abr 14, 2016 | Campo Grande

Deputados querem que buzina a gás seja proibida em MS
Os deputados estaduais Mara Caseiro (PSDB) e Paulo Corrêa (PR) querem proibir a fabricação, distribuição e comercialização da buzina a gás em Mato Grosso do Sul. O artefato matou uma estudante de 18 anos no mês passado em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
Comercializada para momentos de festas, especialmente em formaturas escolares, e aparentemente inofensiva, a buzina de pressão a base de gás propanobutano, envasada em tubo de aerossol, virou moda entre os jovens, e é comercializada livremente em lojas de todo o Estado por menos de R$ 20.
O gás é composto pela mistura dos gases butano (70%) e propano (30%), mesma composição encontrada, em dosagens distintas, em botijões, isqueiros, aparelhos de ar condicionado e geladeiras. O produto está sendo usado, com uma freqüência assustadora, por jovens de todo o Brasil, como alucinógeno.
Quando inalado, ele provoca a isquemia cerebral, ou seja, a diminuição do oxigênio no cérebro, causando alterações no nível de consciência, sonolência e alucinações.
Pode ocorrer confusão no cérebro e tontura, além de estado de euforia. Entretanto, a linha é tênue entre a dose suficiente para causar euforia e a que ocasiona morte.
Conforme a proposta dos dois parlamentares, apresentada na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, quem infringir a lei fica sujeito a várias sanções, entre elas multa de 100 UFERMS, suspensão das atividades do estabelecimento por ate 30 dias, cassação da licença de funcionamento e, em caso de reincidência, multa em dobro.
“Além disso, todos os recipientes encontrados no estabelecimento serão confiscados e inutilizados”, detalhou Mara Caseiro.
Foto e Texto: Fernanda França
abr 14, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – O PSDB de Mato Grosso do Sul e o Instituto Teotônio Vilela realizam nesta quinta-feira (14) a palestra Caminhos para o Centro-Oeste. O objetivo é debater e apresentar propostas para as áreas de assistência social, cidadania, infância e juventude, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, combate à fome, emprego e renda.
Ministram as palestras o engenheiro agrônomo e doutor em Administração, Xico Graziano, o economista, Mansueto Almeida, e o presidente do ITV Nacional, José Aníbal. O evento é um desdobramento do encontro nacional Caminhos para o Brasil – Social.
“Quero deixar claro que esse não é apenas mais um dos inúmeros seminários que PSDB realiza. Esse é o mais emblemático de todos e o início do reencontro do PSDB com a sua própria história. Vamos olhar para trás e andar de cabeça erguida dizendo que foram tomadas no governo do Fernando Henrique as mais importantes medidas de proteção social que esse país já viveu”, declarou o presidente do PSDB Nacional, senador Aécio Neves.
Os interessados podem confirmar a presença pelos telefones (61) 3424-0555 a 0558. O Caminhos para o Centro-Oeste será realizado às 18h30, no Gran Park Hotel, que fica na avenida Afonso Pena, n 5282, Campo Grande MS.
abr 14, 2016 | Campo Grande

Políticas Públicas para Idosos foi discutida em audiência na Assembleia Legislativa
A audiência pública sobre implementação e fortalecimento das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa, reuniu na tarde desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, cerca de 180 idosos de Campo Grande, representantes de secretarias do estado, órgãos e instituições que trabalham com a pessoa idosa e vereadores da capital e do interior. Os apontamentos levantados na audiência darão origem a um documento que será encaminhado ao governo, em nome da Frente Parlamento do Idoso.
A terceira idade representa 11% da população brasileira, isso significa que 21 milhões de pessoas já deveriam estar protegidoa pelas leis e direitos previstos no estatuto do idoso, e nos dispositivos que tratam da terceira idade na constituição federal e nas leis estaduais. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 310 mil cidadãos com 60 anos ou mais, a necessidade do estado oferecer a eles vida com dignidade foi o principal motivador da audiência pública realizada pela Frente Parlamentar do Idoso.
Durante a audiência foi apontada a necessidade da criação de uma sub-secretaria do idoso para que os assuntos pertinentes à terceira idade possam ter mais representatividade. A utilização do espaço do governo na mídia para campanhas de educação e conscientização sobre os direitos dos idosos também foi citada. Ficou acordado que as Frentes Parlamentares do Idoso (estadual e municipais) articulem um requerimento conjunto solicitando a volta dos Jogos da Melhor Idade de âmbito estadual, único campeonato esportivo para os idosos. Foi levantada a necessidade de prever na Lei de Diretrizes Orçamentárias recursos específicos para o desenvolvimento de programas, projetos e serviços para pessoa idosa.
Foram propostos pelos participantes da audiência a criação de unidades do Centro Dia para os idosos; a fiscalização no cumprimento das prioridades nos bancos e o aumento de geriatras na rede pública de saúde. Também foi exposto a necessidade de aumentar o repasse feito pelo governo às instituições de longa permanência, que recebem cerca de 700 reais por idoso, mas os gastos chegam a cinco mil reais dependendo do morador. A criação do Conselho do Idoso nos municípios para assegurar o bem-estar da terceira idade, assim como o Conselhos Tutelares fazem com as crianças e adolescentes também foi questionada, dentre outras sugestões e apontamentos.
Para o senhor Josemiro Fagundes, 84 anos, a inciativa da audiência pública é essencial para a conscientização dos idosos “é ótimo sabermos que tem gente lutando por nós. Espero que eles trabalhem para a divulgação dos nossos direitos e na educação dos jovens que não respeitam a pessoa idosa”. O senhor Altino Lourenço, 70 anos, diz que são nas pequenas coisas que reconhecem o valor que se dá aos idosos, “antes nós ganhávamos do governo verduras e leite toda semana, esse ano só recebemos uma vez. Parece pouco, mas já nos ajuda bastante. Para conseguirmos agendar um exame é uma demora muito grande, precisamos de medicamento a maioria não tem disponível. Parece pouco, mas faz diferença para nós. Estar aqui hoje ajuda as pessoas entenderam o que a gente passa”.
O deputado estadual Renato Câmara, coordenador-presidente da Frente Parlamentar do Idoso, destacou a importância das ações que serão realizadas com os resultados da audiência, “os participantes levantaram questões que são determinantes para fazer com que o estado se torne referência na política do idoso. Percebemos que, com a exceção da assistência social, as demais áreas estão com as políticas voltadas para idoso adormecidas. Tudo o que foi questionado, apontado e percebido vai compor um documento que será encaminhado ao governador e também servirá como norte para as próximas ações da Frente Parlamentar”.
A realização de audiências públicas com o tema “Implementação e fortalecimento das políticas públicas direcionadas à pessoa idosa” é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Direitos da Pessoa Idosa que, além de Campo Grande, já realizou a discussão em Ivinhema e Nova Alvorara. A próxima audiência está agenda para 25 de abril em Glória de Dourados.
Cláudia Camargo
abr 13, 2016 | Campo Grande

Deputado Rinaldo quer aumentar segurança nos bancos de MS
Campo Grande (MS) – O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) conseguiu aprovar em primeira votação projeto de Lei que obriga os estabelecimentos bancários a instalar dispositivos de segurança com inundação fumígena (substância que produz fumaça) nos locais em que se encontram os caixas eletrônicos. O dispositivo de segurança deverá ser ativado em caso de invasão ou violação do sensor de segurança.
Conforme Professor Rinaldo, “hoje em dia, os caixas eletrônicos tornaram-se alvos de constantes ataques por parte de criminosos, na maioria das vezes utilizando-se de explosivos. Esses ataques acabam por expor a integridade física e patrimonial dos cidadãos, assim, o presente projeto tem por finalidade, propiciar maiores meios de segurança para a população, sobretudo para aqueles que se utilizam dos caixas eletrônicos instalados nos bancos”, justifica.
O projeto determina o prazo de 180 dias, contados a partir da publicação da lei, para adaptação por parte dos estabelecimentos bancários. A conseqüência pelo descumprimento da norma implicará em notificações, multas ou até a cassação do alvará de funcionamento da agência bancária.
Antes de seguir para sanção do governador, o Projeto ainda precisa ser aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa.
Foto: Ely Silveira.
abr 13, 2016 | Campo Grande
Campo Grande, 13 de abril de 2016- A BT Call Center, empresa do grupo Oi, está com 30 vagas de Jovem Aprendiz e 200 de Agentes de Atendimento para contratação imediata em Campo Grande (MS). As atribuições incluem o atendimento receptivo, prestação de esclarecimentos e interação remota junto ao cliente da Oi, além de suporte na execução das atividades do setor de atendimento.
Pré-requisitos:
Jovem Aprendiz – ter entre 18 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e disponibilidade para trabalho em período integral. É desejável ter conhecimento básico em informática e não é exigida experiência de trabalho anterior.
Agente de Atendimento: ter 18 anos ou mais, ensino médio completo e disponibilidade para trabalho nos períodos vespertino e noturno. É desejável ter conhecimento básico em informática e não é exigida experiência de trabalho anterior. Necessário apresentar o certificado de reservista (para homens).
Benefícios: A Companhia oferece assistência médica e odontológica, auxílio creche, convênio com farmácia, participação nos lucros, seguro de vida em grupo, seguro saúde, tíquete-alimentação, tíquete-refeição e vale-transporte.
Serviço:
Para se candidatar é necessário acessar o link ‘trabalhe aqui’ e selecionar a vaga “Jovem Aprendiz” ou “Agente de Atendimento” disponíveis no site www.btcallcenter.com.br.
Informações: Tel.(67) 3315-1036 e 3315-1014.
abr 8, 2016 | Campo Grande

A discussão abordou o potencial de utilização de folhas e frutos da planta Sapindus saponariapara o combate ao mosquito. FotoAscomIFMS
Durante esta semana, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa da Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A ação faz parte do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika.
Entre as atividades promovidas nessa quinta-feira, 7, destaque para a palestra ministrada na sede da reitoria, na Capital, pela docente de Química do Campus Campo Grande, Ana Claudia Navarrete Menezes, e o egresso do curso técnico em Informática, André Nunes da Silva, 19. O tema foi o potencial de utilização de folhas e frutos da planta Sapindus saponaria – popularmente conhecida como saboneteira – para o combate ao mosquito.
“A planta é encontrada facilmente em Campo Grande porque a prefeitura a usa para arborização da cidade. Ao triturar as folhas dela e misturar com água, temos um extrato aquoso, que pode ser usado em vasos com água parada, por exemplo, para matar os ovos doAedes”, explicou a professora.
Cerca de 25 servidores assistiram à palestra. Além de aprenderem a produzir o extrato, eles também receberam uma amostra do produto.
Pesquisa – A palestra teve como base o projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Ana Claudia desde 2014.
A pesquisa é premiada internacionalmente, com a primeira colocação na categoria estrangeira na XVI Exporecerca Jove, feira científica promovida na Espanha em março de 2015, que reuniu trabalhos da Europa e da América.
“Estamos estudando agora o tempo de atividade do larvicida, quanto tempo seu efeito dura. A pesquisa também está na fase social, de levar à comunidade como o extrato é feito, para que todos possam usá-lo no combate ao mosquito”, ressaltou a docente.
Atualmente cursando Ciências Biológicas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), André dividiu com os servidores a experiência na iniciação científica e a intenção de atuar como colaborador da pesquisa.
“Participar da iniciação científica no ensino médio me ajudou a conhecer a metodologia e a prática de como é realizar uma pesquisa, então eu entrei na universidade já sabendo disso. A partir de agora, pretendo pesquisar na UFMS os efeitos da planta em micro-organismos como bactérias”, afirmou André.
Campanha – As comunidades acadêmicas dos campi também promoveram atividades durante a Semana de Mobilização.
Em Corumbá, Coxim e Jardim foi realizada panfletagem de material informativo.
O Campus Nova Andradina realizou na terça-feira, 5, oficinas para os estudantes, como a de confecção de armadilha com garrafa pet e de repelente para mosquitos.
Nesta sexta-feira, 8, servidores da reitoria encerram as atividades com a entrega de material informativo no entorno do prédio, localizado no Bairro Santa Fé.
O IFMS já promoveu diversas atividades da campanha, nos dias 29 de janeiro , 19 e 26 de fevereiro, e 4 de março.
Mais informações sobre a mobilização da educação contra o Zika estão disponíveis na página oficial da campanha. O endereço éhttp://zikazero.mec.gov.br/.
Ascom/IFMS