(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Prefeitura de Antonio João e Instituto Federal de MS abrem matrículas para cursos à distância

Prefeitura de Antonio João e Instituto Federal de MS abrem matrículas para cursos à distância

A Prefeitura Municipal de Antônio João, administrada pelo prefeito Marcelo Pé e vice-prefeito Pastor Eliseu Fernandes, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com matrículas abertas para cursos à distância de qualificação profissional. Estão sendo ofertadas 40 vagas ao todo e a seleção será por sorteio.

As formações iniciais e continuadas, com duração média de quatro meses, são de Operador de Computador e Vendedor. Os cursos serão gratuitos com encontros presenciais semanais.

As matrículas deverão ser realizadas na secretaria municipal de Educação, das 7h às 11h ou das 13h às 17h, até o dia 23 de janeiro.

Para se inscrever é necessário apresentar o requerimento de matrícula, RG ou outro documento oficial de identificação com foto, CPF, comprovante de escolaridade, documento que comprove a inexistência de pendências com o Serviço Militar e uma foto 3×4 recente.

Mais informações estão disponíveis através do site: www.ifms.edu.br/selecao

Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho surpreende caçador, apreende revólver e munições e evita caça ilegal em reserva florestal

Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho surpreende caçador, apreende revólver e munições e evita caça ilegal em reserva florestal

Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho realizavam fiscalização ambiental na área rural, por uma estrada conhecida como Ingazeira, no município ontem (4) no final da tarde, a 40 km da cidade e suspeitaram de um homem que saía de uma reserva florestal de uma fazenda, a cerca de 200 metros de onde passavam. A equipe dirigiu-se para abordar o suspeito, que imediatamente empreendeu fuga na vegetação, ao avistar a viatura.

Ao perseguir o infrator, os Policiais encontraram um revólver calibre 38, marca Taurus, com seis munições intactas do mesmo calibre, abandonados pelo homem. O infrator praticava caça na região, mas ainda não havia abatido nenhum animal. A equipe efetuou diligências no local, mas o caçador não foi localizado. A arma e munições foram apreendidas e foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil de Porto Murtinho, que investigará a autoria do crime.

Operação Boas Festas: PM apreende 15 toneladas de drogas, 63% a mais do que no ano anterior

Operação Boas Festas: PM apreende 15 toneladas de drogas, 63% a mais do que no ano anterior

Em 30 dias, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul apreendeu 15,477 toneladas de drogas. Isso representa um aumento de 63% em relação a Operação Boas Festas 2020/2021, quando haviam sido apreendidas 9,458 toneladas.

De 2 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022, a PM também recuperou 165 veículos que haviam sido roubados ou furtados, apreendeu 94 armas de fogo e prendeu 287 foragidos da justiça.

Os militares abordaram mais de 64 mil pessoas e 37 mil veículos e conduziram 2.868 pessoas para as delegacias.

Além disso, os militares removeram 682 veículos ao Detran ou ao Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e expediram 7.610 notificações de trânsito, além de 53 notificações ambientais.

O reforço do policiamento no período que compreendeu o Natal e o Ano Novo foi feito em todo o Estado com foco na prevenção de crimes, aumento da segurança e bem-estar da população.

Em Campo Grande, a Operação Boas Festas contou com um efetivo de mais de 1.000 policiais militares, utilizando 52 viaturas. A PM reforçou a segurança no Centro e em todos os bairros por meio das rondas ostensivas e ações educativas e preventivas.

As unidades especializadas da PM – como o BPChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque), Bope (Batalhão de Operações Especiais), BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), BPTran (Batalhão de Trânsito), Esquadrão de Cavalaria e Batalhão de Polícia Militar Ambiental – também participaram da ação.

No interior do Estado, os Comandos de Policiamento de Área (CPAs) reforçaram o policiamento, com foco nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas. Foram destinadas equipes compostas por alunos dos cursos de formação para os municípios com grande fluxo de turistas, principalmente nos dias próximos ao Natal e ao Ano Novo.

Operações apreenderam 15 toneladas de drogas e resultaram em prisões

Com investimento de R$ 650 milhões desde 2015, a atuação das forças de segurança de Mato Grosso do Sul é destaque nacional pela competência na apreensão de drogas que abasteceriam os grandes centros do País.  

DOF recupera carreta em Dourados após vítimas caírem no golpe da falso frete

DOF recupera carreta em Dourados após vítimas caírem no golpe da falso frete

Na ação, dois homens foram mantidos reféns enquanto ladrões tentavam fugir com veículo tomado em assalto

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram uma carreta roubada durante assalto em Dourados, após os criminosos aplicarem o ‘golpe da falso frete’.

O veículo, uma Scania 440 vom um reboque, havia sido levado após três homens armados renderam os dois ocupantes da carreta, que haviam sido contratados em Ivinhema para virem a Dourados. Ao chegarem no local marcado na cidade, a dupla foi surpreendida pelos criminosos.

Em rondas em Dourados, os policiais avistaram o veículo, que segundo informações de populares foi abandonado após o motorista avistar a viatura do DOF. Foram feitas rondas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.

De acordo com as vítimas, que foram amarradas em uma mata próxima a Linha do Potreirito, em Dourados, o criminoso que ficou com a dupla fazia ameaças de morte constantes aos dois.

Os envolvidos, segundo as vítimas, fugiram em um Fiat/Uno, duas portas de cor escura. A ocorrência foi registrada na DEFRON (Delegacia Especilazada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Seca leva MS a decretar situação de emergência nos 79 municípios

Seca leva MS a decretar situação de emergência nos 79 municípios

O governo decretou situação de emergência devido à estiagem nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O documento será publicado amanhã no Diário Oficial, mas a medida foi antecipada hoje pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante reunião na Governadoria.

Ele relatou que a seca já força produtores de aves e suínos a buscarem água com caminhão-pipa. Situação registrada, por exemplo, em Vicentina, a 248 km de Campo Grande.

“O volume de chuva foi muito pequeno. Essa medida ajuda muito o setor produtivo, que está tendo grande prejuízo. Parece que teremos um trimestre com chuva abaixo da média. O produtor poderá acionar o seguro, Proagro [Programa de Garantia da Atividade Agropecuária], buscar com as instituições financeiras a possibilidade de ampliação do pagamento da dívida. Abre a possibilidade de alguma renegociação”, afirma Azambuja.

Mato Grosso do Sul tem um verão com previsão de chuva abaixo da média, situação climática ditada pelo fenômeno La Niña (resfriamento das águas do oceano Pacífico). “Infelizmente, as chuvas estão muito irregulares, por isso essa abrangência dos 79 municípios”.

A seca persistente já levou o governo do Paraná a decretar situação de emergência e a questão também foi levada à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Conversei com a ministra e às 14h30 terá reunião com os secretários de Agricultura e Pecuária de MS, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, diz o governador.

Presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Bertoni, calcula que a seca deve aumentar em 20% os custos de produção. “É um custo a mais para  esse produtor que já tem uma margem de lucro menor, principalmente o produtor de frango”.

Na pecuária, ainda não houve prejuízo, mas em breve a estiagem também deve pesar no bolso do consumidor. “O que a gente não tem é essa safra de janeiro, fevereiro, que é a safra do boi gordo, que baixa preço no mercado. Provavelmente, vai ser prejudicada”.

Mato Grosso do Sul teve registro de áreas com perda de lavoura de soja devido à estiagem. O presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), André Figueiredo Dobashi, afirma  que será feito levantamento em todo o Estado para verificar os prejuízos. “Tivemos alguns registros [de queimadas por conta da seca] de perdas totais das lavouras, mas muito localizadas, e não é a realidade de todo o Estado”.

O normal para o mês de dezembro era 200 milímetros de chuva, mas foram registrados apenas 30 milímetros.

Governo de MS supera dificuldades, destina R$ 1,2 bilhão em ações anticrise e fecha ano no topo das gestões com maior solidez fiscal

Governo de MS supera dificuldades, destina R$ 1,2 bilhão em ações anticrise e fecha ano no topo das gestões com maior solidez fiscal

Mato Grosso do Sul conseguiu, em 2021, em plena pandemia, cumprir todas as metas de ajuste fiscal, elevando a classificação do Estado na escala de riscos medidos pelo Tesouro Nacional. Esse é apenas um dos diversos componentes da gestão do governador Reinaldo Azambuja que colocam MS no topo das administrações com maior solidez fiscal, posicionado entre os estados mais competitivos do País, um dos primeiros no ranking de investimentos em infraestrutura, capacidade plena de endividamento e fortalecimento das políticas sociais.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que nos principais momentos de crise e de tomada de decisões conduzia a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov), a situação de equilíbrio que o Estado desfruta se deve a uma “diretriz muito firme” do governador Reinaldo Azambuja, que assumiu determinado a sanear a administração.

Sentindo segurança na administração do Estado, grande empresas estão escolhendo MS para investir (Foto: Chico Ribeiro)

“O equilíbrio das contas criou um ambiente de confiança favorável de negócios, com garantias fiscais, e hoje o Estado investe mais de R$ 350 reais por habitante por ano e paga os salários dos servidores em dia. Somos a unidade federativa com a melhor segurança pública, e melhoramos a saúde, com a regionalização e construção de novos hospitais; recuperamos indicativos positivos na educação com as escolas em período integral”, destaca Riedel, observando que essa situação de controle refletiu no volume de investimentos bilionários da iniciativa privada em Mato Groso do Sul e na geração de empregos e renda. Em 2015, no início da gestão de Reinaldo Azambuja, o Estado estava com 96,47% da receita líquida comprometidos com os juros da dívida, além das despesas correntes e transferências constitucionais. “Era uma situação perversa”.

Na escala de riscos, Mato Grosso do Sul estava classificado na letra “D”, uma condição de regime de falência, comparado a uma empresa “quebrada”. Alcançou a letra “B”, que permite a captação de recursos com aval da União e avança para a classificação que assegura empréstimos a juros baixos. No período de sete anos o comprometimento da receita caiu de 96,47% para 46,3%. Para avaliar a solidez fiscal, são analisados, entre outros quesitos, a liquidez (pagamento das contas em dia), poupança (reservas) e capacidade de investimentos e execução orçamentária.

MEDIDAS QUE AJUDARAM NA RECUPERAÇÃO DO ESTADO

  • Reforma da máquina administrativa e equalização dos repasses aos poderes (desindexação dos duodécimos).
  • Ajuste fiscal e teto de gastos limitado à arrecadação com correção pelo IPCA;
  • Implementação do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal para estimular a expansão industrial;
  • Programas de incentivo à produção sustentável no setor pecuário e de apoio aos pequenos negócios;
  • Política de incentivos com desoneração parcial e redução da base de cálculo do ICMS para incentivar setores da economia, inovação e tecnologia, aparelhamento da saúde pública, habitação popular e educação profissional;
  • Obras de infraestrutura e logística e revitalização de núcleos industriais por meio do Fundo de Apoio à Industrialização.
Com o Governo Presente, gestão Reinaldo Azambuja leva obras e ações para melhorar a qualidade de vida nos 79 municípios do MS (Foto: Chico Ribeiro)

O desempenho da economia de Mato Grosso do Sul é atribuído à vocação agropecuária, mas também ao acelerado processo de expansão industrial e à balança comercial. Neste ano o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária deve registrar aumento de 18,29% (ganho de mais de R$ 10 bilhões em 12 meses).

Com o avanço do agro, vem a expansão da agroindústria e cooperativas, atraídas, sobretudo, pelo ambiente positivo criado pelas políticas de incentivo fiscal, infraestrutura e logística e solidez fiscal. Hoje o Estado é o quinto no ranking nacional de produção de grãos e o 6º mais competitivo. Na região Centro Oeste, MS lidera o ranking.

Ao lado das políticas de fomento e obras estruturantes, há também, segundo o governador Reinaldo Azambuja, a dedicação do produtor, que investe em tecnologia, pesquisa e sistemas sustentáveis de produção. O agro rendeu divisas de mais de 5,5 bilhões de dólares em 2020.

“Assumimos em 2015 um Estado com serviços precários, um orçamento comprometido e em meio a uma crise política e econômica, sem falar do alto índice de desemprego. Era preciso promover grandes mudanças, inclusive de atitudes, para tornar Mato Grosso do Sul um Estado transformador e competitivo para a sua gente. A capacidade de liderança de Reinaldo Azambuja foi fundamental nesse processo e essa transformação aconteceu”, disse Riedel.

Edmir Conceição, Subcom

Foto do destaque: Divulgação