quem tem medo do ex-ministro Antônio Palocci? A sua delação deve ir além de Lula e do PT, atingindo também políticos, empresários do setor financeiro inclusive. As reações da ex-presidente Dilma – por exemplo – é prenúncio de fortes revelações de quem dava as cartas do núcleo do poder petista no Planalto. A cobra vai fumar e até soltar fumaça pelos olhos.

ILUSÕES Não se pode dizer que o país mudou ou vai mudar após os escândalos que frequentam a mídia. Mas a crise financeira que atingiu a maioria da população é um forte componente contra os políticos corruptos e aquele jeitinho (ou jeitão?) de quem rouba mas faz. Só a democracia não resolve. É preciso uma justiça menos letárgica, mais eficaz e justa (leia-se imparcial).

“Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não tenha dado conta disso.” (Paulo Francis)

Leia Coluna Amplavisão: Primeiro voto – lembrar ou esquecer?

Leia Coluna Amplavisão: Primeiro voto – lembrar ou esquecer?

Manoel Afonso

Amplavisão l302 – Primeiro voto – lembrar ou esquecer?

‘AMINÉSIA’ Ao contrário da justificada memória das adolescentes cúmplices daquela propaganda do ‘primeiro sutiã a gente não esquece’ ( Valisere-1987), os jovens  que debutarão nas urnas podem engrossar o contingente de eleitores frustrados e com razões de sobra para esquecer os candidatos em que votaram na estreia como eleitores.

EMPOLGA?  Difícil citar o candidato ao Planalto que encha os olhos dos eleitores estreantes neste cenário apodrecido pela corrupção e falta de ética. Marina Silva (Rede), Joaquim Barboza (PSB), Álvaro Dias ( Podemos), Jair Bolsonaro ( PSL), Geraldo Alckmin (PSDB)  e Ciro Gomes ( PDT): Em qual deles – eles votarão sem medo?

A LISTA: Jânio quadros chegou ao Palácio do Planalto em 1960 com 48% dos votos válidos. Depositário das esperanças frustrou com a renúncia. Em 1989 Collor de Mello (PRN) veio como furacão aos 40 anos de idade e também decepcionou. Em 2010 –  Dilma Roussef (PT) com final idêntico de Collor. Todos eleitos pelo voto direto.

OPINIÃO: “O mundo atravessa momento de fadiga democrática. Os sintomas: apatia do eleitor, abstenção às urnas, hemorragia dos partidos, instabilidade eleitoral, desejo compulsivo de aparecer, impotência das administrações, estresse midiático e outras mazelas. A democracia tem problema de legitimidade quando os eleitores não dão mais importância à coisa fundamental, o voto”. ( David Reybrouck, escritor belga.)

VAI BEM o senador Pedro Chaves (PRTB) nas missões que lhe foram confiadas pelo Senado Federal. Agora trata de assunto bem próximo de nós: o bioma do Pantanal. Nesta segunda feira (23) comandará como relator da Comissão do Meio Ambiente, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os dois Estados se unem pela preservação do espaço pantaneiro. Bom!

VERDADE? Na Assembleia Legislativa ouvi a notícia: o ex-conselheiro Cícero de Souza teria acertado com o ex-govenador Puccinelli (MDB) para ser candidato a vice governador pelo PR, partido chefiado pelo ex- deputado federal Edson Giroto após a saída de Londres Machado, dos deputados Graziela Machado (PSD) e Paulo Correia (PSDB).

EDITAL  no Diário de Justiça de 19/04/2018 – 5ª. Vara Cível de Dourados – na Ação de Recuperação Judicial das empresas do ‘Grupo São Fernando’ ( leia-se José Carlos Bumlai) revela as vísceras do PT. O Banco do Brasil é credor de R$363.429.651,87, o generoso BNDES, a bagatela de R$390.986.321,35 e BNP – Paribas R$92.446.040,01, a União R$208.837.350,47, O Estado MS R$18.780.705,12 e município de Dourados R$ 1.892,761,86.

ENFIM…  O total das dívidas também para outros credores passa com folga da casa de R$1 bilhão e 200 milhões – com a notícia ruim para os infelizes ou incautos credores: pelo visto a garantia deve ser a própria usina, cujo valor nesta situação é infinitamente inferior. Como se diz: José Carlos Bumlai não tem do que reclamar do amigo Lula.

ALERTA  “A previdência social é um problema. . Não sei como conseguiremos pagar os benefícios aos tantos milhões de novos aposentados, que incluem assistência médica a longo prazo quando ficarem realmente velhos. Eu me preocupo com a geração de meus filhos e como conseguirão arcar com a dependência financeira e nossa geração, com o governo que temos hoje”.

A AFIRMAÇÃO   não é de nenhum brasileiro preocupado com os rumos da nossa previdência social, mas de Donald Trump – em 2006 – no livro  “Nós queremos que você fique milionário” escrito em conjunto com  Robert Kiyosaki, onde questionam a capacidade da previdência em suportar os ônus pesados no futuro. Se nos  ‘States’ a situação preocupa, imaginem aqui! Livro de leitura agradável. Recomendo.

REALIDADE   O livro enfoca também a situação do cidadão na velhice – tecnicamente milionário graças aos seus bens imóveis valorizados – mas que não dispõe de dinheiro para arcar com os gastos médicos seus ou de familiares numa situação  emergencial. Em resumo: eles são ricos em bens e pobres em dinheiro vivo”, define  Donald Trump.

ETA INGRATIDÃO Os suplentes de vereadores em cidades do interior são a nova opção de ‘caça votos’ para os candidatos a deputado estadual. É que os vereadores, eleitos, na maioria com a ajuda financeira de deputados, agora pedem alto para atuar como cabos eleitorais, não retribuindo assim a ajuda que receberam.  Profi$$ionai$.

SUPERADAS  as lides patrióticas de Olavo Bilac e Ruy Barbosa.  Para a maioria dos políticos é conveniente a ‘doutrina Justo Veríssimo’ (“Eu quero é me arrumar”).  No mês passado o ex-vereador Mario Arruda (capital) apontava esse quadro de degradação como a causa de ter deixado a política. Morreu sem a contaminação pelo vírus da esperteza. Idênticas razões levaram o medico Ricardo Ayasche a desistir da política.

ESTRANHO o eleitor. Sem o ex-presidente Lula (PT) e  espontaneamente na última pesquisa Datafolha, 61% dos pesquisados não separaram as pseudo-ideologias de partidos/candidatos e eventuais diferenças. Marina Silva (Rede) levou 19%, contra 11% de Ciro Gomes (PDT) e curiosamente 7% preferiram Jair Bolsonao (PSL). O mais curioso: só 3% para Jaques Wagner e Fernando Haddad (PT), sendo que 4% optaram em não apoiar nenhum outro nome.

A BATALHA:  Leo Matos – ex-prefeito de Navirai – animado com as chances do PSD do prefeito Marcos Trad fazer bonito nestas eleições. Leo tentará vaga na Assembleia Legislativa juntamente com os vereadores Chiquinho Teles e enfermeiro Fritz, Jorge Martins ( Três Lagoas), Grazielle Machado e Caio Augusto (Ponta Porã) entre outros.

DO DISCURSO do Gal Villas Bôas no Dia do Exército: “A corrupção, a impunidade e a ideologização dos problemas nacionais são reais ameaças à democracia…(…)…Não podemos ficar indiferentes aos mais de 60 mil homicídios por ano, à banalização da corrupção, à impunidade, à insegurança ligada ao crescimento do crime organizado e a ideologização dos problemas nacionais”.

PLACAS & FITAS Governador Reinaldo (PSDB) percorrendo o interior  para entregar obras construídas como a MS/156 (Caarapó-Amambai-74 ksms) com recursos próprios (R$53 milhões. Apesar de nova, o asfalto estava esfarelado. Ao seu estilo discreto ele  segue colhendo dividendos eleitorais e assim ganhando musculatura para as eleições.

DESAFIOS   para o ex-governador Puccinelli (MDB)  até as eleições: Reverter os altos índices de rejeição nas pesquisas, superar o estigma criado com a sua prisão  apesar da recente vitória junto ao Tribunal de Justiça e finalmente não ser alvo de eventuais operações da Polícia Federal (leia-se Lava Jato).O poder tem seu preço.

CAMPANHA Dono das Lojas Riachuelo o empresário Flávio Rocha, candidato a presidência da república pelo PRB visitando Campo Grande nesta sexta feira ( 20), onde  à noite proferirá palestra na sede do CREA dentro da programação do movimento ‘Brasil 200’ que defende a economia liberal. Boa chance de aferir melhor as suas ideias.

ALELUIA!!! Após a prisão do ex-ministro Palloci, do deputado Paulo Maluf,  do dirigente do PT Vacari Neto, do ex-presidente Lula, dos ex-deputados Geddel Vieira e Eduardo Cunha e Henrique Alves, do ex-presidente Bendine (B. do Brasil), faltam ainda  os ex-ministros José Dirceu e Paulo Bernardo, o senador Aécio (PSDB) e tantos outros.  Que tal o Presídio de Pedrinhas, no Maranhão?

FAZ DE CONTA Comunistas/petistas primam pela incoerência: pregam a democracia e tem Cuba como modelo. Citando o ex-embaixador Roberto Campos: “Divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel, mas adoram 3 coisas do capitalismo: bons cachês, ausência de censura e consumismo burguês. Filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola”.

“A Lava Jato traçou a linha entre o que é política e o que bandidagem” ( jornalista William Waack)