(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Pátria livre participa do desfile de sete de setembro em luto pelo país 

Pátria livre participa do desfile de sete de setembro em luto pelo país 

Pátria livre participa do desfile de sete de setembro em luto pelo país 

Pelo menos cem integrantes do Movimento Pátria Livre, pertencente à Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, vão participar do desfile de sete de setembro em Campo Grande com um protesto para demonstrar a indignação com a corrupção do país. O grupo vai levar um caixão em sinal de luto pelo Brasil, nos dois sentidos da palavra. Luto pela morte da ética, moralidade, economia, saúde e emprego; e luto também pela vontade de muitos brasileiros de lutar pelo país.

Além disso, também haverá uma cadeia com rodinhas para percorrer parte do trajeto do desfile e os personagens que retratam o Lula e a presidente Dilma Rousseff. A cela estará posicionada na rua Maracaju esquina com a rua 14 de Julho para prosseguir até o final do percurso. Todos os integrantes da ala do Movimento vão estar vestidos de preto, com faixas e cartazes contra a corrupção. A ala do Movimento Pátria Livre será a última no desfile, depois da ala do Exército Brasileiro.

O Movimento recebeu autorização do Exército Brasileiro para fazer um protesto democrático e organizado dentro do tradicional desfile da cidade. Além de Campo Grande, estão previstas manifestações populares no dia da independência em várias cidades brasileiras. Todos protestando pelo mesmo motivo, representando a luta por um país melhor.

Concentração: 8h30min
É o horário previsto para sair no desfile já que o Movimento estará na última ala.

Reportagem – Claudia Ferreira

Publicada lei que prevê multa a quem constranger aleitamento materno

Publicada lei que prevê multa a quem constranger aleitamento materno

Publicada lei que prevê multa a quem constranger aleitamento materno

Foi publicada hoje (3), no Diário Oficial do Estado, a lei nº 4.714, de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que prevê punição a quem proibir ou constranger mães que estiverem amamentando em estabelecimentos públicos.

É designado como estabelecimento todo local, aberto ou fechado, destinado à atividade comercial, cultural, recreativa ou de prestação de serviço público ou privado.

De acordo com a parlamentar, independente da existência de áreas segregadas para o aleitamento, “a amamentação é ato livre entre mãe e filho e precisa ser respeitado”.

O estabelecimento que descumprir a lei será multado em R$ 500. Em caso de reincidência, a multa terá o valor dobrado.

“A amamentação é a melhor maneira de proporcionar crescimento saudável e perfeito desenvolvimento dos recém-nascidos, além de ser parte integral do processo reprodutivo, com importantes implicações para a saúde materna. Também se configura como vínculo fundamental entre a mãe e o bebê”, destacou a deputada.

A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como diarreia e pneumonia, e ajuda na recuperação de enfermidades.

Fernanda França – Foto: Giuliano Lopes

 

 

 

Artigo: O Dia da Pátria e a Pátria Educadora – Por Ruy Chaves

(*) Ruy Chaves

Celebramos o Dia da Pátria em 7 de setembro, dia em que, em 1822, D. Pedro declarou Independência do Império português. Os símbolos da Pátriasão a Bandeira, o Hino, as Armase o Selo Nacionais. A Bandeira e o Hino são mais próximos dopertencimento e do amor absoluto à Pátria. O peito explode ao fim do Hino:“(…) dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”. Lamentavelmente, o gigante pela própria natureza, belo, forte, impávido colosso parece nunca chegar ao futuro que espelhará a sua grandeza.

A Terra é a grande mãe e nutriz. É a casa do homem, e todosos homens têm a sua terra, a sua pátria, o país em que se nasce, a terra dos pais, a terra natal ou adotiva,o espaço político, ético, cultural. É o espaço de amor e de convivência onde a natureza humana pode se realizar em sua plenitude, a terra que consolida a nação, pessoas com sua língua comum, seus valores e costumes, sensibilidade e formas próximas de pensar e de agir que criam a sua identidade, fortalecem seus laços e consolidam o seu pertencimento.

A Pátria brasileira tem que sermãe e nutriz e seu ventre a obrigação de forjar senhores da vidae da esperança, com responsabilidades absolutas com todos os seus filhos.  Ao se dizer Educadora, a Pátria assumegarantir sólida base ética para uma educação como instrumento do desenvolvimento nacional.

Inadmissível Pátria Educadoraser apenas um discurso circunstancial,utopia sempre jogada para o futuro. Somente será possível a sua construção se a educação for obsessão nacional, das famílias e das políticas públicas ese a sociedade tiver compromissos com a verdade e a ética. Sem trabalho e renda, como famílias educam seus filhos?Professores não suprem carências de educação familiar e a escola não é inclusiva nemeducadora; tranca o século 21 do lado de fora. Salas de aulas não podem ter como limites paredes e tetos; o conhecimento está em toda parte e a inovação acelerando a velocidade das mudanças. Não há pátria educadora semfamílias e escolas que eduquem para o saber de transformação, para a vida em dignidade e para o trabalho qualificado.

A Pátria não é Educadora. Então, segunda próxima, 7 de setembro, oDia da Pátria nosimpõe uma profunda reflexão sobre o Brasil que realmente queremos construir, uma avaliação sobre os erros que temos cometido e que nos trouxeram a tempos de extraordinárias dificuldades. Que o próximo 7 de setembro seja tambémo Dia do Bem, da Verdade, do Amor, da Dignidade Nacional e da Educação como Obsessão, o dia em que passaremos a exigir uma sociedade verdadeiramente humana, com sólida fundamentação ética, em que todos tenham compromissos absolutos com a verdade, com a sabedoria e a justiçapara que os filhos muito amados da Pátria brasileira sejam realmente educados para a cidadania e para o trabalho produtivo, a Pátria verdadeiramente Educadora. Panta rei.

(*) Ruy Chaves é Diretor da Estácio

 

Ministro vai a Campo Grande hoje para discutir conflito em Antônio João

Ministro vai a Campo Grande hoje para discutir conflito em Antônio João

-

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e senador Moka

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará em Campo Grande nesta quarta-feira (2) onde se reunirá com o governador Reinaldo Azambuja para discutir os conflitos por terra em Antônio João. A comitiva do ministro está prevista para chegar por volta das 10 horas, na Base Aérea de Campo Grande.

A informação foi dada há pouco ao senador Waldemir Moka (PMDB) pelo próprio ministro da Justiça. Segundo Moka, Cardozo pretende levar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ou um representante do Ministério Público Federal.

Na capital, Cardozo se reunirá também com representantes dos produtores rurais e dos índios. “O ministro quer conhecer todos os pontos do conflito e encontrar saída rápida que atenda os lados da disputa”, afirmou o senador.

Prefeito e ex-prefeitos condenados a devolver R$ 148 mil a municípios

Prefeito e ex-prefeitos condenados a devolver R$ 148 mil a municípios

Prefeito e ex-prefeitos condenados a devolver R$ 148 mil a municípios

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que os prefeitos de Anastácio, Aquidauana e Miranda (MS) devolvam, com as multas somadas, o montante de R$ 148,6 mil aos cofres públicos.

O prefeito de Anastácio, Douglas Melo Figueiredo deverá devolver valor de R$ 72 mil. Ele foi condenado pela Corte por não apresentar prestação de contas da execução financeira de um contrato.

Já o ex-prefeito de Aquidauana, Fauzi Muhamad Abdul Hamid Suleiman foi multado em R$ 44,9 mil por ausência de comprovação da liquidação de despesa. O atual prefeito do município, José Henrique Gonçalves Trindade também foi multado em R$ 3,2 mil, pela infração relativa ao não atendimento á intimação do Tribunal.

Em Miranda, o ex-prefeitos Neder Afonso Da Costa Vedovato terá que devolver R$ 31,7 mil ao município por irregularidades na prestação de contas.

Correio do estado

Vice-governadora apresenta projeto de rede de assistência social ao presidente da Fiems

Vice-governadora apresenta projeto de rede de assistência social ao presidente da Fiems

Vice-governadora apresenta projeto de rede de assistência social ao presidente da Fiems

Durante reunião nesta terça-feira (01/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a vice-governadora Rose Modesto apresentou ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, o projeto de criação de uma rede de assistência social interinstitucional, envolvendo o poder público, a iniciativa privada, o Sistema S, terceiro setor (ONGs), entidades filantrópicas e voluntários.

Segundo Sérgio Longen, o projeto tem ações voltadas para a assistência e defesa social, como qualificação profissional dos trabalhadores e a prevenção ao uso de drogas. “Somente por meio da transformação social é que a mudança acontece. Temos que criar uma condição de assistir com qualificação para o mercado de trabalho, resgatar a vontade das pessoas de ter uma remuneração que vem do seu esforço, pois somente o trabalho traz dignidade”, declarou, ressaltando que vai avaliar a possibilidade de parceria do Sistema Fiems no projeto.

Já a vice-governadora disse que o Programa Rede Solidária deve ser iniciar em Campo Grande, mais especificamente no Bairro Dom Antônio Barbosa, uma das localidades mais carentes da Capital. “O Rede Solidária vai ajudar e busca parcerias para a realização desse trabalho. A prevenção é mais eficaz e custa menos”, afirmou Rose Modesto, que também acumula a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social.

Reportagem – Daniel Pedra