set 5, 2015 | Campo Grande

Pátria livre participa do desfile de sete de setembro em luto pelo país
Pelo menos cem integrantes do Movimento Pátria Livre, pertencente à Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, vão participar do desfile de sete de setembro em Campo Grande com um protesto para demonstrar a indignação com a corrupção do país. O grupo vai levar um caixão em sinal de luto pelo Brasil, nos dois sentidos da palavra. Luto pela morte da ética, moralidade, economia, saúde e emprego; e luto também pela vontade de muitos brasileiros de lutar pelo país.
Além disso, também haverá uma cadeia com rodinhas para percorrer parte do trajeto do desfile e os personagens que retratam o Lula e a presidente Dilma Rousseff. A cela estará posicionada na rua Maracaju esquina com a rua 14 de Julho para prosseguir até o final do percurso. Todos os integrantes da ala do Movimento vão estar vestidos de preto, com faixas e cartazes contra a corrupção. A ala do Movimento Pátria Livre será a última no desfile, depois da ala do Exército Brasileiro.
O Movimento recebeu autorização do Exército Brasileiro para fazer um protesto democrático e organizado dentro do tradicional desfile da cidade. Além de Campo Grande, estão previstas manifestações populares no dia da independência em várias cidades brasileiras. Todos protestando pelo mesmo motivo, representando a luta por um país melhor.
Concentração: 8h30min
É o horário previsto para sair no desfile já que o Movimento estará na última ala.
Reportagem – Claudia Ferreira
set 4, 2015 | Campo Grande

Publicada lei que prevê multa a quem constranger aleitamento materno
Foi publicada hoje (3), no Diário Oficial do Estado, a lei nº 4.714, de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que prevê punição a quem proibir ou constranger mães que estiverem amamentando em estabelecimentos públicos.
É designado como estabelecimento todo local, aberto ou fechado, destinado à atividade comercial, cultural, recreativa ou de prestação de serviço público ou privado.
De acordo com a parlamentar, independente da existência de áreas segregadas para o aleitamento, “a amamentação é ato livre entre mãe e filho e precisa ser respeitado”.
O estabelecimento que descumprir a lei será multado em R$ 500. Em caso de reincidência, a multa terá o valor dobrado.
“A amamentação é a melhor maneira de proporcionar crescimento saudável e perfeito desenvolvimento dos recém-nascidos, além de ser parte integral do processo reprodutivo, com importantes implicações para a saúde materna. Também se configura como vínculo fundamental entre a mãe e o bebê”, destacou a deputada.
A amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como diarreia e pneumonia, e ajuda na recuperação de enfermidades.
Fernanda França – Foto: Giuliano Lopes
set 3, 2015 | Campo Grande
(*) Ruy Chaves
Celebramos o Dia da Pátria em 7 de setembro, dia em que, em 1822, D. Pedro declarou Independência do Império português. Os símbolos da Pátriasão a Bandeira, o Hino, as Armase o Selo Nacionais. A Bandeira e o Hino são mais próximos dopertencimento e do amor absoluto à Pátria. O peito explode ao fim do Hino:“(…) dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”. Lamentavelmente, o gigante pela própria natureza, belo, forte, impávido colosso parece nunca chegar ao futuro que espelhará a sua grandeza.
A Terra é a grande mãe e nutriz. É a casa do homem, e todosos homens têm a sua terra, a sua pátria, o país em que se nasce, a terra dos pais, a terra natal ou adotiva,o espaço político, ético, cultural. É o espaço de amor e de convivência onde a natureza humana pode se realizar em sua plenitude, a terra que consolida a nação, pessoas com sua língua comum, seus valores e costumes, sensibilidade e formas próximas de pensar e de agir que criam a sua identidade, fortalecem seus laços e consolidam o seu pertencimento.
A Pátria brasileira tem que sermãe e nutriz e seu ventre a obrigação de forjar senhores da vidae da esperança, com responsabilidades absolutas com todos os seus filhos. Ao se dizer Educadora, a Pátria assumegarantir sólida base ética para uma educação como instrumento do desenvolvimento nacional.
Inadmissível Pátria Educadoraser apenas um discurso circunstancial,utopia sempre jogada para o futuro. Somente será possível a sua construção se a educação for obsessão nacional, das famílias e das políticas públicas ese a sociedade tiver compromissos com a verdade e a ética. Sem trabalho e renda, como famílias educam seus filhos?Professores não suprem carências de educação familiar e a escola não é inclusiva nemeducadora; tranca o século 21 do lado de fora. Salas de aulas não podem ter como limites paredes e tetos; o conhecimento está em toda parte e a inovação acelerando a velocidade das mudanças. Não há pátria educadora semfamílias e escolas que eduquem para o saber de transformação, para a vida em dignidade e para o trabalho qualificado.
A Pátria não é Educadora. Então, segunda próxima, 7 de setembro, oDia da Pátria nosimpõe uma profunda reflexão sobre o Brasil que realmente queremos construir, uma avaliação sobre os erros que temos cometido e que nos trouxeram a tempos de extraordinárias dificuldades. Que o próximo 7 de setembro seja tambémo Dia do Bem, da Verdade, do Amor, da Dignidade Nacional e da Educação como Obsessão, o dia em que passaremos a exigir uma sociedade verdadeiramente humana, com sólida fundamentação ética, em que todos tenham compromissos absolutos com a verdade, com a sabedoria e a justiçapara que os filhos muito amados da Pátria brasileira sejam realmente educados para a cidadania e para o trabalho produtivo, a Pátria verdadeiramente Educadora. Panta rei.
(*) Ruy Chaves é Diretor da Estácio
set 2, 2015 | Campo Grande

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e senador Moka
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará em Campo Grande nesta quarta-feira (2) onde se reunirá com o governador Reinaldo Azambuja para discutir os conflitos por terra em Antônio João. A comitiva do ministro está prevista para chegar por volta das 10 horas, na Base Aérea de Campo Grande.
A informação foi dada há pouco ao senador Waldemir Moka (PMDB) pelo próprio ministro da Justiça. Segundo Moka, Cardozo pretende levar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ou um representante do Ministério Público Federal.
Na capital, Cardozo se reunirá também com representantes dos produtores rurais e dos índios. “O ministro quer conhecer todos os pontos do conflito e encontrar saída rápida que atenda os lados da disputa”, afirmou o senador.
set 2, 2015 | Campo Grande

Prefeito e ex-prefeitos condenados a devolver R$ 148 mil a municípios
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que os prefeitos de Anastácio, Aquidauana e Miranda (MS) devolvam, com as multas somadas, o montante de R$ 148,6 mil aos cofres públicos.
O prefeito de Anastácio, Douglas Melo Figueiredo deverá devolver valor de R$ 72 mil. Ele foi condenado pela Corte por não apresentar prestação de contas da execução financeira de um contrato.
Já o ex-prefeito de Aquidauana, Fauzi Muhamad Abdul Hamid Suleiman foi multado em R$ 44,9 mil por ausência de comprovação da liquidação de despesa. O atual prefeito do município, José Henrique Gonçalves Trindade também foi multado em R$ 3,2 mil, pela infração relativa ao não atendimento á intimação do Tribunal.
Em Miranda, o ex-prefeitos Neder Afonso Da Costa Vedovato terá que devolver R$ 31,7 mil ao município por irregularidades na prestação de contas.
Correio do estado
set 1, 2015 | Campo Grande

Vice-governadora apresenta projeto de rede de assistência social ao presidente da Fiems
Durante reunião nesta terça-feira (01/09), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a vice-governadora Rose Modesto apresentou ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, o projeto de criação de uma rede de assistência social interinstitucional, envolvendo o poder público, a iniciativa privada, o Sistema S, terceiro setor (ONGs), entidades filantrópicas e voluntários.
Segundo Sérgio Longen, o projeto tem ações voltadas para a assistência e defesa social, como qualificação profissional dos trabalhadores e a prevenção ao uso de drogas. “Somente por meio da transformação social é que a mudança acontece. Temos que criar uma condição de assistir com qualificação para o mercado de trabalho, resgatar a vontade das pessoas de ter uma remuneração que vem do seu esforço, pois somente o trabalho traz dignidade”, declarou, ressaltando que vai avaliar a possibilidade de parceria do Sistema Fiems no projeto.
Já a vice-governadora disse que o Programa Rede Solidária deve ser iniciar em Campo Grande, mais especificamente no Bairro Dom Antônio Barbosa, uma das localidades mais carentes da Capital. “O Rede Solidária vai ajudar e busca parcerias para a realização desse trabalho. A prevenção é mais eficaz e custa menos”, afirmou Rose Modesto, que também acumula a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social.
Reportagem – Daniel Pedra