jul 30, 2020 | Destaques

Em comemoração ao dia do Padroeiro de Bela Vista, Paróquia Santo Afonso realizará missa drive-in
A Paróquia Santo Afonso realizará no próximo sábado (01/08), a Santa Missa no formato drive-in, em honra ao padroeiro da cidade, Santo Afonso Maria de Ligório.
Essa será a segunda vez que uma celebração acontecerá neste formato por conta da pandemia da covid-19. De acordo com a paróquia, a celebração começa a partir das 18h e contará com transmissão ao vivo pela FM 98,5.
Ainda segundo os organizadores, os carros ficarão estacionados em frente a Matriz Santo Afonso. A comunhão deve ser levada aos fiéis nos carros pelos Padres Ezequiel e Gustavo, bem como pelos ministros da Eucaristia.
Como da primeira vez que houve a missa drive-in, serão seguidas todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não sendo permitida a saída das pessoas de dentro dos veículos, obrigatoriedade do uso de máscara e manter o distanciamento social.

Padre Gustavo e Ezequiel.
jul 30, 2020 | Destaques

O governador Reinaldo Azambuja e equipe (Foto: Chico Ribeiro)
Investimentos de R$ 23,989 milhões em infraestrutura, saneamento e saúde são autorizados e entregues nesta quinta-feira (30) em Jardim – a 234 quilômetros de Campo Grande. As obras fazem parte do programa Governo Presente.
Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, entrega às 8h30, a ampliação do Hospital Marechal Rondon (R$ 4,116 milhões), assina convênio para aquisição de equipamentos e mobília (R$ 1 milhão) e implanta seis leitos de UTI (R$ 714 milhões).
Já às 9h30, Riedel entrega a implantação de 18.892 metros de rede coletora de esgoto e 917 novas ligações domiciliares (R$ 1,858 milhão), e visita obras de execução de 42,8 mil metros de rede coletora de esgoto (R$ 5,897 milhões) e do 11º Batalhão da Polícia Militar.
Ainda em Jardim, Riedel irá autorizar a licitação da pavimentação da Vila Angélica, no valor de R$ 10,348 milhões.
jul 29, 2020 | Destaques

Nova frente de drenagem e asfalto começa em Caracol
A Prefeitura de Caracol, através da Secretaria Municipal de Obras, deu início a uma nova frente de drenagem e pavimentação asfáltica nas ruas Ramão Fernandes, Dom Pedro, Ponta Porã e Tiradentes.
A drenagem asfáltica é essencial no município de Caracol devido ao histórico de inundações para garantir a boa durabilidade das estradas e prevenir acidentes decorrentes do acumula de água, mesmo sendo imperceptível visualmente aos usuários.
As obras de infraestrutura estão cada vez mais avançando no município e essa adversidade está se acabando. Com essa nova frente de asfalto, o dilema das enxurradas da entrada a direita de Caracol será resolvido.



jul 28, 2020 | Destaques

Com resoluções por parte do Governo Federal, MS deve receber nova indústria em 90 dias
Mato Grosso do Sul avança no processo de exportação com a implementação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) e pela autorização do Ministério da Economia para instalação da empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda, em Bataguassu. Em conformidade com o projeto aprovado em novembro de 2019 pelo CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação), a autorização foi dada na Resolução nº 12 do CZPE, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 17 de julho de 2020. Na mesma data, foi publicada no DOU a Resolução nº 14, que aprova o plano de trabalho da ZPE de Bataguassu.
Com a medida, da primeira indústria de plástico biodegradável a partir da batata doce vai exportar xarope de dextrose de batata doce e maltodextrina de batata doce e tem 90 dias a partir da publicação da aprovação para iniciar a instalação na ZPE. “São ações importantes do governo federal, pois a autorização para a instalação da indústria gera uma perspectiva de demanda na construção civil, com geração de empregos e movimentação na economia. Da mesma forma, a aprovação do plano de trabalho da ZPE estabelece o prazo para que em quatro anos seja feito o alfandegamento do local, com a construção da estrutura necessária para o funcionamento da Receita Federal”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
O titular da Semagro lembra que a ZPE é um espaço onde as indústrias operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos, com contrapartida de exportar no mínimo 80% da produção. “A ZPE de Bataguassu é um empreendimento privado e uma vitrine importante para que outras indústrias venham se instalar em nosso Estado”, explicou.
A ZPE de Bataguassu pertence ao grupo EGEZPE, possui uma área total de 2 milhões de m² com capacidade de duplicar a área, que é totalmente alfandegada.
Desde 2015 o Governo do Estado trabalha ativamente para a ativação da ZPE em Bataguassu, por acreditar na importância do empreendimento para a economia regional e o potencial para levar Mato Grosso do Sul a novos mercados externos.
jul 27, 2020 | Destaques

MS sobe duas posições e ocupa 2º lugar no ranking da transparência sobre o coronavírus
Mato Grosso do Sul subiu duas posições no ranking que avalia o grau de transparência das informações sobre o coronavírus nos portais oficiais dos governos estaduais e federal. Com 97 pontos, o Estado ocupa a segunda posição do ranking nacional ao lado do Amazonas.
A tabulação dos dados é feita pela Open Knowledge Brasil (OKBR). Na última avaliação, datada de 13 de julho, Mato Grosso do Sul tinha 88 pontos e estava na 4ª colocação.
O ranking é liderado pelos estados de Santa Catarina e Rondônia, ambos na 1ª posição com 100 pontos. Na sequência aparecem Amazonas e Mato Grosso do Sul, na 2ª colocação com 97 pontos; e Minas Gerais e Pernambuco em 3° lugar com 95 pontos. O Governo Federal tem 77 pontos e está em 12° na lista de transparência.
A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. A rede desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos.
População indígena
Destaque para a pontuação do Estado é a população indígena. A informação no quesito raça/cor já é uma realidade e, além dessa categoria, o formulário de notificação obrigatória do Ministério da Saúde traz um campo mais específico para identificar pessoas conforme os grupos étnicos.
jul 27, 2020 | Destaques
Dados sobre a ocupação de leitos apresentados, neste domingo (26.07), mostram que para cada dez leitos, sejam clínicos ou de UTI, nove estão, em média, ocupados por campo-grandenses, tanto na rede pública como na rede privada.
As informações foram divulgadas pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, e pela secretária-adjunta, Christine Maymone. “Apesar da ampliação de leitos, temos uma taxa altíssima de ocupação, de 96% na macrorregião de Campo Grande. Em leitos públicos da Capital, para tratamento clínico, temos 67 pessoas internadas, sendo 61% de Campo Grande, já na UTI do SUS dos 85 internados, 72 são campo-grandenses”.
Na live de hoje, Resende apresentou ainda os dados da rede particular, onde dos 70 internados, 69 são Capital, referente aos leitos clínicos. Na UTI, de 67 internados, 61 são de Campo Grande.
A Capital é hoje considerada o epicentro da doença. Dos 13 óbitos registrados em apenas 24 horas, cinco são de Campo Grande. Com 8.427 casos confirmados, o município ocupa o primeiro lugar no ranking estadual de casos de covid-19. Resende anunciou que nesta segunda-feira, o Governo do Estado, por intermédio da SES, fará a entrega de leitos de UTI no Hospital Universitário de MS.
Evolução da doença no Estado
Com 499 novos exames positivos em apenas 24 horas, o Estado registra, atualmente, 21.514 casos confirmados de coronavírus, segundo o boletim epidemiológico deste domingo. Deste total, 5.497 estão em isolamento social, 458 pessoas estão internadas, sendo 5 de outros estados. 247 pessoas estão internadas em leitos clínicos e 216 em leitos de UTI. Em Mato Grosso do Sul, 305 óbitos foram registrados por covid-19.
Os dados publicados desde 19 de maio têm como fonte de dados o sistema de informações oficiais Sivep Gripe e E-SUS VE, alimentado pelos municípios. Eles estão sujeitos a alterações.
Os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O laboratório realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24 a 72 horas, após o recebimento das amostras.
A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.
Acompanhe os boletins periódicos no link: http://www.vs.saude.ms.gov.br